Neste sexta-feira, dia 13/02, o governo da Coréia do Norte divulgou um comunicado um tanto inesperado pela comunidade internacional. Após alguns anos de impasse, principalmente com os Estados Unidos, por causa de seu programa nuclear, o país aceitou suspender suas atividades na área em troca de ajuda econômica. A decisão foi tomada após uma reunião multilateral com a Coréia do Sul, Japão, Rússia e China.
O presidente chinês, Wu Dawei, disse que o acontecimento é um importante passo ao desarmamento nuclear em todo o continente e uma nova porta ao processo de paz e relacionamento entre os países asiáticos. A ajuda econômica liberada até o momento é de U$ 300 milhões. Os líderes envolvidos afirmaram que o processo está apenas começando e que diversas outras medidas ainda serão discutidas.
O prazo acordado para o governo norte-coreano suspender as atividades nucleares em seu principal reator é de 60 dias. Com isso, além da ajuda financeira, o país receberá 50 mil toneladas de combustível. Estão previsto outros 950 mil, caso as solicitações dos novos aliados forem aplicadas. O encontro ocorreu em Pequim, na China.
Fonte: Elnet