A Missão Portas Abertas está celebrando 40 anos de atuação no Brasil e irá realizar um culto de gratidão no próximo dia 05 de maio, sábado, em São Paulo.
A celebração será realizada no templo da Igreja Batista Boas Novas, em Vila Prudente, zona leste de São Paulo (SP). Dentre os convidados estão os cantores Adhemar de Campos e Gerson Borges, e os pastores indianos Samuel e Aaron (nomes alterados por questões de segurança), que sofrem com a perseguição religiosa em sua terra natal.
“A jornada do ministério conhecido como Portas Abertas no Brasil começou em 1970, quando a história de Anne van der Bijl, conhecido como Irmão André, no livro O Contrabandista de Deus fez arder o coração de Elmira Pasquini”, diz um artigo no site da Portas Abertas.
O jovem holandês se dedicava a atravessar fronteiras dos países chamados como Cortina de Ferro, com seu Fusca azul repleto de Bíblias. A irmã Elmira, “ao encontrar-se com o Irmão André em 1972 na Áustria, […] perguntou: ‘Quando o irmão irá para o Brasil?’. Sua resposta imediata foi: ‘Ore’”, relata o artigo.
“Três anos mais tarde, em 1975 no mesmo local, novamente encontrou-se com irmão André e lhe perguntou: ‘O irmão ainda não resolveu quando irá ao Brasil?’ Sua resposta imediata foi: ‘A irmã não orou o suficiente’. Dois anos depois, em 1977, o Irmão André pregava para centenas de pessoas em igrejas brasileiras. Ofertas espontâneas foram levantadas em prol da Igreja Perseguida durante essas visitas. Ao serem entregues ao Irmão André, o fundador da Portas Abertas respondeu que o melhor destino para aquele dinheiro seria começar o escritório da Portas Abertas Internacional no Brasil”, acrescenta o texto, resumindo parte da história da fundação da missão em território brasileiro.
Segundo os relatos da entidade, um ano depois, no dia 1º de maio de 1978, a Portas Abertas no Brasil, afiliada da Open Doors International, era formalizada. “Durante um bom tempo, a organização funcionou na casa da Irmã Elmira. Hoje, com sede em São Paulo, emprega mais de 40 colaboradores, conta com quase 600 voluntários oficiais e mais de 30 mil parceiros”, conclui o artigo.
Em todo o mundo a Missão Portas Abertas se dedica ao suporte de missionários que vão a países onde a mensagem do Evangelho ainda não alcançou um grande número de pessoas, e os ajuda a estabelecer igrejas para que o nome de Jesus seja divulgado.