Sagui de Tufo Preto recebeu uma descarga elétrica |
Um macaco da espécie Sagui de Tufo Preto recebeu uma descarga elétrica na última segunda-feira em um fio de um poste no Centro do Rio e terá que amputar a pata dianteira e a cauda. Segundo o médico veterinário Victor Hugo, da Fundação Rio Zôo, o animal teve as duas partes do corpo necrosadas devido às queimaduras, e corre risco de morte.
“Ele chegou pra gente, tomou soro, antiinflamatório e uma pomada para queimadura. Agora passará por um procedimento cirúrgico. Ele já passou pela fase mais crítica, mas está sob efeito do trauma e o risco de morrer não está descartado”, informou o veterinário, que lembrou que esse tipo de fatalidade é normal na cidade.
“Essa espécie se proliferou no Rio, mas é originário do Cerrado. Aqui ela encontrou nas matas uma condição muito boa de vida. Mas com o desmatamento de florestas nas encostas e a construção de condomínios, favelas, eles foram prejudicados”, lamentou Victor Hugo.
Ao migrarem para o meio urbano, os saguis fazem dos postes da cidade galhos por onde se locomovem, assim como na floresta. E ao se pendurarem de um lado para o outro, o risco de choque é latente, e os feridos chegam regularmente à fundação, como confirmou o veterinário. Victor Hugo informou ainda que o macaquinho machucado não volta mais para seu habitat natural.
“Provavelmente fica no zoológico e não volta mais para vida livre, porque ele fatalmente morreria na disputa pela alimento”.
Fonte: Elnet