Os quatro evangelhos mostram que Jesus recorreu à oração diante da angústia por saber que havia chegado o momento de ser preso e crucificado. Agora, dois mil anos depois, pesquisadores estão comprovando que a oração é uma arma eficaz contra o estresse.
As pesquisas sobre o estresse vêm descobrindo o quanto essa condição de pressão emocional intensa é maléfica à saúde. Diante disso, a busca por alternativas que ajudem a reduzir o impacto causado vem explorando novas possibilidades, e foi aí que os estudiosos descobriram a oração.
“O estresse leva a problemas cardíacos, depressão, ansiedade, dor nas costas, indigestão e outros problemas intestinais, dores de cabeça, problemas de sono e uma série de outras questões”, explica o Dr. Michael Roizen, de acordo com informações da emissora Christian Broadcasting Network (CBN).
Dados de levantamentos realizados junto aos médicos apontam que cerca de 43% dos adultos sofrem com más condições de saúde por causa do estresse, e até 90% das consultas médicas são sobre queixas relacionadas ao estresse.
Santo remédio
Shane Sharp, pesquisador da Universidade de Wisconsin, descreve a oração como uma arma que “ajuda as pessoas a lidarem com suas circunstâncias e emoções”, pois permite que elas expressem seus sentimentos mais profundos sem temor de represálias. “Durante a oração, as pessoas passaram a se ver como elas acreditam que Deus as vê. Como essas percepções eram positivas, isso ajudou a aumentar seus sentidos de autoestima”, explicou Sharp.
Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos pela Associação Americana de Psicologia revelou que 40% das mulheres oram para aliviar o estresse, enquanto esse número chega a 23% dos homens.
O Dr. Harold G. Koenig destacou que outras pesquisas já mostraram que pessoas que têm o hábito de orar e frequentar a igreja em geral possuem uma saúde melhor. “Lidam melhor com o estresse, experimentam maior bem-estar porque têm mais esperança, são mais otimistas, experimentam menos depressão, menos ansiedade e cometem suicídio com menos frequência”, contextualizou.