Apesar de músicas evangélicas serem utilizadas por padres católicos há muitos anos no Brasil, tendo como um dos maiores ícones dessa iniciativa o Padre Marcelo Rossi, outro líder religioso católico viralizou nas redes sociais ao aparecer cantando “Ruja o Leão” durante uma missa.
Padre Julinho, da Arquidiocese do Rio de Janeiro, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima e Santo Antônio de Lisboa, na Taquara, é o que pode ser considerado um líder carismático católico. Isto é, pertencente a um movimento de renovação surgido nos anos 60.
Nas missas conduzidas pelo religioso é possível observar que o uso de canções “fervorosas” do meio evangélico é comum. Em uma das gravações compartilhadas por ele, no Instagram, um coral de crianças canta a música “A Casa é Sua”, do grupo Casa Worship.
Já no vídeo que obteve milhões de visualizações no TikTok, contudo, o Padre Julinho aparece cantando a música “Ruja o Leão”, que já foi interpretada como nomes do mundo gospel como Nívea Soares, Talita Catanzaro e Isaias Saad.
Reações
No vídeo é possível observar o líder católico descontraído, dando orientações aos músicos quanto ao início da música, aos olhos dos fiéis, que reagiram positivamente com aplausos.
Apesar de arrancar muitos elogios, o padre Julinho também recebeu críticas nas redes sociais, com internautas o acusando de violar a liturgia da missa. “Isso fica pra grupo de oração. Missa é missa”, criticou a seguidora de um perfil que compartilhou a gravação e obteve milhares de reações.
“Não é litúrgico toca em Santa Missa. Pode cantar em grupo de oração, outras eventos.
Mas na missa não”, endossou outro internauta. A maioria, contudo, elogiou a maneira do líder católico conduzir as suas cerimoniais da igreja.
“Gente, eu acho q qualquer musica GLORIFICANDO a Cristo é valida, tanto católica quando protestante!”, comentou outra seguidora. Assista a gravação, abaixo:
@ale_de_maria Que ruja o leão #catolico
♬ som original – Alessandro Lustosa