Papa Francisco critica soberba e indiferença dos fiéis católicos: “Se não se consideram pecadores, é melhor não irem à missa”

37

O papa Francisco, em mais um de seus sermões práticos, sugeriu aos fiéis que deixem de ir às missas caso a celebração se torne um hábito social, e disse que a busca pela “misericórdia de Deus” deve ser feita de maneira consciente.

As afirmações foram feitas durante uma audiência na Praça São Pedro na última semana. Francisco ressaltou que o cristão não deve buscar ao Senhor “porque ele se acha ou quer parecer melhor do que os outros, mas porque ele reconhece que precisa ser recebido e revigorado pela misericórdia de Deus”.

Ainda no mesmo contexto, o pontífice católico foi bastante objetivo em sua ilustração que pretendia transmitir a ideia de que o culto à Deus deve ser feito de maneira sincera: “Se um de nós não acha que precisa da misericórdia de Deus, se ele não se considera um pecador, é melhor que ele não vá à missa”, frisou.

O amor ao próximo também foi abordado pelo papa: “Quando eu vou à missa, como eu vivo essa experiência?”, perguntou Francisco, condenando a postura indiferente de muitos cristãos às mazelas sociais. “Talvez eu esteja ocupado demais jogando conversa fora: ‘Viu como ela está vestida?’ ‘Olha como aquele está vestido!’ Às vezes fazemos isso depois da missa, e não devemos”, disparou.


Dilma no Vaticano

A presidente Dilma Rousseff (PT) será recebida pelo papa Francisco na próxima sexta-feira, 21 de fevereiro, na cerimônia de oficialização do arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani Tempesta, como cardeal.

“Eu vou prestigiar o nosso cardeal, dom Orani Tempesta. Vou prestigiá-lo. Acho importante o governo brasileiro se fazer presente em um momento desse”, afirmou Dilma numa coletiva a rádios do Piauí na última terça-feira, 18 de fevereiro.

A presidente também elogiou a postura de Francisco, que segundo ela, “olha para as pessoas” com uma visão mais próxima da realidade: “Ele é um papa argentino e ele tem uma visão dos problemas dos nossos países”, acrescentou.

Por Tiago Chagas, para o Gospel+


37 COMENTÁRIOS

  1. Na verdade este mal qye o papa pregou esta em todas as igrejas, catolicas e protestantes.são chamadas das obras da carne, devemos lutar contra a carne enquanto vivermos. Ta em galatas capítulo 5.19 A 21.se vivermos em orações estes males não vai nos afligir.

    • Tou, já foi a uma missa?

      que feio Tour… criticar algo que vc não conhece amigo…

      vá a uma missa e assista-a completa um dia desses Tour…

      Tour.,.. esse seu preconceito contra a Igreja católica (e qualquer outra que não seja a sua como tenho visto) está sujando o seu coração amigo.

      cuidado.

        • cuidado garoto.. talvez vc não viu a palavra de Deus na missa por não ser o que vc foi buscar lá…

          cuidado amigo.. mentir é coisa do demonio…

          descreve o que é a missa…mas cuidado que tem bastante gente lendo e até mesmo os “crentes” vão detectar uma mentira sua.

      • talves vc esteja acostumado a ver pessoas gritando e berrando implorando a Deus bens materiais…

        talvez vc esteja acostumado a ver pessoas possuidas pelo diabo no pulpito dando entrevista para o pa$tor…

        claro que na Igreja Católica vc não vai ver isso.. lá o diabo passa longe, afinal, como o diabo vai conseguir entrar num local sagrado e possuir um filho de Deus que está buscando a palavra?

        se foi isso que vc procurou na missa.. não vai encontrar mesmo…

        lá vc vai encontrar um ato solene com que os católicos celebram o sacrifício de Jesus Cristo na cruz, recordando a Última Ceia.

        vai ouvir a leitura dos evangelhos e comungar junto com os irmãos em Cristo.

        vai ver o povo de Deus louvando ao Senhor e honrando os santos que são obras dele.

        MAS ENCONTRAR O DIABO POSSUINDO PESSOAS E DANDO ENTREVISTAS NO PULPITO, ou ver o padre falando mal de outras religiões ao invés de pregar o evangelho, não vai encontrar lá… isso vc sabe bem onde encontra.

        • É O DIABO NÃO VAI ONDE ELE JÁ É O DONO ELE QUER É COMPRAR MAIS UMAS E ATÉ CONSEGUE, MAS NÃO TODAS COMO DISSE O SENHOR PARA O PRFETA SEPAREI MAIS ALGUNS MIL QUE NÃO DOBRARAM SEUS JOELHOS AO DIABO. AQSSIM COMO FIZERAM OS CATÓLICOS

          • kkkkkkkkkk

            é clamando

            o dono não vai no que é dele

            talvez vc não visite e suas propriedades

            kkkkkk

            sei lá.. talvez nem tenha kkkkkkkkkkkkkkkk

            mas é o que eu disse e não adiante vc sapatear garoto

            não vai encontrar o diabo dando entrevista no altar da Igreja Ctólica…

            o diabo já tem contrato firmado com o protestantismo e bate cartão TODOS OS DIAS em vários horários NAS IGREJAS PROTESTANTES…

            é lá que ele é o maior ator de todos, DOMINA os fiéis, passeia livremente dentro da Igreja E AINDA DÁ ENTREVISTA E FAZ REVELAÇÕES PARA OS PA$$$$$$TORES.

            fica triste não Clamando.

            a verdade tem que ser dita.

            NA IGREJA DE CRISTO… O DIABO PASSA LONGE.

      • MAS FOI POR NOSW CANSARMOS DE SERMOS ROUBADOS É QUE SAQIMOS DESTA SEITA, QUANTAS INDULGEMNCIAS COMPRAMOS COM DINHEIRO QUANTOS TERRENOS NO CÉU COMPRAMOS QUANTAS CADEIRAS E TRONOS NIOS CÉUS COMPRAMOS É SEITA DESGRAÇADA SABE ROUBAR MESMO FOI9 POR ISTO QUE SAIMOS DE LA

  2. ” As misericórdias de DEUS, são a causa de que não sejamos consumidos…lamentac. Jeremias 3.22, pois, DEUS se ira todos os dias, Salmo 7.11, por isso damos Graças, porque a sua ira dura só um momento, Salmo 30.5 Eis a questão.!

      • Pitágoras,

        Ao continuar deste jeito, não vai ter igreja alguma do ramo ateu que o aceite. Vai ser expulso antes de chegar, pois fica dizendo que não vai a culto. Quer dizer que os seus irmãos de fé estão errado em ir ao culto? De ajudar na manutenção da igreja? De se arrependerem quando se aperceberem que Deus existe? De aceitar o fato de Deus não falar com todo mundo?

        É bom que se juntem e estudem, depois digam quem foi o humano terrestre que criou as estrelas distantes milhões de anos-luz, afinal a ciência, que você idolatra, diz que há bilhões de estrelas e distantes a ponto de menino besta nunca conseguir contar as distâncias com os dedos.

        Estudem as profecias de Nostradamus já confirmadas, da bíblia… e diga que foi que deu o poder de prevê o futuro.

        Se você e seus irmãos ateus possuem esse poder de premonição, porque eu não tenho? E o que explica uns possuírem e outros não?

        É muita coisa para ser explicada, aí vocês vão ter que se juntar todos os dias para estudar, pois não basta dizer que não acredita, a obrigação dos ateus é transformar em ciência suas descrenças, daí eu passar a acreditar na descrença de vocês,

      • Você respondeu o que eu perguntei ” Não preciso ir a missas ou cultos nem pagar dízimos para consertar meus erros”, então você reconhece que tem ” comete erros e “faltas” como bem escreveu, então você é um pecador sim!
        O que configura que isso tudo não é uma ” velha ladainha” como você colocou!
        É muito digno de sua parte assumir suas próprias falhas, mas isto não te torna uma pessoa melhor, muito pelo contrario, te torna sujo como toda a humanidade!

    • PORQUE TE PROCUPAS SE NÃO VAI A IGREJA SE O DINHEIRO DADO LA NÃO É TEU, NÃO SERIA MELHOR TE PREOCUPAr com o dinheiro que o governo da para as ongs ateias e seus dirigentes ficam ricos sem repartir nada, ou ainda mais as ongs gays onde seus dirigentes ficam ricos e não dão nada para ninguém a não ser a saida do esgoto..é paulo sempre fora da casinha, atire pedra nos teus depois de cansar se sobrar atire aqui onde não da um centavo nem participas de nada

  3. É logico que todo mundo é pecador seu bocó, e você o maior deles, alias sua língua de cobra já te jogou la nos quintos dos infernos faz tempo, isso é questão de tempo.

  4. e a questão não é ir na igreja não imbecil, Deus sonda o coração da pessoa e sabe as intenções dela, dizimo dá quem quer, só é bobo quem quer. se a pessoa ir na igreja não pra adorar a Deus não adianta nada, vai ir e voltar vazia do mesmo jeito, sua anta .

  5. Leandro,

    Tá vendo, bem que eu dizia da soberba dos católicos, mas vc dizia que não.

    Se vc não se ajeitar, vai ser excatólico, tendo que procurar uma evangélica, uma de Lutero, uma de Cristo, é bom que deixa a de Pedro, do papa e de Maria.

    • Existe mais de um bilhão de catolicos Varela e seria demais esperar que todos fossem bons servos de Cristo. Pelo menos não vi nenhum catolico chamando Cristo de pecador e dono de familia secreta. Ou, a exemplo de lutero, falar que Cristo fornicou com a samaritana do poço.
      Ou alegar algum catolico que Paulo proibiu as mulheres de serem presbiteras por puro machismo. No dia em que eu vir catolicos assim ai vou mesmo ter que me preocupar com soberba na iCAR.

DEIXE UMA RESPOSTA