Em encontro com líderes evangélicos, papa Francisco protagoniza primeiro “‘high five’ papal” da história

57

O papa Francisco se encontrou com líderes evangélicos norte-americanos adeptos da teologia da prosperidade, e no meio da reunião, protagonizou o primeiro “high five” papal da história.

O cumprimento, que consiste em bater a mão espalmada no alto, representa uma espécie de comemoração por algo bem sucedido, e é muito comum nos Estados Unidos.

Na reunião, o papa Francisco encontrou-se com os televangelistas Kenneth Copeland e James Robison, do estado do Texas. O pastor Copeland está entre os mais ricos pregadores da teologia da prosperidade no país, enquanto Robison, apesar de também manter um programa de TV, não é adepto da pregação que ensina a fé como meio de enriquecimento.

Curiosamente, o papa Francisco tem adotado um discurso de atenção aos pobres, e estimulando a divulgação do Evangelho como oportunidade de dar dignidade às pessoas que vivem na miséria, uma linha de pensamento totalmente contrária à da teologia da prosperidade.


No encontro, o pastor Robison ficou tão entusiasmado com a definição do Evangelho feita pelo papa Francisco que pediu ao tradutor que explicasse ao pontífice o que era um “high five” e pedisse que ele fizesse o cumprimento. De acordo com informações do RNS, o líder católico não teve escolhas a não ser atender o pedido do evangélico.

Dias antes do encontro, Francisco havia se reunido com o pastor Joel Osteen, outro que é notório divulgador da visão de que o Evangelho é uma forma de aumentar a riqueza material. A imprensa norte-americana não ignorou o contraste das abordagens teológicas e destacou as críticas feitas aos televangelistas.

“O evangelho da prosperidade parece ser fundamentalmente contra a mensagem que Francisco tem espalhado. Mas ele mostrou que ele está disposto a encontrar-se com qualquer um”, disse Michael Peppard, professor de teologia na Universidade de Fordham, sobre a determinação do papa em divulgar a iniciativa de cuidar dos pobres. “Joel Osteen parece ter uma autoridade carismática sobre uma grande quantidade de pessoas. Talvez Francisco esteja repetindo [os gestos de] Jesus: Se você não concordar com alguém, encontre-se com este alguém”, acrescentou Peppard.

Pastor Kenneth Copeland ora pelo líder católico
Pastor Kenneth Copeland ora pelo líder católico

Ao final do encontro, Francisco recebeu uma oração do pastor Copeland, e repetiu algo que era muito comum em Buenos Aires, quando atuava como cardeal e arcebispo da capital argentina e frequentemente se encontrava com líderes evangélicos a fim de desenvolver uma maior proximidade entre as duas linhas de pensamento.

57 COMENTÁRIOS

    • Stardust,

      É que o papa vai começar a mudar o discurso na igreja católica de que a santidade está na pobreza.

      Outra coisa, e não pode permanecer com essa concepção, haja vista a ICAR ser rica, muito rica, riquíssima, mas prega a salvação como meio, esquecendo que ela, católica, possui muitos adeptos ricos, muitos ricos, riquíssimos mesmo, seja aqui, na América Latina, na Itália, nos EUA, e nos demais países, ou povo rico, muito rico, riquíssimo!!!!!!!

      Tiver em dúvidas faça pesquisa, verá que 99,99 dos ricos do Brasil são católicos.

      Estou errado? Então argumente contrariamente. Ora, meu caro, o mundo está cheio de tanta hipocrisia, diferente desse papa que é correto, que não esconde que seus padres andam de carro de última geração, novos, todavia vivem encastelados sem levar o evangelho.

      • Levi,a igreja católica é um grande País riquíssimo a serviço da humanidade.Ver o
        Papa Francisco,tão grande como homem na terra de mais simples do que você e muitos falsos crentes deste site mesmo.nòs não somos nada,somo apenas uma velaacesa no meio do vento.O Papa é um verdadeiro homem de DEUS,que tem fé
        e amor ao próximo.Sem isso a B[iblia não tem nenhum valor.DEUS deixou a católica
        não foi para pregar o evangelho,a missa já é suficiente.Prefiro a intercessão de
        Nosdsa senhora aparecida até JESUS do que seus falsos pastores que você tanto
        admira e ainda dar a cabeça para ele interceder por você.A minha eu também dou,mas se eu perceber que é um pastor de DEUS,assim comoPaulo de Tarso,e existe, é raro,mas existe, e eu conheço.Ptrega o evangelho por amor e renúncia ao mundo, e não é lougulhoso espiritualmente.No mundo tem de tudo.Sincerosd e falsos,mais falsos.

        • Janio,

          Concordo que o papa é um homem de Deus, fato que não se repete com a cúpula católica, afundada em acusações, ficando eu com pena dele, de sozinho ter que efetuar correção de meio mundo e de mais meio mundo católico. Você concorda comigo que o Vaticano e a tua igreja possuem riquezas indiscutíveis, portanto feio estar cantando miséria, pois de riqueza explícita, embora pregue a pobreza como virtude, como meio de salvação.

          • LEVI, o que o `Papa está se referindo ao amor ao próximo, praticar
            o bom samaritano.Não tem nada de errado nisso.Quanto aos demônios infiltrado na cúpula da igreja católica isso não é boato, é
            fato.Mas esses demônios serão entregues a satanás logo em breve,não tenha dúvida.Inferno para estas víboras é pouco.

          • Jânio,

            Concordo, daí que a tua igreja se limpe, e juntos façamos o que nos foi mandado, que não outra coisa é: anunciar o perdoador, o incluidor, o não radical, o contemplativo, o meigo, o justo, o Deus de Israel.

    • Stardust,

      É que o papa vai começar a mudar o discurso na igreja católica de que a santidade está na pobreza.

      Outra coisa, e não pode permanecer com essa concepção, haja vista a ICAR ser rica, muito rica, riquíssima, mas prega a pobreza como meio de salvação, esquecendo que ela, católica, possuir muitos adeptos ricos, muitos ricos, riquíssimos mesmo, seja aqui, na América Latina, na Itália, nos EUA, e nos demais países. Eta povo rico, muito rico, riquíssimo!!!!!!!

      Tiver em dúvidas faça pesquisa, verá que 99,99 dos ricos do Brasil são católicos.

      Estou errado? Então argumente contrariamente. Ora, meu caro, o mundo está cheio de tanta hipocrisia, diferente desse papa que é correto, que não esconde que seus padres andam de carro de última geração, novos, todavia vivem encastelados sem levar o evangelho.

  1. União das igrejas, isso os adventistas do 7 dia já sabiam a muitos anos atrás pelos escritos de Escritos Ellen G. White, pesquise no google e encontrará excesso desse tema escrito por ela na época de 1844, quando os Estados Unidos não tinha nenhuma chance de ser uma potência mundial. Dizer isso naquela época era pedir para ser ridicularizado, mas Deus mandou dizer e ela não só disse como deixou escrito.
    A igreja católica e os protestantes adotarão o domingo como dia de descanso no lugar do sábado, Êxodo 20,4 que é o dia que Deus escolheu como seu.
    A igreja católica mudou no catecismo e colocou o domingo no lugar que Deus escolheu como sábado, isso é o 4 mandamento. Tiago 2, 10 e Mateus 5 16 e 17 nos lembra que os mandamentos não foi retirado nem se quer um til e continuará sendo características do povo de Deus nos últimos dias, apocalipse 12: 17, e cap 14:12

  2. fico feliz nao por esse acordo mas porque O MEU SENHOR JESUS ESTA VOLTANDO.tudo esta si cumprindo e aqueles que nao ensinar a verdade vai ter que da conta de tudo.

  3. Paulo Henrique, Ellen White nunca marcou data para a volta de Cristo. Quem o fez foi o pastor batista Guilherme Miller. Estude melhor o tema e não faça comentários improcedentes.

  4. Everson Matos, sua afirmação é totalmente improcedente. Se não concorda com o que estou dizendo, eu o desafio a citar a fonte que comprova sua afirmação.

    • Everson, você não fez uma pergunta, você fez uma AFIRMAÇÃO, ainda que disfarçada de pergunta, seja sincero e admita. Além disso, sua afirmação de que a doutrina do Santuário Celestial se trata de “heresia medonha”, só faz por revelar que você não entende o tema e, mesmo assim, faz análises apressadas e injustas. Aconselho-o a estudar melhor o assunto.

  5. PAULO HENRIQUE, você não fez uma pergunta, você fez uma AFIRMAÇÃO, ainda que disfarçada de pergunta, seja sincero e admita. Além disso, sua afirmação de que a doutrina do Santuário Celestial se trata de “heresia medonha”, só faz por revelar que você não entende o tema e, mesmo assim, faz análises apressadas e injustas. Aconselho-o a estudar melhor o assunto.

  6. Paulo Henrique
    Irmãos Paulo Henrique e Everson Matos, parabéns pelo que vocês já estudaram sobre os acontecimentos de 1844, mais para o conhecimento completo do que aconteceu, será preciso aprofundar na veracidade dos fatos e alguns deles é que:
    1º Ellen White tinha apenas 16 anos no acontecimento – 26/11/1927
    2º O início da interpretação de Daniel 8 14 iniciou com Guilherme Miller da igreja Batista, e vemos clareza na interpretação propagada.
    3º A igreja Adventista nasceu só em 1963, então é impossível ela ter marcado essa data profética.
    4º Estudando a profecia das 2.300 tardes e manhãs, todo os acontecimentos estarão nítidos e verá que as profecias se cumprem no momento e na data certa.

    O assunto a seguir foi retirado no site:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_Adventista_do_S%C3%A9timo_Dia

    A Igreja Adventista do Sétimo Dia é a maior dos vários grupos Adventistas que surgiram a partir do Movimento Millerita, no Segundo Grande Despertamento dos anos 1840 . Nessa ocasião, muitos americanos saíram do deísmo secular para o Cristianismo , inclusive o fundador do movimento: Guilherme Miller. Membro da Igreja Batista25 , Miller concluiu que Jesus Cristo retornaria à Terra em 22 de outubro de 1844, baseado em Daniel 8:14-16 e no princípio dia-ano27 , conforme observado em Levítico 25:8; Números 14:34; Ezequiel 4:4-6. Como a interpretação relativa à vinda de Cristo não aconteceu na data prevista, houve o chamado Grande Desapontamento e a maioria de seus seguidores acabou desistindo da fé ou voltando às suas igrejas de origem .

    Alguns Milleritas chegaram a acreditar que os cálculos de Miller foram corretos, mas que a sua interpretação de Daniel 8:14-16 tinha sido equivocada29 . Estas pessoas chegaram à conclusão de que Daniel 8:14-16 predizia o início da obra de Cristo no Lugar Santíssimo do Santuário Celestial ( Hebreus 8:1-7 ) – onde Cristo já intercedia como advogado da humanidade junto ao Pai – e não a Sua segunda vinda ( Hebreus 9:23-24 ). Ao longo da década seguinte, esse entendimento evoluiu para a doutrina do juízo investigativo: um processo escatológico que teve início em 1844 onde os cristãos estão sendo julgados a fim de fazer uma obra de purificação no Santuário, como acontecia no antigo santuário hebraico, no Dia da Expiação. Este julgamento vindica a justiça de Deus em salvar os que crêem em Jesus Cristo como seu Salvador pessoal. Os adventistas do sétimo dia pregam que a segunda vinda de Cristo é iminente e real, contudo, desaprovam que se marquem datas para o regresso do Senhor conforme Mateus 24:36.

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_Adventista_do_S%C3%A9timo_Dia

  7. Os países mais ricos do planeta são de maioria protestantes: Alemanha, EUA, Inglaterra e Suíça. O Papa simplesmente está levando aos pastores ricos e milionários a mensagem do Evangelho que prega a PARTILHA.

  8. O Papa se encontra com esses milionários do “Mundo Pentecostal”, para ensinar que não basta somente a Fé, é necessário a Caridade como via de Salvação.

  9. LEVI,pode tomar seu gardenal e usar seus colpirios alucinógenos,pois o Papa,que você tanto odeia é amado por crstãos católicos e evangélicos e por todas as pessoas.Ele só planta paz e amor e é isso que ele colherá.E seus ídolos só plantam ódios e preconceitos.Colherão venenos
    espirituais e destruições.

  10. Vcs deveriam parar de ver livros referente a autores e ler mais a bíblia
    E procurar sabiamente saber discernir pedir para Deus entendimento da palavra do que tentar ficar prevendo o futuro
    Jesus deixou bem claro que o filho do homem retornara enquanto vcs menos tiverem esperando

  11. “a igreja católica é um grande País riquíssimo a serviço da humanidade”?????
    Amigo, você precisar estudar mais sobre a história. O Vaticano foi construída sobre muito sangue, corrupções, prostituição…!!!!!
    Vou dar-lhe algumas palavras chaves, ok? Cruzadas, Inquisição, indulgências, relíquias…?

    • mesmo contra seus desejos amigo… a Igreja Católica é a maior instituição de Caridade do mundo…

      O Vaticano foi de fato construido a custa de muito sangue.. sangue dos Heróis da fé que lutaram para que ela conseguisse trazer o evangelho até os dias de hj…

      a corrupção e prostituição pode ficar por sua conta…

      palavras chaves: Cruzadas (estude história pelo amor de Deus, aprenda nos livros quem promoveu as Cruzadas)

      Inquisição..: Qual delas??? a Católica que tinha um tribunal e acabou por salvar vidas (só estudar amigo) ou a INQUISIÇÃO PROTESTANTE que matou centenas de pessoas diretamente sem julgamento algum e milhares de pessoas indiretamente ao apoiar o Arianismo e o Antissemitismo???

      Indulgencias: fato biblico.(basta saber compreender as escrituras)

      relíquias: a Igreja possui muitas… mas são patrimonio da humanidade, bens inalienáveis. (estude história.. veja sobre o tratado de Latrão)

      • Inalienáveis pra fugir do aspecto moral de doar. Mas nada impede de doar, consulte o povo católico, pois se depender do papa, já está doado, tanto que ele vem falando da fausta riqueza no seio católico. Outra coisa, são muitas instituições de ensino que podem muito bem ser convertidos os seus recursos para os pobres, a não ser que você venha com história de que as rendas também é patrimônio inalienável. Sim, ia esquecendo, as cotas sociais da FIAT e de outras empresas também podem ser doadas. Sim, as casas também podem. Sim, os apartamentos de luxo em Paris e em Roma também. Sim os prédios onde funcionam os hospitais, pois aqui venderam para pagar as despesas do papa, mas também não esqueçamos dos cemitérios, onde um deles teve o mesmo fim dos prédios hospitalares, ou seja, para pagar os gastos que iam ser pagos pelo dinheiro público, aí pode, mas quando é para doar, não pode?

        • ora Levi.. de onde tirou essa informações meu amigo…

          leia o tratado Levi.. é patrimonio histórico da humanidade… na verdade meu amigo Levi se fosse doar este patrimonio, ele não poderia ser vendido depois para se converter em dinheiro… é patrimonio histórico Levi.. serve para contar a história e a cultura de toda humanidade meu querido…

          Agora vejo vc dizendo em vender hospitais.. prédio onde muitos deles funciona orfanatos ou casas de apoio kkkk

          Levi, já estão servindo a bons propositos meu querido…

          mas na mente de vcs, tudo parasse ser “dinheiro”…

          Levi, o dinheiro acaba meu amigo…

          a herença cultural.. a herança de benefícios persevera…

          Levi.. de fatos muitos imóveis e alguns bens podem ser sim vendidos pois não estão relacionados no tratado..

          mas diz ai Levi.. quantos bilhões seriam necessários para comprar comida para todos que tem fome???

          mesmo se desse.. resolveria o problema por uma semana.. e depois Levi??

          isso é hipocrisia Levi…

          Levi.. se fosse vendido todo o patrimonio da Igreja Católica.. da IURDI.. da Mundial.. das Assembléias.. etc.etc. etc.. nem assim resolveria o problema da fome no mundo amigo…

          o problema da fome envolve POLÍTICA.. PODER E RELIGIÃO… são esses os motivos das guerras mundo afora meu querido…

          • Reinaldo,

            Eu não defendo tese alguma nesse sentido, apenas refutei essa sua estratégia de defesa ao afirmar toda hora que os bens católicos fazem parte de um estrutura imexível, e aí eu citei exemplos em que já ocorreram, aliás, a bem da verdade, esqueci de mencionar uma igreja católica vendida à igreja universal, nos EUA, em data recente.

            Em síntese, deixo bem claro da possibilidade de se reverter tudo na vida, desde que haja acordo, desde que fique explícito a prioridade para onde se quer ir, mas vejo que você já fechou questão, qual seja, não se vende e não se doa em face de que não muda a questão social como um todo.

            Não vou entrar e nunca entrei nessa discussão acima, mas não se deve admitir é que se fale que pro céu somente vai pobre, e que pobreza é sinônimo de acesso ao céu, muito menos ficar afirmando que uma igreja banca a tese da prosperidade apenas para benefício próprio dos seus líderes, em especial se os recursos que são dados às igrejas se materializam em estruturas prediais como: igrejas, casas pastorais, manutenção dos missionários, despesas de manutenção, evangelização…

          • Levi, sinceramente não sei se vc é inocente assim mesmo ou se é desonesto…

            o Tratado de latrão não é “tese” Levi.. é um documento de conhecimento publico internacional… vc pode ter acesso a ele facilmente e estudá-lo…

            mas os bens ali relacionados Levi, são os que segundo vcs seriam os mais valiosos, os bens históricos Levi..

            imóveis em um pais ou outro amigo.. a Igreja tem muuitos e muitos estão sendo usados para beneficio da população..

            os que não estão, estão se valorizando e quando necessário, são vendidos para pagar as dividas da Igreja uai.. melhor que ficar igual esses mega pa$$tores.. devendo para Deus e o mundo e mantendo fazendas com milhares de cabeça de gado…

            Não sou eu que fechou tudo como vc disse Levi.. simplesmente essa não é a saida para o problema da fome no mundo e vc sabe bem disso…

            espero que seja somente inocencia Levi… sinceramente eu espero isso.

          • Reinaldo,

            É vai se encher de catedrais fantásticas, aí se vê envolta nesses laços que mais jogam para inglês vê, que qualquer outra coisa.

            mas os bens ali relacionados Levi, são os que segundo vcs seriam os mais valiosos, os bens históricos Levi..

            Além de valores estupendos, compute-se a essa valoração uma outra, qual seja, imóveis localizados nos lugares mais bem localizados das cidades, em que se derrubados fossem os imóveis, os terrenos seriam trilhões, isso sim que é igreja rica, por isso a turma esperta do vaticano vai buscar dinheiro de avião na suíça, quarenta milhões de dólares, é muito dinheiro, fazendo o coitado do papa ficar tão angustiado, é doloroso que seguidores de Cristo a$$im se portem, construíndo uma casinha paroquial de 90 milhões de euros, brincadeira, né? Ajude seu papa, a não ser que você seja inocente de achar que não precisa. Sinceramente, eu espero que você ajude o coitado mesmo.

          • Levi.. vc é hilário meu treslocado amigo…

            mas vamos aos pontos…

            não precisamos “nos encher” de catedrais Levi.. essas já existem.. muitas construidas por Reis e doadas para o reino de Cristo…

            muitas hj TOMBADAS como patrimonio histórico em vários paises, inclusive no Brasil…

            mas de boa Levi.. igrejas a maioria das religiões tem.. inclusive a protestante. porém, na protestante alguns pa$$tores preferem comprar fazendas com gado, carrões.. viajar bastante para o exxterior.. etc.. do que construirem templos para receber fiéi$$..

            agora me surpreendeu vc falar sobre a localização dos templos da Igreja Católica e seus imóveis…

            putz Levi, até hj, sempre acheio vc meio pancada.. mas nunca te achei burrinho…

            Levi meu amigo…

            a excelente localização dos imóveis se dá por conta da antiguidade da Igreja ora bolas…

            é a Igreja mais antiga, logo, acompanhou o crescimento de todas as cidades…

            quando essas nasceram, quando nenhuma seita protestante tinha interesse em pregar a palavra junto a poucos colonos, lá estava a Igreja Católica, construindo igrejas em locais ermos… e que hj, se transformaram NA MELHOR LOCALIZAÇÃO DA CIDADE ora bolas…

            poxa Levi.. ao menos eu devo reconhecer que vc é bom na manipulação das coisas…

            depois de tantos anos evangelizando.. ajudando as cidades a crescer com fé em Cristo, vcs vem dizer que a Igreja possui imóveis nas melhores localizações kkkkkk

            mas quando as cidades eram apenas povoado, ou as seitas ainda nem existiam, ou não tinham interesse nas cidade kkkk

            Sinceramente…

            vindo de vc isso não é novidade alguma…

          • Outra coisa que esqueci de dizer Levi..

            eu não acreditava que vc era tão inocente ao ponto de achar que a venda de imóveis e as “riquezas do vaticano” resolveriam os problemas da fome no mundo…

            como eu disse.. talvez resolvesse de alguns lugares por pouco tempo..

            depois teriamos mais dois problemas.. a fome voltaria… e agora sem um patrimonio histórico e cultural para ajudar na educação do povo…

            acredito que vc saiba que vendendo tudo, quem compra pode cobrar pela exploração de tal patrimonio..

            acredito também que vc saiba que para se ter um bom futuro é necessário que se conheça bem o passado….

            abçs. Levi.

          • Reinaldo,

            O vaticano não foi construído por reis, aí vocês se encheram de dinheiro igual aos pastores de hoje? Inclusive foi essa roubalheira para o vaticano que levou um padrezinho de vocês se revoltar, os livros de história estão errados?

            Livros de histórias estão errados que os bispos concorriam um com o outro na construção de mais belos templos, para servir de atrativo e depois de chamariz financeiro? Ora, onde estão os reis aí?

            Tombadas de tanta qualidade e perfecionismo na construção, pois isso servia de isca dos católicos da região onde essas “histórias arqutetônicas” fossem construídas. Leia a história, meu caro, só escuta o que se padre fala.

            A acusação recai contra Valdomiro, mas este já devolveu, outrossim, diferente da igreja protestante, a católica determina que os bens fruto da fé, façam parte da igreja, ficando em tese os padres agregados ao voto de pobreza, diferente da igreja protestante que não exige esse voto, podendo o pastor, desde que licitamente, possuir patrimônio.

            Eu não estou falando do local, sim dos imóveis católicos hoje valorizados em face desse fenômeno que você citou, pois construiam as igrejas e em torno delas, a comunidade se desenvolvia, disse apenas que eram valorizados os terrenos em face do local, mas não esqueça você que todos foram doados pelo estado, aliás, onde resido, duas igrejas construídas nesses dez últimos anos em bairros de classe média alta, objeto de doação, sendo uma numa praça publica, veja bem, praça pública, que é diferente de um terreno destinado à praça, pois esta já existia e a católica lá inseriu seu templo.

            Quanto a ausência de interesse das outras seitas, mas como? Se a seita romana, de conluio com o estado, impedia que as outras construíssem templos? Fato somente alterado em 1889 com a constituição republicana, isso você não diz que ficaram perseguindo anos afora os outros, a ponto de qualquer doação que não a tua seita, vocês ficarem discutindo, e findando em pedacinhos de chão onde o vento faz a curva?

            Os EUA cresceram sem vocês, outros países também, cuidado meu caro, com essa soberba besta, de se achar, afinal a américa latina tornou-se um latifúndio católico em face dos reis católicos da espanha e portugal e a mediação católica divididindo o mundo em portugues e espanhol. Explique direito as coisas, meu caro;

            Nunca disse que patrimônio vendido fosse resolver a fome do mundo, isso foi um internauta que disse, apenas refutei a tese sua de penhorabilidade dos bens católicos em vista de uma tese, a qual você diz que não, mas é sim, tanto é que venderam nos EUA uma igreja à universal de Edir(disse assim para não confundir com a universal do papa)

          • Levi.. vamos fazer o seguinte..

            vc fala muito mas nunca prova nada…

            se vai fazer acusações ou alguma defesa, use fontes…

            sobre o Vaticano, eu te dei a fonte..

            o Vaticano faz parte do tratado de Latrão.. e vc deve saber disso.. ou será que está ai papagaiando sem nem ter lido o documento???

            sobre suas ditas “será que os livros de história estão errados”, peço que vc cite o livro que te apoia e o texto dele.. afinal..

            qualquer informação que eu postar que seja referente a história eu faço o mesmo.. posto a fonte…

            vc papagaia demais Levi.. ouve abobrinhas e já acha que são verdades absolutas sem nem comprovar…

            suas seitas protestantes sequer existiam no Brasil quando as Igreja Católicas já evangelizavam…

            quando começaram a aparecer, simplesmente se preocuparam mais em juntar dinheiro para os pa$$tores do que para com os fiéis dando a esses um templo descente para se reunirem na adoração a Deus…

            como eu disse amigão.. não é “tese” minha Levi…

            vc sequer leu sobre o tratado e quer usar a venda de um templo não usado para firmar suas pataquadas Levi…

            Levizinho querido.. como eu disse.. o que está no tratado, que é o patrimonio cultural e Histórico da humanidade é que não pode ser vendido..

            são várias construções, várias obras de arte etc. etc..

            mas o que não está.. o que não é parte da História, que não tem valor histórico, pode Levi, e é vendido para suprir as contas da Igreja ora bolas…

            vá ler um pouco Levi.. não fique papagaiando bobagens amigo… vc é um cara muito confuso Levi.. sempre enfia os pés pelas mãos e ainda quer ter razão…

          • Reinaldo,

            Meu caro, as igrejas católicas são intituladas como elementos da história para fins de repassar ao estado a obrigação de manutenção com o dinheiro público, dando a você um exemplo, qual seja, a havida na catedral da sé, em são paulo, em 1998, que seria hoje não menos que cem milhões de reais. A esperteza, pois o que interessa aos povos de outros credos vê seus impostos revertidos para algo que não tem a natureza pública para todos, apenas os de um credo?

            Quanto a não evangelização aqui no Brasil, é que os cristãos foram impedidos em 300 pela tua igreja, que calou e massacrou quem reagisse, silêncio dos inocentes somente encerrado após a revolta de um padre, lutero, com a ajuda de um povo bravo, o germânico.

            Quando vocês aqui chegaram com essa seita de vocês, a verdadeira igreja de Cristo estava renascendo via lutero, e somente tem se expandido, portanto, que se convertam e voltem ao evangelho de Cristo, que não tem missa pra morto ir para o céu, tomem jeito, como já tomaram com o fim do aborto amplo que foi praticado por séculos, está no tempo de arrependimento, pode ser hoje.

          • Levi.. como eu disse.. CADE A FONTE???

            Levizinho querido..

            as igrejas se mantem por conta.. a unica coisa que tem do estado são os descontos que VCS PROTESTANTES TAMBÉM TEM nos impostos.. só isso…

            se não é assim Levi.. de-me a fonte da sua informação estapafurdia (para não dizer mentirosa kkk)

            numa coisa eu tenho que concordar..

            as seitas protestantes estão se espandindo cada vez mais mesmo.. cada esquina tem uma igrejola ALUGADA pregando um evangelho diferente da outra. kkkk e acho que esta informação nem requer fontes né Levi??

            kkkkkk

          • Reinaldo,

            Se estão em cada esquina, com todo o respeito, aprenderam com vocês católicos.

            De há muito eu já ouvia que salvador possui 365 igrejas católicas, uma para cada dia.

            Aí pararam de construir igrejas pela ausência de interessados em se fazer padres, bem assim pelo êxido dos católicos para esses pontos alugados pelos protestantes.

            Se quiser dou uma aula do motivo dessa evacuação católica, se bem que você sabe indo e vindo, mas, como sempre, se finge de inocente. Mas não me canso, se quiser eu falo.

          • Levi.. como eu disse.. informação sem fonte meu amigo…

            mas sobre aprender com a Igreja Católica.. essa é a intenção.. deveriam além de aprender a fazer templos para receber os fieis, aprender a pregar o evangelho sem máculas…

            mas de boa Levi..

            informação sem fonte é falácia…

            cade as fontes Levi??? umazinha só amigo.. uma citação em um livro por exemplo…

            sabia vc Levi, que quando a Igreja Católica estava iniciando o evangelismo no Brasil, o protestantismo ainda sequer existia??

            compare as datas Levi…

            depois vc comenta…

          • Vocês calaram à força todos os outros cristãos, aí quer que esses cristãos, mortos por vocês, fossem evangelizar? Alma assassinada não evangeliza.

          • é Levi.. sempre com suas desculpinhas esfarrapadas…

            os apóstolos foram perseguidos.. e ainda assim deixaram as sagradas escrituras…

            São Paulo foi perseguido e ainda assim foi o maior escritor da biblia…

            lembra-se dos primeiros Cristãos.. do primeiro século???

            todos perseguidos… e todos deixaram seu legado escrito…

            mas os protestantes nada fizeram…

            mas é de se compreender, afinal, não existiam…

            existiram sim, as heresias absurdas dos cátaros etc ,. etc.. que acredito e espero que vc conheça a história…

            mas é isso Levi.. vc simplesmente não tem fontes…

            se atrapalhou no que se refere a evangelização no inicio do Brasil, pois quando isto começou, a reforma protestante ainda não tinha se iniciado…

            triste Levi.. muito triste.. acreditava que vc avaliava o que dizia antes de escrever…

            mas de boa…

            abçs.

          • Reinaldo,

            Como você admira a placa da sua denominação, dá até pena, meu caro, pois chega a ser idolatrante. Vc parece aquelas figuras reprendidas por Paulo, “eu sou de Paulo, eu sou de Apolo”

            Eu, pra guardar total coerência, sequer digo que sou de Cristo, sim sou do Deus vivo de Israel, pois Cristo foi o segundo plano e em sendo assim, não me seguro em complementações, estendendo-se isso aos movimentos surgidos no mundo, como o cristianismo, o catolicismo, o protestantismo, meu caro.

            Conversa tola que eu não estava lá, que eu não deixei nada para o mundo, dá pena vê o que acabo de lê, um debochar inadequado e desproporcional, não deixando eu de lembrar como verdade essa tua ilação infantil uma reprimenda bíblica, qual seja, a de que engana a si próprio quem imagina ser algo quando não é.

            O legado da tua igreja é feio, veja que o teu papa, diferente de você, agora mesmo admitiu algo que antes vocês negavam, tudo preocupado em ser e ter e aparecer, por isso pondo para debaixo do tapete seus erros, como o de não caçar os pedófilos, seja seguidor do seu papa atual, não de bento, pois este escondeu as coisas, foi intempestivo, acirrador dos ânimos, siga a paz, siga a humildade, pois desse jeito, você vai chegar no terceiro milênio diferente de tua igreja que hoje tenta se consertar, que pede perdão a todos ela pecou contra, é judeu, é islâmico, é criança, é protestante, é muito grande a dívida de vocês para com a humanidade e aí fica com essa empáfia, meu caro?

            Cristo mandou que o puro evangelho dele fosse pregado sob o temor e o sangue decorrente de guerras, fio de espada, de exércitos, de massacres? Numa mão Cristo, e na outra a guerra, prove onde Cristo ensinou essa prática?

            mas é isso Levi.. vc simplesmente não tem fontes…

            se atrapalhou no que se refere a evangelização no inicio do Brasil, pois quando isto começou, a reforma protestante ainda não tinha se iniciado…

            triste Levi.. muito triste.. acreditava que vc avaliava o que dizia antes de escrever…

            mas de boa…

          • “Cristo foi o segundo plano”

            Levi se superando nas suas heresias.

            “¶ Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestes em Cristo; como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis diante dele em amor; e nos predestinou para sermos filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade, para o louvor da glória da sua graça, a qual nos deu gratuitamente no Amado; em quem temos a redenção pelo seu sangue, a redenção dos nossos delitos, segundo as riquezas da sua graça, que ele fez abundar para conosco em toda a sabedoria e prudência, fazendo-nos conhecer o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito, que nele propôs para a dispensação da plenitude dos tempos, de fazer convergir em Cristo todas as coisas, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra,” Efésios 1:3-10

            “porque nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por ele e para ele. Ele é antes de todas as coisas, e nele subsistem todas as coisas; também ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio, o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência, porque aprouve a Deus que nele habitasse toda a plenitude, e que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra como as que estão nos céus.” – Colossenses 1:16-20

          • Reinaldo,

            Como você admira a placa da sua denominação, dá até pena, meu caro, pois chega a ser idolatrante. Vc parece aquelas figuras reprendidas por Paulo, “eu sou de Paulo, eu sou de Apolo”

            Eu, pra guardar total coerência, sequer digo que sou de Cristo, sim sou do Deus vivo de Israel, pois Cristo foi o segundo plano e em sendo assim, não me seguro em complementações, estendendo-se isso aos movimentos surgidos no mundo, como o cristianismo, o catolicismo, o protestantismo, meu caro.

            Conversa tola que eu não estava lá, que eu não deixei nada para o mundo, dá pena vê o que acabo de lê, um debochar inadequado e desproporcional, não deixando eu de lembrar como verdade essa tua ilação infantil uma reprimenda bíblica, qual seja, a de que engana a si próprio quem imagina ser algo quando não é.

            O legado da tua igreja é feio, veja que o teu papa, diferente de você, agora mesmo admitiu algo que antes vocês negavam, tudo preocupado em ser e ter e aparecer, por isso pondo para debaixo do tapete seus erros, como o de não caçar os pedófilos, seja seguidor do seu papa atual, não de bento, pois este escondeu as coisas, foi intempestivo, acirrador dos ânimos, siga a paz, siga a humildade, pois desse jeito, você vai chegar no terceiro milênio diferente de tua igreja que hoje tenta se consertar, que pede perdão a todos ela pecou contra, é judeu, é islâmico, é criança, é protestante, é muito grande a dívida de vocês para com a humanidade e aí fica com essa empáfia, meu caro?

            Cristo mandou que o puro evangelho dele fosse pregado sob o temor e o sangue decorrente de guerras, fio de espada, de exércitos, de massacres? Numa mão Cristo, e na outra a guerra, prove onde Cristo ensinou essa prática?

          • Levi, meu orgulho da Igreja Católica, não é pela placa que ela carrega “Igreja Católica” mas sim pelo que ela prega…

            pelo histórico desta Igreja… pelo FUNDADOR DELA..

            suas “estorinhas’ sem fonte não me enganam Levi… informação sem fonte são falácias e vc sabe bem disso Levi…

            a História da Igreja só é feia aos olhos dos ignorantes que não estudaram história e não compreenderam a biblia…

            mas interprtações a parte…

            diga-me Levi.. onde NEGAMOS os crimes de pedofilia ocorridos na Igreja???

            poxa Levi, “pancada” da cabeça já sabemos que vc é.. mas ser desonesto também, fica complicado …

            e mais uma vez vc me decepcionou Levi…

            além de um Cristo casado e todo aquele legado que só vi sair da sua mente…

            vc vem me dizer que Cristo é “segundo plano”…

            mas de boa..

            vindo de vc nem deveria me surpreender…

            mas como já te disse outras vezes Levi, no que diz respeito a biblia, vc tem todo direito de fazer suas interpretações, por mais absurdas que me pareçam, é direito seu dado por Lutero…

            mas no que diz respeito a História Levi.. ai é diferente.. para fazer uma afirmação, vc precisa dar as fontes…

            todas as vezes que eu falo com vc sobre História, eu vou citar a fonte Levi… livros e trechos destes livros (afinal somente o nome não ajuda muito, o ideal é que se indique o trecho)

            ou até mesmo um site de educação que tenha um mínimo de credibilidade.

            e te peço que faça o mesmo Levi…

          • Reinaldo,

            Cristo é o centro de tudo? Se é, então porque Ele não estava de corpo presente já com Abraão? A bíblia enfatiza que Deus, preocupado com o ser humano, pensou num segundo plano, o que complementaria o processo de salvação, aí é que Cristo se faz presente, ou seja, o primeiro é Deus, depois Cristo, depois a gente. Se tua igreja põe Maria na frente de tudo, é que precisam rever seus conceitos.

            A fonte? Meu caro, você estudou ou não? Se sim, lembrará os diversos professores falando sobre as aberrações praticadas pela igreja católica, inclusive falam do que ocorria na França, onde o clérigo católico mandava e desmandava, e em sua maioria de forma arbitrária.

            Você fica falando em fontes, pra que? Você pode até ler o que é escrito por quem não seja padre, mas desde que fale bem da igreja católica, Não adianta, portanto, você somente acredita nos padres, e do que sei, estes costumam esconder seus erros e da sua igreja, diferente do papa francisco, que entrega mesmo. Seja franciscano, seja obediente ao seu papa, pois parece ser um homem de boa índole, diferente dos outros que escondiam os próprios desvios e da igreja.

        • está curioso.. faz o seguinte.. leia o que Martinho Lutero achava sobre as indulgencias.. não a venda delas claro. isso até eu sou contra..

          a venda de indulgencias foi feita por um sacerdote da Igreja, mas sem a aprovação legal desta…

          inclusive se vc ler as 91 teses de lutero pode comprovar isso facilmente..

          mas busque informações no Pai do protestantismo.. Martinho Lutero.. veja o que ele achava das indulgencias..

          se não for capaz de aprender um pouco, pode dizer que eu te esclareço…

          • Você disse que as indulgencias eram um fato biblico, aí te peço para explicar sua afirmação, biblicamente é claro.

            Aí você me vem com Luthero, enfim, minha fé não se baseia em Luthero nem nos Papas, mas no Jesus Cristo que as escrituras apresentam e é nessas mesmas escrituras que eu gostaria que me informasse o que ela diz acerca das indulgencias, só isso.

          • Ora amigo, quase acredito que vc nunca tenha lido a biblia com atenção.

            basicamente, indulgencia é “perdão”…

            vemos Deus anulando sua palavra empenhada e perdoando pessoas após a demonstração de arrependimento pelo sacrificio…

            isso no VT… (acho que preciso citar os livros, cap. e vers. kkkk então vai lá.. Jonas 3) entre tantas outras passagens…

            mas eu prefiro falar do Novo Testamento..

            e no Novo Testamento temos que “O Filho do Homem tem na terra o poder de perdoar os pecados» (Mc 2, 10″

            E com toda autoridade divina e humildade, Jesus concede este poder aos homens para que o exerçam em seu nome.

            ” 21 Disse-lhes, então, Jesus segunda vez: Paz seja convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós.
            22 E havendo dito isso, assoprou sobre eles, e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo.
            23 Âqueles a quem perdoardes os pecados, são-lhes perdoados; e àqueles a quem os retiverdes, são-lhes retidos.(Jo 20, 21-23)

            Cristo confiou o exercício do poder de absolvição ao ministério apostólico. É este que está encarregado do “ministério da reconciliação”

            2 Cor 5, 18: ” Mas todas as coisas provêm de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Cristo, e nos confiou o ministério da reconciliação;”

            Ora Marcos..

            se vcs interpretam diferente, nada podemos fazer, afinal Lutero lhes deu esse direito (que a biblia não dá)…

            mas é fato que está na biblia..

          • Rapaz,

            Agora você superou o Levi.

            Idulgência = Perdão. OK. A questão é que a ICAR VENDIA esse perdão.

            Quanto aos textos mencionados:

            ”21 Disse-lhes, então, Jesus segunda vez: Paz seja convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós. 22 E havendo dito isso, assoprou sobre eles, e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo. 23 Âqueles a quem perdoardes os pecados, são-lhes perdoados; e àqueles a quem os retiverdes, são-lhes retidos.” (Jo 20, 21-23).

            Palavra dirigida aos APÓSTOLOS a quem foi confiada esta autoridade.

            “2 Cor 5, 18: ” Mas todas as coisas provêm de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Cristo, e nos confiou o ministério da reconciliação;”

            Porque não citou o versículo seguinte?

            “pois que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões; e nos encarregou da PALAVRA da reconciliação.” 2 Coríntios 5:19

            Ou seja, o ministério a nós confiado é o da PREGAÇÃO DA PALAVRA DE RECONCILIAÇÃO e não o de reconciliar liberando perdão dos pecados.

            Ainda que fosse licito a nós liberar perdão de pecados, coisa que NÃO É, em hipótese alguma vocês VENDIAM esse perdão.

            Seja honesto e assuma meu caro, pare de defender placa de igreja e defenda as escrituras que revelam o Filho de Deus.

    • Kkkk Pelo jeito vc estuda somente aquilo que cospe nos seus ouvidos.

      A igreja católica é e sempre foi a maior instituição de caridade do planeta com hospitais, leprosarios, escolas, asilos etc.

      Toda obra de arte do vaticano é tombada como patrimonio da Humanidade. Isso mesmo. Assim como as piramides do egito não podem ser vendidas , as obras de arte e em sua maioria é feita de ouro é patrimonio seu, pois vc é humano, ou não?

      O Vaticano é o centro da Igreja Catolica e lá que foi eleito a Igreja de Cristo. É uma honra que vcs nunca vão ter pq vcs só foram existir depois de 1500 DEPOIS de Cristo

  12. Se quisermos compreender a decidida crueldade de Satanás, manifestada no transcurso dos séculos, não entre os que jamais ouviram algo acerca de Deus, mas no próprio coração da cristandade e através da mesma em toda a sua extensão, temos apenas de olhar para a história do catolicismo(Inquisições, perseguições, massacres, genocídios, homossexualismo, pedofilias, estrupos, papas: homossexuais, incestuosos, assassinos, cruéis, etcs…………..). Por meio deste gigantesco sistema de engano, o príncipe do mal leva a efeito seu propósito de acarretar a desonra a Deus e a desgraça ao homem.

    • Janio,

      Quer dizer que os parentes de lutero é que são os donos da luterana, repetindo-se o mesmo com calvino e os demais?

      Ora, fundador é fundador, não proprietário. Se assim fosse, o cristianismo seria dos parentes de Cristo, mas não pertence a nenhum dos seus parentes, sim a Deus.

      Vá estudar e depois verifique se os parentes dos criadores dos mórmons, testemunhas de jeová, assmbleia de deus, batista, presbiteriana auferem lucros e ou há patrimônios gerados das ofertas em nome dos seus instituidores, busque em cartório os estatutos, e verá que em caso de extinção se obrigam a repassar o patrimônio para outra de mesmo fim, sequer permite a divisão com os remanescentes, mas tua igreja nunca assumiu esse compromisso em cartório, se sim, então não critique, pois com base nos mesmos princípios legais do país que assim prescreve, impõe, determina, convindo a nós outros deixarmos de falar desproporcionalidades destituídas de afinidade legal.

  13. LEVI,não só a igreja católica está no esgoto espiritual,as evangélica estão piores,estão na fase da
    decomposição espiritual mesmo. É claro que existe evangélicos sincerose católicos também,mas são minorias. É por isso que disse JESUS: mjitos são chamados,ms poucos escolhidos.A Bíblia é a palavra de DEUS e não tem nada deerrado nela,quem erra são os homens que selecionam frases fora do contexto com interpretação literal,pregando com ênfase o que convém.A católica não faz acepção,ela é geral,mãe de todas.Quem faz acepção são as seitas,a sua mesmo faz e
    também é rejeitada.

  14. Jesus Guardou todos os mandamentos, veja:
    “Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor.” (João 15 : 10)
    O 4 mandamento não proíbe pregar, nem curar no dia de sábado e sim trabalho, aquele que vc faz nos seis dias da semana. Qual era a profissão de Jesus? Res. Carpinteiro… Dia de sábado ele não era encontrado na carpintaria… mas tinha por COSTUME ir na sinagoga, igreja,
    Lucas 4 16 E, chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o seu costume, na sinagoga, e levantou-se para ler.
    Quando não estava na sinagoga, andava fazendo o bem para as pessoas e dizendo que os animais também podiam ser ajudados nesse dia. Essas atitudes não é transgressão do sábado, POIS É LÍCITO FAZER O BEM NO SÁBADO.
    “Pois, quanto mais vale um homem do que uma ovelha? É, por consequência, lícito fazer bem nos sábados.” (Mateus 12 : 12)

DEIXE UMA RESPOSTA