Pastor lista 7 lições aprendidas na goleada sofrida pela Seleção Brasileira; Confira

11

Três dias após a derrota da Seleção Brasileira na semifinal da Copa do Mundo, muitos torcedores ainda se ressentem da humilhação imposta pela Alemanha em pleno estádio do Mineirão. Porém, segundo o pastor Samuel Torralbo, é possível tirar uma lição para cada gol sofrido naquele fatídico jogo.

Em seu artigo, Torralbo diz que “uma história vitoriosa não garante vitória no presente”, e compara a longa e exitosa jornada brasileira em copas do mundo ao cenário atual: “A história do futebol brasileiro é incomparável, com 5 títulos mundiais, tendo jogadores históricos encontramos Pelé, Zico, Garrincha, Romário, Ronaldo, etc. Mas isso não é garantia de sucesso no presente. De modo que, a história é importante, porém imprescindível é como lidamos com o presente”, explica o pastor no texto publicado pelo Púlpito Cristão.

Torralbo frisa que muitas vezes, questões culturais servem de atraso e contribuem para o insucesso: “O jeitinho brasileiro é uma maldição”, crava o pastor. “Nota-se que mais uma vez o futebol foi cercado pela mística do jeitinho brasileiro (o Brasil não jogou bem a copa inteira, e pensávamos que passaríamos a Alemanha como das outras vezes) […] É verdade que o jeitinho às vezes funciona, porém se comparado com as vezes que não funciona, notar-se-á que é um grande sistema de engano e atraso”, acrescentou.

A terceira lição apontada pelo pastor é a “renovação”: “O que se percebeu ontem é o que muitos já vinham falando – uma seleção ultrapassada e desatualizada. Um dos motivos que leva a desatualização e logo ao insucesso é o orgulho de achar que não precisa se atualizar, o que implica em buscar novas ajudas, conhecer novos caminhos, escutar e aprender com os outros, porém o orgulhoso não tem humildade para isso, ele fica polindo troféus antigos enquanto que o mundo segue caminhando”, escreveu o pastor Samuel Torralbo.


Para o pastor, “talento depende de planejamento” para conquistar o sucesso no mundo atual. “Foi-se o tempo em que um craque ganhava sozinho um campeonato (ele pode ganhar um jogo, mas o campeonato é impossível) […] Infelizmente, o brasileiro tem muito talento, mas precisa aprender muito sobre planejamento”, admitiu.

A quinta lição tirada por Torralbo da goleada é que “o brasileiro é conhecido como um povo do coração e menos da razão” e isto teria “benefícios como também seus prejuízos”. Para encontrar a solução, “certamente, o melhor caminho é o da moderação”, escreveu o pastor. “Não basta emoção, paixão, vontade, é necessário também o preparo, o equilíbrio, as ponderações e sobretudo a humildade”.

É preciso não supervalorizar as virtudes, diz o pastor: “Quando ouvíamos os técnicos e os jogadores falarem sobre a Seleção Brasileira, a sensação que tínhamos é que o mundo deles estava perfeitamente seguro. Porém o que se percebeu com o resultado diante da Alemanha é que nem sempre a impressão pessoal sobre si mesmo, reflete o que de fato é, necessitando outra vez de humildade para um auto conhecimento que poderá então produzir resultados com sucesso”, orientou.

Por fim, a lição mais comum e universal nos casos de insucesso: aprender com os fracassos. “A derrota de fato pode produzir um novo caminho de aprendizado e restauração. Porém sempre será um caminho de muito trabalho, disciplina e humildade. Ninguém aprende nada com a derrota apenas filosofando, ou criando enciclopédias sobre a tragédia. Aprende-se, com as tragédias quando a alma de fato se desperta, existindo um novo posicionamento de conduta e caráter. Daqui a quatro anos de fato veremos se a seleção como também todos nós (no caminho da vida) aprendemos com essa derrota histórica no futebol, ou se ficamos apenas no blábláblá…”.


11 COMENTÁRIOS

      • O Brasil perdeu por 7 a 1 pelo seguinte motivo: foi um recado de Deus, entenda quem puder…Os jogadores tem usado o nome de Deus em vão e também se deve entender que o Brasil é considerado um país “cristão” na seleção há 6 jogadores “evangélicos” eu não cogito a salvação dessas pessoas, mas cogito sim a comunhão que eles tem com Deus… Porquê? por que eles usam o nome de Deus em vão,o Brasil então sendo um país Cristão e somando mais os evangélicos na seleção, entendemos que a seleção está na vitrine do mundo nestes dias de copa do mundo, então isto quer dizer que estes jogadores que se dizem evangelicos deveriam representar Deus da melhor maneira possivel, apenas pregando o evangelho e dando bom testemunho e não envolvendo o nome de Deus em copa do mundo, pois a Biblia diz claramente:pedi e não recebeis,pedi e não recebeis porque pedis mal para gastardes em vossos deleites, infieis não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus.TG4.3-4 ou seja Deus não responde estas orações, pois copa do mundo é coisa do mundo,por trás vem um monte de corrupção, não precisamos nem mencionar aqui os fatos, então concluindo: Deus permitiu 7 gols pois 7 é o numero dele da perfeição, Deus queria mandar um recado mais ou menos assim: limpai as mãos pecadores…convertam o vossa alegria em tristeza, e vosso riso em choro, pois eu não estou interessado em responder estás orações egoístas, enquanto crianças morrem de fome pelo mundo todo,a saúde perece, a educação está falida, estão tentando legalizar o pecado, a moral a familia, os bons costumes tudo está falido e estaria eu preocupado com futebol? para e pense povozinho tolo, vocês estão embriagados com o vinho deste mundo e satanas está prendendo vocês com pão e circo assim como fazia a Roma antiga.

  1. futebol não é fracasso se tornou um negocio,mas pra nós os simples torcedores é apenas um divertimento momentâneo de pois dos médios 95 minutos cabo,bem disse e sabiamente um técnico da Itália futebol é maior das menores preocupação quantas copas o brasil e os outros países já perdera,deram e entregaram por acaso somos maiores seres humanos que outros dormi e comi do mesmo jeito que antes olha minha cara de preocupação..

  2. O Brasil perdeu por 7 a 1 pelo seguinte motivo: foi um recado de Deus, entenda quem puder…Os jogadores tem usado o nome de Deus em vão e também se deve entender que o Brasil é considerado um país “cristão” na seleção há 6 jogadores “evangélicos” eu não cogito a salvação dessas pessoas, mas cogito sim a comunhão que eles tem com Deus… Porquê? por que eles usam o nome de Deus em vão,o Brasil então sendo um país Cristão e somando mais os evangélicos na seleção, entendemos que a seleção está na vitrine do mundo nestes dias de copa do mundo, então isto quer dizer que estes jogadores que se dizem evangelicos deveriam representar Deus da melhor maneira possivel, apenas pregando o evangelho e dando bom testemunho e não envolvendo o nome de Deus em copa do mundo, pois a Biblia diz claramente:pedi e não recebeis,pedi e não recebeis porque pedis mal para gastardes em vossos deleites, infieis não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus.TG4.3-4 ou seja Deus não responde estas orações, pois copa do mundo é coisa do mundo,por trás vem um monte de corrupção, não precisamos nem mencionar aqui os fatos, então concluindo: Deus permitiu 7 gols pois 7 é o numero dele da perfeição, Deus queria mandar um recado mais ou menos assim: limpai as mãos pecadores…convertam o vossa alegria em tristeza, e vosso riso em choro, pois eu não estou interessado em responder estás orações egoístas, enquanto crianças morrem de fome pelo mundo todo,a saúde perece, a educação está falida, estão tentando legalizar o pecado, a moral a familia, os bons costumes tudo está falido e estaria eu preocupado com futebol? para e pense povozinho tolo, vocês estão embriagados com o vinho deste mundo e satanas está prendendo vocês com pão e circo assim como fazia a Roma antiga.

    • Meu querido Roberto. Esta foi a melhor declaracao, melhor afirmacao e o melhor comentario que vi ate o momento de todos os (que li) que foram postados. Parabens pra voce. Muito inteligente, acho que voce foi o unico a entender nesta Copa do Mundo o numero 7 de Deus, o numero da perfeicao. Este comentario seria digno de ser colocado em um Outdoor em todas as cidades do Brasil e tambem no FB. Parabens pra voce e dou glorias a Deus pela sua vida e sua percepcao da realidade neste mundo. Fica com Deus porque Ele nao sabe ficar sem voce.

  3. A copa te leva aonde?? lugar nenhum, é só para gloria do homens…. A palavra de Deus me diz que eu sou mais que vencedor, então eu sendo crente, eu sou mais que quem ganhar a copa.
    Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.
    Romanos 8:37

  4. SÓ falta uma coisa para. GARRA PRINCIPALMENTE DAQUELES QUE DIZEM SER CRENTES, O FRED ENTÃO CAMINHOU EM TODOS OS JOGOS NÃO AJUDOU EM NADA, NÃO TEM AMOR A PÁTRIA E MUITO MENOS A DEUS, ESTES AGORA COM SEU MAL TESTEMUNHO FAZEM COM QUE OS ÍMPIOS GOZEM DOS CRENTES.

DEIXE UMA RESPOSTA