O pastor Mike Huckabee foi governador de Arkansas e agora concorre a presidência
Filho de um bombeiro no Arkansas, foi ignorado durante o primeiro ano da corrida presidencial. Engraçado, inteligente, um bom orador – jeito que não perdeu desde os tempos dos sermões na Igreja Batista -, tenta seguir as pisadas de Bill Clinton, e apesar de ter conseguido em janeiro a vitória nas eleições primárias, com Chuck Norris como seu apoiante, as últimas sondagens não lhe são favoráveis.
O calcanhar de Aquiles pode mesmo estar relacionado com o fato de ser um pastor batista. Não acredita na teoria da evolução e depois de duas décadas empenhado na religião, abraçou a política. Como governador, Huckabee superou as expectativas, assim como quando decidiu firmemente emagrecer, já pensando na campanha presidencial. Perdeu 50 quilos e agora corre a maratona. Mas ter cortado a meta no Iowa pode não ser suficiente.
Em 1980, com 25 anos, ajudou num evento com Ronald Reagan, em Dallas, reunindo mais de 15 mil pessoas do movimento evangélico. Quando criança, sonhou com a política. E depois de 20 anos como pastor batista, o desejo voltou. Concorreu ao Senado e perdeu, mas acabou por ser eleito vice-governador, chegando posteriormente ao lugar de governador.
Era o terceiro governador republicano no Arkansas e o único a ter a sua própria banda de rock. Muito prático, trocou a mansão de governador, a sofrer obras de remodelação, por uma casa móvel de contraplacado.
É conhecido contudo como um político que não gosta de ser contrariado: “Quem o contraria é de imediato atacado», conta um amigo. Mas há quem não consiga resistir ao encanto do sentido de humor de Huckabee. Chuck Norris é um desses apoiantes que tem feito campanha ao lado do candidato republicano.
Fonte: Elnet