Pastor critica adoção de costumes judaicos por igrejas evangélica brasileiras

163

A influência do judaísmo nas igrejas evangélicas contemporâneas é assunto que constantemente levanta polêmicas no meio cristão e, principalmente, motiva críticas por parte de líderes cristãos que não aprovam a importação de costumes judeus para dentro do cristianismo.

Em um texto publicado recentemente, o reverendo , missionário da Junta de Missões da Convenção Batista Nacional, criticou essa aproximação exagerada de alguns segmentos evangélicos da cultura judaica, os quais classificou como “grupos heréticos”.

– A igreja brasileira sempre nutriu certa apreciação pela Terra Santa e pelo Povo Judeu. Mas o que vemos hoje em dia é uma importação exagerada dos costumes judeus para dentro da igreja, ferindo assim a orientação apostólica, o ensino dos pais da igreja e dos reformadores quanto ao assunto – afirmou Branco.

Afirmando ter como objetivo em seu artigo “mostrar a irracionalidade, a deturpação e denunciar explicitamente as aberrações destes movimentos tidos judaizantes espalhados pelo Brasil”, o religioso afirma que é necessário se ter uma compreensão da missão história de Israel e do Antigo Testamento, e afirma que tal missão tem sido vista de forma equivocada pela igreja brasileira.


– O Antigo Testamento, com todas as suas leis, rituais e tradições, tem sido muitas vezes interpretado de forma equivocada, principalmente por alguns segmentos cristãos, não tão novos como imaginamos, que desde o princípio da igreja tem procurado trazer para dentro da Nova Aliança elementos oriundos das tradições judaicas, culminando naquilo que conhecemos como “cristãos judaizantes” – explica Luis A R Branco.

– A missão de Israel no Antigo Testamento envolvia elementos muito particulares para aqueles dias e tentar transferir estes elementos para os nossos dias, pode certamente nos induzir a erros e a cometer interpretações equivocadas da missão de Israel – completa, citando seu livro “Israel e a Igreja”.

O reverendo explica ainda que muitas das regras cerimoniais relatadas pela Bíblia em relação ao povo judeu tinham como base mais “questões de saúde, devido à sua localização geográfica e questões climáticas do que propriamente com questões religiosas”. Ele ressalta ainda a incoerência da tentativa de adotar alguns desses costumes, e deixar de observar outros, como a dieta kosher.

Outro costume que se tornou “moda” entre muitas igrejas, e que também foi criticado pelo pastor, é o uso do Shofar. Explicando que tal prática é adotada de maneira equivocada pelas igrejas, por ser usado totalmente fora de seu contexto histórico e religioso, o pastor afirma que “não estamos revivendo em hipótese alguma o fortalecimento do judaísmo nas igrejas, mas um sincretismo religioso que reúne elementos de todo tipo de religião”.

– Meus irmãos as heresias destes grupos que são vários e cada um com um nome diferente, tem como objetivo afastar o crente de Jesus Cristo e da sua obra redentora. Estes grupos, através destas festas, rituais, re-batismos no Jordão e ensinos, procuram enriquecer vendendo ou fazendo parcerias com empresas que vendem pacotes turísticos para Israel, e levas os crentes a negar a fé – finaliza.

Por Dan Martins, para o Gospel+

163 COMENTÁRIOS

  1. Carlos Miranda. NÃO EXISTE LEI MOISAICA E SIM A LEI DE DEUS. POIS FOI ELE QUE DEUS PARA O SEU POVO POR MEIO DE MOISÉS. LOGO O LEGISLADOR NÃO É MOISÉS MAS O PRÓPRIO DEUS.

    Onde vemos nas escrituras os apóstolos condicionando a salvação em Cristo com a observação da lei moisaica?
    R: NÃO DEVEMOS OBEDECER A LEI DE DEUS, PARA SERMOS SALVOS. POIS SE FOSSE POSSÍVEL NÃO PRECISAVA JESUS TER MORRIDO MAS COMO ESTÁ ESCRITO:Porquanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne;
    Para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito.
    Romanos 8:3-4
    ANDAR SEGUNDO A CARNE É ANDAR EM PECADO EM TRANSGRESSÃO DA LEI DE DEUS VEJA:Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser.
    Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.
    Romanos 8:7-8
    COMO ESTÁ ESCRITO: Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
    Efésios 2:8
    NINGUÉM DEVE OBEDECER A LEI DE DEUS PARA SER SALVO. (POIS NÃO É O PAPEL DA LEI SALVAR, MAS REVELAR O PECADO) UMA VEZ QUE O PECADOR ACEITA DE DEUS A SALVAÇÃO PELA FÉ NOS MÉRITOS DO SEU FILHO JESUS, POR ESTAR SALVO DEVE VIVER PARA OBEDECER A LEI DE DEUS COMO FILHO DA OBEDIÊNCIA, DA JUSTIÇA, COMO UM SANTO TENDO A JESUS CRISTO COMO O ÚNICO MODELO DE PERFEIÇÃO E SUBMISSÃO AO PAI.

  2. Reginaldo Tavares Dos Santos

    Citar 2 Pedro cap 3 não irá dar sustentação aos seus argumentos, dizer que estou distorcendo a bíblia não irá de maneira alguma apagar da minha e da sua Atos 15, que parece que o irmão não leu. Novamente para o seu desespero irei citar Pedro nesse concilio:
    "Agora, pois, por que tentais a Deus, pondo sobre a cerviz dos discípulos um jugo que nem nossos pais nem nós pudemos suportar?"Atos 15:10
    É impossível o texto bíblico ser tão claro e o irmão não enxergar que a Lei, a Torá não foi seguida pela igreja gentílica e muito menos foi estimulado pelos cristão judeus.
    A lei, a Torá possui 613 mandamentos que Deus deu a Moises, e quando se usa a palavra lei de Moises, isso é uma figura de linguagem, obviamente a lei foi dada por Deus, creio que você já deveria saber disso.
    Dai vem a pergunta que não quer calar, porque o irmão não se ateve a Atos 15? Porque o irmão não ensaiou uma refutação deste capitulo que digo mais uma vez, destrói TODO o seu posicionamento legalista e farisaico, porque?

    Vamos analisar suas respostas.
    Seu argumento de que estamos debaixo da lei é fraco e você mesmo se refuta quando cita Romano 7.

    "Mas AGORA TEMOS SIDO LIBERTOS DA LEI, tendo morrido para aquilo em que estávamos retidos; para que sirvamos em novidade de espírito, E NÃO NA VELHICE DA LETRA. Romanos 7:6"

    Aqui, Paulo já lhe refuta TODO seu argumento, mais se olharmos Romano 6 vemos ele dizendo o seguinte:

    Pois que? Pecaremos porque NÃO ESTAMOS, MAS DEBAIXO DA LEI mas debaixo da graça? De modo nenhum.
    Romanos 6:15
    O verso aqui é fácil de entender, Paulo pergunta se só porque estamos debaixo da Graça nos dada por Cristo e não da lei, podemos pecar deliberadamente.
    Dai fica uma pergunta que não me faz entender sua posição. Afinal, temos ou não temos que cumprir a Lei? Porque se você afirma categoricamente que Cristo em seu sacrifício é o fim da lei, então porque devemos ainda observa-la? Cristo não lhe é suficiente? Paulo escrevendo aos Romanos, diz que não devemos. A lei em questão aqui meu irmão é a Torá (pentateuco) com seus 613 mandamentos judaicos a serem seguidos, deixo claro.

    Dai, lendo o seu texto, vc se contradiz novamente, hora você diz: "O FIM DA LEI É CRISTO, PORQUE CRISTO NÃO PECOU. FOI OBEDIENTE EM TODOS OS MANDAMENTOS DO PAI. (LOGO O FIM DA LEI É A OBEDIÊNCIA PELA FÉ EM CRISTO JESUS)"
    para depois dizer o seguinte:
    "NÃO UMA FÉ QUE APENAS ACREDITA NO QUE ELE É, MAS UMA FÉ QUE SUBMETE A VIVER PARA FAZER A SUA VONTADE GUARDANDO A SANTA LEI DE CRISTO O NOSSO JUIZ E GRANDE REI."

    Repito a pergunta: Se o fim da Lei é Cristo, pq como cristão temos que guardar a Torá? Lhe pergunto isso, pq o irmão sustenta a posição que em João Cap. 14 verso 15 e 21 quando Cristo fala "Meus mandamentos" ele está falando da lei (Torá).
    Quando Jesus fala: "Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito." João 14:26
    Aqui nessa passagem quando ele menciona as palavras "tenho dito" ele fala da lei, da torá ou dos ensinamentos e mandamentos que ele nos deixou em 3 anos de ministério? E ai, como fica?

    Quanto a sua resposta meu irmão sobre os costumes Judaicos, sim, muitos lideres religiosos condicionam esses ritos moisaicos a salvação ou adoração a Deus. A observação destes ritos se torna sim pecado e herético quando colocados em pé de igualdade com a obra de salvação de Cristo. Quanto as festas judaicas, onde você me viu dizer que é pecado? Cuidado você ao tentar por palavras na minha boca. Comemoramos a Pascoa porque de fato Cristo é a nossa pascoa, ele é o cordeiro que foi morto por nós como você disse muito bem, mais porque nós, a igreja gentílica, não comemoramos a festa dos tabernáculos, a festa das semanas, o Hanukká, a festa das colheitas e etc..etc..etc….Será pq NÃO SOMOS JUDEUS E PRATICANTES DO JUDAISMO? Fica a pergunta para o irmão responder.

    Na ultima parte o irmão afirma algo que me espantou, o irmão diz: "(POIS NÃO É O PAPEL DA LEI SALVAR, MAS REVELAR O PECADO)"

    Quer dizer que a Lei que revela aos servos de Cristo quando eles estão em pecado?
    Não seria o Espirito Santo?

    Jesus disse em João 16:8 – "Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo"

    Uma vez feito servo de Deus, o Espirito Santo vem habitar em cada crente e é ele que assume esse papel, de nos consolar e nos direcionar para uma vida que busca a santificação, e não a guarda da lei. (Jo 7.37-39; At 11.16,17; Rm 5.5; 1Co 2.12; 2Co 5.5; Ef 1.12-14; 1Pe 1.1,2; e 1Jo 4.13).

    Falta o irmão me mostrar biblicamente onde na igreja primitiva havia espaço para tocar shofar, que tinha levitas, sacerdotes e arca da aliança. Atos 2. 42 a 47 não nos diz nada disso!
    O irmão também deve, para dar base em suas afirmações mostrar alguma orientação de Paulo nessa direção. O irmão também pode ir buscar na Patrística da igreja primitiva se eles, os pais da igreja observavam a Lei de Moises. Fico no aguardo.

    Então irmão, se deseja obedecer a lei, vá em frente, mais a obedeça como um todo e não por partes. A lei, é composta por 613 mandamentos que pela sua ótica devem ser guardados, o irmão os observa? Deixe-me fazer algumas perguntas: O irmão já cortou o prepúcio? Fez a circuncisão do seu filho no 8º dia do nascimento dele? O irmão decorou os 241 mandamentos positivos e os 365 mandamentos negativos?

    Se o irmão não tem observado a lei como um todo, e eu tenho certeza que não tem, o irmão está agindo como os fariseus, desejando que as pessoas observem a Lei, mais não as segue.

  3. Goncalo Alves Feitosa

    Para você a Lei dada a Moises se resume apenas aos 10 mandamentos? No judaísmo só tem o decálogo para seguir? Tem certeza disso? Os judeus não só seguem os dez mandamentos como a Torá.
    Irmão, tenha em mente que existe uma diferença entre a Lei moral de Deus que são os Dez mandamentos (Que deve ser seguido por todo o crente) e a Lei cerimonial que são as leis mosaicas da torá. O que está em discussão aqui é a imposição por parte de alguns lideres da igreja tentarem impor esses ritos cerimonialistas como obrigações para a igreja. O que a luz da bíblia não é necessário para o crente.

    Quando Paulo diz:

    Pois que? Pecaremos porque NÃO ESTAMOS, MAS DEBAIXO DA LEI mas debaixo da graça? De modo nenhum.
    Romanos 6:15

    Ele aqui está falando da Lei moral ou da Lei Cerimonial?

    Satisfeito?

  4. Reginaldo Tavares Dos Santos

    Sim. Da mesma forma que os discípulos de Cristo fizeram, hoje, devemos fazer o mesmo. Isso não implica que devemos obrigatoriamente como NÃO JUDEUS obedecer as lei cerimonialista moisaica. Que é o foco deste artigo em debate.

  5. Carlos Miranda A paz do Senhor: Meus parabéns, você tem uma visão bem clara do assunto aqui em apreço. Na lei dada por Moisés era proibido o homem deitar na mesma cama com a mulher no período da menstruação e outras coisas mais. Será que o esposo dormi separado da esposa no período pré-menstrual? Ao oitavo dia, todo menino macho tinha que ser circuncidado (Lc 2.22-24). Como você mesmo falou ninguém quer seguir a lei a rigor. Fica na paz. irmão.

  6. Carlos Miranda. EU FALEI DO JUDEUS CRISTO JESUS O MODELO PERFEITO DE OBEDIÊNCIA A DEUS. SE TU DIZ SIM, ENTÃO VOCÊ JÁ ALCANÇOU A PERFEIÇÃO E NÃO PECA MAIS. POREM SE TU AINDA TRANSGRIDE A LEI DE DEUS ESTAIS EM PECADO PQ ESCRITO: Todo aquele que pratica o pecado transgride a Lei; de fato, o pecado é a transgressão da Lei.
    1 João 3:4
    Se afirmarmos que estamos sem pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós.
    1 João 1:8
    SE SUA RESPOSTA É (SIM) QUE VIVE EM OBEDIÊNCIA A DEUS COMO JESUS VIVEU. Não tenho mais nada a falar à você. É COM VOCÊ E DEUS.

  7. CARLOS MIRANDA, vejo que voce nao entendeu mesmo o que o REGINALDO TAVARES DOS SANTOS explanou tao bem, pois voce nao tem nocao de que Jesus veio e quis colocar todas estas regras (613) que os judeus colocaram acima da Santa Lei de Deus abaixo, e quis que os seus filhos nao ficassem sob o jugo de tais leis, mas a santa Lei de Deus, que Ele cumpriu como nosso exemplo, esta devemos todos obedecer como filhos obedientes, pois nao eh um jugo, mas uma liberdade contra o pecado, quem faz ser um jugo eh o proprio homem, que nao quer obedecer a lei de Deus e ainda quer impedir de todas as formas dos filhos fieis de faze-lo. Sei que voce deve bater muito sobre o sabado, e os outros 9 mandamentos deve ate seguir, contradizendo o que Jesus disse, que se tropecasse num dos Seus mandamentos seriam culpados por todos, alem do fato que na criacao feita por Deus, Ele abencoou, santificou e descansou no sabado ja como nosso Modelo, alem do fato que se o primeiro casal nao tivesse pecado, toda a sua criacao estaria observando o sabado como desde o comeco, porem o distanciamento de Deus, distanciou o homem de observar a Sua Lei e pior ir contra ela e ate a muda-la, como a igreja de Roma fez, onde la existem principios eternos de amor a Deus e amor ao proximo, alem do sabado ser um marco que nos mostra que Deus realmente eh o Criador de tudo. Enfim, dei enfase ao sabado aqui mais do que aos outros 9 mandamentos, porque este eh o mais esquecido( por isso Deus admoestou e comecou este 4. mandamento assim; "LEMBRA-TE".

  8. Meu amigo, respeito seu cargo em sua instituição e respeito sua liberdade de expressão, mas para criticar qualquer que seja a religião, você precisa ter pleno conhecimento sobre as mesmas. O que mostra nesse seu comentário, um tanto quanto infeliz, e seu total desconhecimento sobre o judaísmo e infelizmente sobre o antigo testamento. E sendo um líder de uma importante denominação religiosa, você deveria utilizar os conhecimentos judaicos quanto ao falar, seja sábio. Esse seu infeliz comentário incita o anti-semitismo, e acredito que seja uma pessoa esclarecida, deve saber o que isso significa. Que a luz divina do antigo testamento te ilumine.

  9. Jesus nasceu judeu, morreu e ressuscitou livre de linhagens humanas, o homem coloca fardos pesados nas pessoas, como proibir de usar uma bermuda, usar uma camiseta e etc. Acho que cada um na sua, se você se sente bem usando calça e camisa de manga longa com nosso calor de 50 graus, amém, agora se eu prefiro usar uma bermuda e camiseta, amém também, não existe pecado em ambos, então cada um na sua, e deixemos que o espirito santo toque nos corações e mostre no nosso interior quem está certo ou errado sem criticar uns aos outros. Nós somos o templo do espirito santo, e não as paredes e um telhado, então vamos ler mais sobre o que verdadeiramente devemos fazer para seguir o evangelho, vejo igrejas que os membros nem na praia vão porque acham escândalo, bom, isso ai é com eles, eu creio que Deus criou todas essas coisas para que fossem desfrutadas pelos seus, se algum de vocês se priva disso, amém, agora eu curto e curto bastante uma praia que meu papai do céu criou para nós. Eu vou a igreja, mas eu tenho na consciência que a obra de Deus é aqui fora, é ganhar almas, é viver o evangelho em qualquer lugar que eu estiver, e tudo aquilo que é falado no templo por pastor, ou qualquer outra pessoa, eu vou na palavra e analiso, se estiver escrito eu guardo, se não tiver eu descarto. Você que seja pastor, apóstolo, evangelista, diácono, presbítero ou qualquer cargo que seja, lembre-se, Jesus é a videira verdadeira, nós aqui independente de cargo, somos ramos, Jesus é o cabeça, nós somos apenas servos, nenhum maior que o outro, todos iguais!!!

  10. VEJO DA SEGUINTE FORMA OS JUDEUS E CRISTÃO SÃO O MESMO POVO, QUE DIVIDEM EM BRIGAS TEOLOGICAS SUAS DIFERENÇAS, JESUS ERA JUDEU, NASCEU DO POVO JUDEU, ANDAVA COM JUDEUS E FREQUENTA A SINAGOGA, RAIZ DE TUDO SÃO JUDEUS, OS CRISTÃO SÃO PARTE DIVISÓRIA, SÃO OS FILHOS DE ISRAEL, NO FIM DOS TEMPOS EXISTIRA UMA SÓ NAÇÃO, ÚNICO POVO QUE SERÁ CRISTÃO E JUDEUS, ISSO JÁ ESTA ACONTECENDO A TERCEIRA VIA, QUE EU FAÇO PARTE, OS JUDEUS PRATICAM TODOS OS RITUAIS DE JESUS, MAS NÃO SEGUEM A JESUS, O CRISTÃOS SEGUEM A JESUS MAIS SEUS RITUAIS SÃO PAGÃOS, ALGO MUITO ENGRAÇADO, TODOS DEVEMOS NOS AMAR ACIMA ACIMA DE TUDO, O QUE JESUS ENSINOU TRÊS COISAS QUE MUDA A VIDA DE QUALQUER PESSOA, PRIMEIRO AMAR DEUS, SEGUNDO ORAÇÃO E TERCEIRO A CARIDADE, O RESTANTE SÃO RITUAIS DEIXADO POR MOISE NO MONTE SINAI, QUE NINGUEM SEGUE. FICA O RESUMO DE TUDO.

  11. O SHABAT É PARA OS JUDEUS, OS KOINS QUE NÃO SÃO FILHOS DE ISRAEL, NÃO SÃO OBRIGADOS A PARTICPAR, SE QUISEREM NÃO TEM IMPORTANCIA,, VAI TER QUE SER FILHA DE MAE JUDIA, CIRCUNSIZADO, SEGUIR 39 ITENS, NÃO PODE TRABALHAR SEXTA E NEM SABADO, SE VOCE CONSEGUIR ISSO JÁ É MARAVILHOSO. MAS NÃO SÃO PARA OS CRISTÃOS E PARA OS JUDEUS QUE NÃO ACEITAM JESUS CRISTO.

  12. Vix , por isso os apóstolos escreveram Tito 1:14. E olha o resultado de misturar entre as mesmas capas Velho Test com Novo: http://noticias.gospelmais.com.br/pastor-critica-adocao-costumes-judaicos-igrejas-evangelicas-65004.html

    O Velho Testamento deveria ser banido. Só serve pra heresia e judeolatria/israeolatria.

    Os arqueólogos judeus não encontraram nenhuma evidência histórica ou arqueológica para a narrativa bíblica sobre o Êxodo, errante dos judeus no Sinai ou conquista de Canaã por Josué. Quanto à alegada sobre o Templo de Salomão, Finkelstein disse que não há nenhuma evidência arqueológica para provar que realmente existiu.
    https://www.middleeastmonitor.com/news/middle-east/2705-senior-israeli-archaeologist-casts-doubt-on-jewish-heritage-of-jerusalem

    Sem falar que os judeus estão preparando tudo pra construir o 3 Templo que Deus chama de abominação, onde então, depois de pronto, os judeus adorarão Lúcifer.

  13. Reginaldo Tavares Dos Santos : que mandamentos são esses maldito herege..que tu cisma enganar e alienar a todo custo a todos desorientados da fé e ate os mais orientados os confundindo com dogmas aleatórias que nada dizem ou condiz com a nova aliança do Senhor Yashuáh..Confessas maldito herege que tu és contra os mandamentos de Cristo, que não concordas com o novo mandamento por causa da rigidez que ele condena por que afringe os seus próprios preceitos…. Seus hereges.. não concordas com a rigidez da nova aliança.. então se convertam de uma vez ao judaísmo de forma clara..do que se firmando assim e se dizerem ainda cristãos…Hipokritas…! todos ouvirão o seu tremendo ugir de condenação para a segunda morte no juízo-final….

  14. E, havendo grande contenda, levantou-se Pedro e disse-lhes: Homens irmãos, bem sabeis que já há muito tempo Deus me elegeu dentre nós, para que os gentios ouvissem da minha boca a palavra do evangelho, e cressem.
    E Deus, que conhece os corações, lhes deu testemunho, dando-lhes o Espírito Santo, assim como também a nós;
    E não fez diferença alguma entre eles e nós, purificando os seus corações pela fé.
    Agora, pois, por que tentais a Deus, pondo sobre a cerviz dos discípulos um jugo que nem nossos pais nem nós pudemos suportar?
    Mas cremos que seremos salvos pela graça do Senhor Jesus Cristo, como eles também.
    O espírito do AntiCRisto já está dentro das igrejas evangélicas… Só se prega velho testamento… A salvação é pelo Sangue de Jesus … E quem vai governar em Israel primeiro é o Anticristo… Judaísmo é pra quem esá na sombra da Lei ou Jesus veio em Vão…? Amar os irmãos Judeus que creram que o messias é Jesus é uma coisa … querer praticar o velho testamento é tornar o sacrifício de Cristo em vão

  15. O artigo está muito bem estruturado e coerente. Há grupos sim, de Judeus crentes no Messias Yeshua que tenta pescar em aquário alheio, mas não devemos nos esquecer que o próprio Jesus falou em Mateus 13 que falsos ensinamentos de homens iníquos seriam introduzidos na Igreja como o "joio no meio do trigo" vriando a apostasia, desempenhada pela igreja romana. O gentio crente deve se cuidar em separar- se de Roma, mas não abraçar os Sefaradins. Precisamos de equilíbrio e conhecimento para colocar as coisas em seus devidos lugares.

  16. Nelson Jurado Pagano Não, a videira não é Israel é Jesus:“Eu Sou a Videira verdadeira. . . permanecei em mim, e eu permanecerei em vós”. João 15: 1 e 4. O resumo é que Jesus é a videira e cada discípulo, cada seguidor, cada cristão é um ramo. Amo o povo de Istael, mas praticar seus rito não traz salvação. Então irmão, quem é a videira verdadeira? É a Bíblia que diz não eu. Com amor em Cristo.

  17. Olha eu não vejo nenhum problema em adotar os costumes judaico, porque não temos quase nada até mesmo condena o natal que foi um fim da picada então já que não temos festa ou costume só a igreja, porque não adotar festas e costumes e itens judeus dentro da igreja que foi ispirado por próprio Deus, eu uso a estrela de David, não acho pecado muito pelo contrário mas ninguém é obrigado fazer a única coisa que Deus aboliu foi a lei e o sacrifício as ovelhas só o resto nenhuma problema em ter prática judaica na própria Igreja

    • Estou de acordo com você.
      Essas igrejas que criticam quem quer adotar costumes judaicos, taxando de “pecado”, adota costumes que não estão na bíblia, e esquece que o próprio Deus falou àquele povo no passado. Dizer que Deus mudou o pensamento é o mesmo que apagar o versículo onde diz que “Deus não é homem para que minta, e nem filho de homem para que se arrependa”. Se há algo no judaísmo que os apóstolos criticaram e combateram, é a prática da talmud.

  18. Cristo não adoliu a lei antes ele cumpriu para deixar como exemplo que sim é possível ao homem cumprir o que Deus determinou, lembremo-nos que ficou dito pelo próprio Cristo que não vai passar nem um yod e nem um traço sem que tudo se cumpra, infelizmente a teologia de Agostinho sobre a graça não está totalmente certa está a graça só nos justifica naquilo que não cumprimos da lei quando ficamos impedidos pelo distanciamento devido à diferença cultural e temporal do povo judeu, é preciso voltarmos os olhos para as escrituras e rever certas teologias, Deus é imutável Shalom a todos.

DEIXE UMA RESPOSTA