Uma recente edição da revista Charisma News teceu criticas ao pastor Joel Osteen, da Igreja Lakewood, em Houston Texas, por causa das recentes afirmações feitas pelo líder religioso de que o presidente Barack Obama é cristão.
Osteen afirmou em uma entrevista recente com Wolf Blitzer, da CNN, que Barack Obama é um cristão, “apesar de suas muitas crenças anti-bíblicas”, e de sua crença de que “há muitos caminhos que levam ao mesmo lugar”.
– Eu só acredito em meu coração que ele é um cristão. Ele diz que é – observou o pastor.
A relação do presidente americano com sua fé é motivo de grande polêmico entre os religiosos do país, sobretudo entre os cristãos mais conservadores. Um dos motivos para os questionamentos em torno da fé cristã de Obama é uma entrevista que ele concedeu a Cathleen Falsani em 2004, na qual ele afirmou sua fé cristã, mas sobre como foi crescer com as influências orientais do Havaí e influências muçulmanas da Indonésia.
O pai de Obama era um agnóstico, enquanto seu avô era um muçulmano e acabou dizendo que foi influenciado principalmente pelo judaísmo. No entanto, o presidente americano afirma que está “enraizado na tradição cristã”.
– Eu acredito que há muitos caminhos para o mesmo lugar, e isso é uma crença de que existe um poder maior, uma crença de que estamos conectados, como um povo – afirmou Barack Obama em outra ocasião, causando grande polêmica entre líderes religiosos.
– Jesus é uma figura histórica para mim, e ele é também uma ponte entre Deus e o homem, na fé cristã a única coisa que eu acho é que ele é poderoso, porque serve como o significado que buscamos algo mais elevado. (Jesus é) um professor maravilhoso. Eu acho que é importante para todos nós, seja qual for a sua fé – completou o presidente.