O pastor, cantor e compositor Joel Houston, da banda Hillsong United, iniciou um debate nas redes sociais nesta semana, após defender a evolução e dizer que o Big Bang era o desígnio de Deus.
Houston respondeu uma pergunta no Twitter de um seguidor sobre a música So Will I, que faz referência à evolução em sua letra: “Cem bilhões de criaturas recuperam o fôlego; evoluindo em busca do que você disse”.
“A evolução é inegável – criada por Deus como um meio reflexivo de exibir o padrão de renovação da natureza em busca da Palavra de Deus – uma ode à natureza do Deus criativo que ela reflete – e somente em parte – não a FONTE! Ciência e fé não estão em desacordo. Deus criou o Big Bang”, afirmou o cantor.
Em outros tweets, Houston incrementou seu pensamento: “Contexto – as coisas evoluem, mudam e se adaptam, NÃO acredito na evolução como uma teoria da FONTE, acredito que seja meramente um padrão da natureza – criado por Deus, refletindo o desejo da Natureza de renovação, sobrevivência, vida nova de Deus, através d’Ele e para Ele”, escreveu.
“Deixe-me também acrescentar – Deus é MAIOR do que pensamos. Podemos tentar encaixotá-lo da maneira que quisermos, com ciência, teologia, um tweet ou uma canção – ele é indiferenciado por nossas limitações”, comentou o cantor, que atua como pastor na Hillsong NYC.
Mais tarde, ele acrescentou : “Se o processo criativo de Deus foi uma semana de trabalho fácil, ou finamente trabalhada ao longo de seis séculos de milênios, isso faz dele mais ou menos Deus? Ou nós, mais ou menos criados à Sua imagem? De qualquer forma, foi um processo maravilhoso de seis dias sem precedentes”.
Alguns de seus seguidores cristãos criticaram sua posição: “Palavras como ‘inegável’ roubam sua credibilidade”, escreveu Eric McMahon , plantador de igrejas da Filadélfia. “Há evidências muito convincentes do lado da criação. Mesmo se você acredita na evolução, é tolice chamá-la de inegável – você simplesmente não pesquisou trabalho de qualidade suficiente daqueles que têm uma posição oposta”.
Uma pessoa perguntou a Houston se ele acreditava que “o homem evoluiu de um macaco”, e o cantor respondeu: “Obrigado pela sua pergunta […] eu acredito que Deus criou a humanidade a partir do pó […] e soprou seu fôlego/espírito em nós”, respondeu Houston.