O Pastor da Igreja Evangélica Congregacional em Angola (IECA) na província do Bié, António Lucamba Eurico, apelou hoje no Kuito, à população civil que ainda persiste em guardar armas de fogo em suas residências, a proceder à entrega, aos órgãos policiais na província.
Em declarações hoje à Angop, o reverendo defende igualmente a necessidade de se desarmar os civis, acrescentando que, esta medida ajudaria a evitar a perda de vidas humanas, sobretudo, nos bairros periféricos das cidades grandes.
António Eurico que, condenou ainda os actos maléficos praticados nos últimos tempos na cidade do Kuito, refere que, as pessoas de má fé usam as armas em altura das brigas, de acusações de bruxarias e outros actos.
Actualmente os roubos, frisou, resultam quase sempre em assassinatos e são praticados pelos portadores de armas, criando de certo modo, um clima de instabilidade nas comunidades, fundamentalmente as residentes nas zonas onde a polícia encontra dificuldades em patrulhar, devido ao péssimo estado das estradas.
“Terminado o conflito armado muitos irmãos ainda preferiram guardar os meios bélicos e continuar a perigar a vida de outrem”. pontualizou.
Indica que, chegou o momento da sociedade criar a cultura de paz, nas cidades, bairros e outros locais mais distantes, com vista a manter a harmonia entre os irmãos.
Chamou atenção da Polícia Nacional no sentido de redobrar os esforços na luta contra a delinquência, apelando de igual modo à população a colaborar com as forças de ordem e segurança, na tão árdua tarefa, de repor a ordem e tranquilidade nas comunidades.
Fonte: Angola Press