Um pastor viralizou nas redes sociais, após ter o trecho de uma pregação sobre o evangélico compartilhado em seu perfil. Se trata de Matheus Alves, que só no Instagram reúne mais de 200 mil seguidores.
No vídeo compartilhado pelo religioso, ele desenha um cenário onde o evangélico seria facilmente manipulado através de discursos estereotipados, bastante comuns, por sinal, no linguajar nacional.
“É muito fácil enganar evangélico. É só pegar o microfone e falar que ‘Deus me avisou que daqui a três dias vai mudar a sua vida'”, inicia o pastor, explicando que assim “você me segue”, aludindo aos perfis sociais.
“Eu vou te falar, irmão, que ‘estou vendo uma pequena nuvem do tamanho da mão de um homem’ que você vem aqui tomar benção da minha parte. É só chegar no Brasil dizendo ‘Deus me levantou nessa Nação, pra falar que essa Nação será a primeira de todas as nações'”, continua.
Usando essas afirmações de suposto apelo emocional, segundo Matheus Alves, é o suficiente para atrair seguidores. “Você vem para o meu lado”, diz ele. “Você brinca com isso e você dá risada disso, mas você já passou por isso em todos os anos que você frequenta igreja”.
“Você é enganado porque você quer coisas agradáveis aos ouvidos. Você é enganado porque veio aqui com a ânsia de se satisfazer”, continua.
Reações
Seguidores do pastor Matheus reagiram endossando as suas palavras, mas alguns lembraram que o evangélico, de fato, que conhece a Bíblia sagrada, não se deixa levar por esse tipo de discurso apelativo.
“E fácil enganar o ‘evangélico’ que não conhece a Palavra de Deus”, ponderou um internauta. Outros destacaram a importância da mensagem, frisando que há, realmente, um discurso enganoso no meio religioso cristão.
“Quando eu descobri que o livro de Jó se trata de Deus dizendo a satanás que Jó era fiel independente de benefícios, isso mudou minha vida. Infelizmente existem pessoas que querem juntar adoração com prosperidade, como se fosse uma troca”, reagiu um seguidor. Assista:
Ver essa foto no Instagram