Pesquisa revela que evangélicos são maioria entre os jogadores brasileiros de futebol; Conheça alguns

17

Uma pesquisa inédita revelou o perfil religioso dos jogadores profissionais de futebol no Brasil na atualidade, e apesar dos atletas desse meio serem muitas vezes reconhecidos como festeiros, esse estereótipo pode acabar tendo que mudar.

A pesquisa, realizada pelo UOL Esportes, perguntou aos jogadores do Atlético-MG, Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Internacional, Palmeiras, Santos, São Paulo e Vasco da Gama se “você é religoso? Caso a resposta seja afirmativa, qual é a sua religião?” e respondendo de forma anônima eles contrariaram as expectativas e afirmaram ser em maioria evangélicos.

Geralmente se vê jogadores fazendo o sinal da cruz ou levando um terço ou rosário para o campo, mas eles não são maioria já que os católicos na elite do futebol brasileiro são apenas 18%, um número menor do que os sem religião que somam 19% de acordo com a pesquisa. Os evangélicos somam 35% do total sendo 2% deles da igreja Batista. No total os evangélicos são quase o dobro dos católicos no futebol brasileiro.

Nomes famosos como o do meio-campo Rivaldo, do São Caetano, do atacante Neymar, do Santos, e do goleiro Jefferson, do Botafogo, engrossam a lista de jogadores evangélicos atuando no Brasil, assim como o lateral-direito Leonardo Moura, do Flamengo, o zagueiro Lúcio e o centroavante Luis Fabiano, ambos do São Paulo, e o volante Souza do Grêmio também falam abertamente sobre suas crenças no cristianismo evangélico. Internacionalmente outros jogadores também se identificam como evangélicos, como é o caso do volante Felipe Melo, do Galatasaray, do zagueiro David Luiz, do Chelsea e do mais famoso de todos, o meia Ricardo Kaká, do Real Madrid.


Outro famoso evangélico jogador de futebol é o colombiano Falcão Garcia, centroavante do Atlético de Madrid. Entre ex jogadores destacam-se o meio-campo Marcelinho Carioca, ex Corinthians e Flamengo, o lateral Zé Carlos, ex Seleção brasileira, o lateral Jorginho e o meia Silas, que hoje são técnicos de futebol, e o volante Roberto Brum, ex Santos e hoje pastor, entre vários outros. Na Copa do Mundo de 2010 a Seleção Brasileira ficou conhecida por possuir diversos jogadores evangélicos em seu elenco, inclusive um pastor fazia orações e reuniões com os jogadores em alguns momentos de folga do grupo.

A pesquisa também perguntou sobre homossexualismo no futebol, características dos brasileiros e outros temas relativos ao meio. Veja abaixo o infográfico sobre as religiões no futebol:

Pesquisa sobre religião dos jogadores no Brasil (UOL Esportes)
Pesquisa sobre religião dos jogadores no Brasil (UOL Esportes)

Por Renato Cavallera, para o Gospel+

17 COMENTÁRIOS

  1. O Reino do Anticristo vai tomar estas riquezas malditas de volta para satanás ! (2013*2020) . Vem ai o Reino Mariano ! O papa vai decretar o ECUMENISMO MARIANO ! >>> *E foi-lhe permitido fazer guerra aos santos, e vencê-los; e deu-se-lhe poder sobre toda a tribo, e língua, e nação. Apocalipse 13:7 >>> * Perseguições e matanças contra os pastores e os seus seguidores que se recusarem adorar a imagem da falsa maria ! >>> *e fizesse que fossem mortos todos os que não adorassem a imagem da besta. Apocalipse 13:15 >>> AI DOS MERCADORES !!! AI DOS PROTESTANTES QUE ESTIVEREM NESSA TERRA A PARTIR DO DIA 13 DE MAIO DE 2017 >>> Ai dos que habitam na terra e no mar; porque o diabo desceu a vós, e tem grande ira, sabendo que já tem pouco tempo. Apocalipse 12:12 >>> 13 DE MAIO DE 2017 * 2020 > TRÊS ANOS E MEIO >>> E deixa o átrio que está fora do templo, e não o meças; porque foi dado às nações, e pisarão a cidade santa por quarenta e dois meses Apocalipse 11:2 >>> CRISTÃOS X JUDEUS ! AS DUAS TESTEMUNHAS ! OS DOIS ESPÍRITOS DE PROFETAS NA TERRA ! >>> E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao remanescente da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus, e têm o testemunho de Jesus Cristo. Apocalipse 12:17 >>> O REMANESCENTE DEIXADO NAS TRIBULAÇÕES !!! 13 DE MAIO DE 2017 * 2020 …

  2. que absurdo, que dia que cristo apoia competição??estas pessoas brigonas , como o caso do luiz fabiano, alias todos o demais, não ameis o mundo , e nem o que no mundo há , se alguém amar o mundo o amor do pai não esta nele!!

  3. Ser evangélico, qualquer um pode ser, agora ir para o céu é só para quem busca por Deus e faz a vontade dele. Sobre você ser bissexual, a igreja não sabe lidar com isso, acha que a pessoa de uma hora para outra vai deixar de gostar da pessoa do mesmo sexo, na minha visão o cara ou a garota que gosta de alguém do mesmo sexo, para estar na igreja e ser salva não precisa nem estar livre desses sentimentos, basta fugir deles e não pratica-los por ser contra a vontade de Deus. assim como Deus quer o sexo só depois do casamento, mesmo antes da vontade de fazer, mas se não for casado, não deve fazer por amor a Deus, assim também o homossexual ou bissexual e etc. deve não praticar tais atos por amor a Cristo, mesmo que tenha vontade, isso sim dará a salvação, mas eu entendo que a igreja não sabe lidar com isso, é complicado, mas também não adianta ir para uma que os pastores dizem que é normal e até são homossexuais. Agora é inegável que pode haver casos assim como muitos já se pronunciaram em que a pessoa foi liberta deste sentimento e não sente mais atração nenhuma por alguém do mesmo sexo, sente até nojo, assim como uma pessoa que nunca teve esse sentimento homossexual. Tem coisas que são espirituais, outras são carnais,físicas e etc. O que é espiritual deve ser repreendido e expulso no nome de Jesus, o que é físico deve ser vencido por amor ao nome de Jesus, entende a diferença?

  4. Direito todo mundo tem "Tudo me é permitido", mas nem tudo convém. "Tudo me é permitido", mas eu não deixarei que nada domine.
    "Os alimentos foram feitos para o estômago e o estômago para os alimentos", mas Deus destruirá ambos. O corpo, porém, não é para a imoralidade, mas para o Senhor, e o Senhor para o corpo.
    1 Coríntios 6:12-13

    O que está em jogo não é fazer parte de um clube, como muitas pessoas acham que a religião é. Mas servir ao Senhor. Céu e inferno, é uma consequência, e nunca deve ser encarado como um objetivo. O objetivo maior é adorar a Jesus Cristo, e não aos pecados.

  5. Que benção!
    Espero que, não só a realidade do futelbol brasileiro mas, que toda a Nação Brasileira tenha a sua realidade mudada através do Evangélio de Jesus Cristo.
    E se há algum desses jogadores citados, que ainda não tem um postura de verdadeiro servo de Deus, creio que, se eles se entregarem completamente à vontade de Deus, terão suas vidas ainda mais transformadas e serão testemunho para muitos que irão em busca do coração de Deus.

    Brasil, a Palavra de Deus diz:

    Bem-aventurada é a nação cujo Deus é o SENHOR, e o povo ao qual escolheu para sua herança. Salmos 33:12

    Para que eu veja os bens de teus escolhidos, para que eu me alegre com a alegria da tua nação, para que me glorie com a tua herança. Salmos 106:5

    Vamos lá Brasil, isso sim é ser um país do futuro, tendo Deus como Seus Senhor.

  6. É ENGRAÇADO COMO SE INSISTE EM SE FALAR QUE O NEYMAR É EVANGÉLICO, DE TAL MANEIRA QUE ENVERGONHA A MUITOS, POIS ALGUÉM QUE SAI PRA BALADAS, VIVE NO TAL IATE DE R$ 15 MILHÕES CHEIO DE MULHERES, ENTRE OUTRAS SITUAÇÕES, NÃO É EVANGÉLICO COISA NENHUMA. MUITO TRISTE.

  7. É engraçado como se insiste em se falar que o Neymar é evangélico, de tal maneira que envergonha a muitos, pois alguém que sai pra baladas, vive no tal iate de R$ 15 milhões cheio de homens e mulheres, entre outras situações, não é evangélico coisa nenhuma. Muito triste.

  8. O Senhor antes de voltar para o reino dos céus deixou apenas uma ordem, ide por todo o mundo e anunciais as minhas palavras .NÃO devemos ficar jugando o próximo, antes ore e peça a Deus que venha abrir os olhos espirituais , e enxergar que o Senho é o caminho a verdade e a vida.
    DEUS ABENÇOE A TODOS.

  9. Mas ueh?! Quem é Batista também não é evangélico? Porque os 2% dos batistas não está somado junto com os 33% dos evangélicos?! Não entendi…

    • Batista prega o Evangelho, sim. O Evangelho é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê. A salvação só em Jesus. O salvo segue a santificação, sem a qual ninguém verá a Deus. É assim a fundamentação batista. Há “evangélicos” que não têm esse fundamento. Creio que os 2% estão corretos para os verdadeiros batistas. Batista tem a Bíblia como única regra de fé e prática. Nosso princípio da autoridade: Cristo, Escritura Sagrada, Espírito Santo.

  10. SE FOSSE ASSIM, DEUS SÓ ACEITARIA OS ANJOS BRANCOS NO CÉU; OS PRETOS,OS PARDOS E OS MORENOS, SEM FALAR NOS AMARELOS, TODOS SERIAM EXCLUÍDOS DO CEU ONDE DEUS ESTÁ…POR ISSO ALGUNS DE NÓS SOMOS FLEUMÁTICOS, OUTROS SANGÜINEOS, UNS TANTOS COLÉRICOS E HÁ TAMBÉM OS MELANCÓLICOS…DEUS MESMO CRIOU UNS PARA MESTRES,OUTROS PARA APÓSTOLOS, PASTORES, EVANGELISTAS E ETC…ABRAÇO.

  11. As Igrejas da minha cidade tinham ordens dos “Superiores” ( até citavam textos bíblicos) para que que crentes não fossem a Estádios de Futebol(coisa do diabo, com homens com as pernas à mostra e ainda mais aos domingos e se uma mullher fosse, a considervam uma maldita e filha do diabo). Nunca pude chutar uma bola, e agora evangélico pode jogar bola? Na bíblia tem justificativa pra tudo, de defesa à escrivadão ao jugo das mulheres. São Paulo dizia que as mulheres não deviam falar na igreja, que os servos deviam obedecer aos seus senhores(escravos) e toda autoridade emana de Deus. Hitler veio de Deus? Jogador ganha muito dinheiro e o dízimo ajuda nas mordomias.

  12. Gostei do seu comentário Luan Lucas… Tenho essa mesma linha de pensamento. Acho que a Igreja deveria investir mais nesse tipo de assunto já que é o tema do momento e se portar com sabedoria e esclarecer as coisas como são. Abraços em Cristo Jesus.

  13. Acho equivocada a posição do Joel e do Julio -com todo o respeito- porque me parece que são evangélicos- o texto fala mais do testemunho público em quqlquer circunstâncias. Inclui-se aí o "em tudo dai graças".Geralmente o atleta evangélico pede a Deus que seja abençoado e, se for dá vontade dele , que lhe dê a vitória. Nunca blasfema na derrota. Devemos orar por eles porque o jogo contra o mal é bem mais forte que os adversários do futebol.

  14. Bem! certos jogadores, pelas suas posturas, atitudes dentro de campo e notavel que sao diferentes pois realmente se vê, que sao diferentes, porem alguns nomes citados nesta lista, não ha nem o que comentar, pois se sao evangelicos, gretchen e Jean wyllis tao o são.
    Alguma atitude louvavel em suas posturas publicas??? Igualmente para certos jogadores desta lista!!!
    Lamentavel, pois quem acompanha futebol, conhece e sabe muito sobre tais IRMAOS na fé descritos aqui…

  15. a palavra de deus diz que " que ele veio para os doentes e nao para os saos" ele usa os que nao sao para confudir os que são" ainda mais na sua palavra diz:que nos ultimos tempos ate as pedras clamarao, entao que samos nos para julgarmos alguem o unico julgador e deus , entao deixa ele agir. o melhor a fazer e nos preocupar com a nossa salvaçao.

    • Religião não salva ,mas também só a fé não salva também não, precisa de seguir a palavra do senho não adianta ter fé e fazer tudo ao contrário viver para o mundo é não viver para Deus, temos q viver para Cristo fazendo a tua obra,e o evangelho mostra o caminha que a palavra e nosso dever e seguir.jesus abencoe

  16. Jogadores mundanos como Neymar entre outros e o povo se glorifica disso so por ter um nome de envangelico ou seja : questão de numero. Até a Joelma da banda calipso é evangelica. E a fila so engrossa , mas so se for para o submundo se é que entendem.

DEIXE UMA RESPOSTA