Pesquisadores Revelam a Música mais Relaxante do Mundo

O que tem a ver a descoberta da música mais relaxante do mundo com o relato bíblico de 1 Samuel 16:23? Para entender, leia o que pesquisadores revelaram em sua pesquisa.

1

A música tem o potencial de afetar o nosso estado de humor, não por acaso nossas escolhas musicais variam conforme as emoções que sentimos em certo momento. Com base nisso, pesquisadores do Reino Unido fizeram um estudo para comprovar a eficácia de uma canção capaz de reduzir em até 65% o nível de ansiedade do ouvinte, ganhando o título de música mais relaxante do mundo.

Os participantes do estudo tiveram que resolver problemas de quebra-cabeças o mais rápido possível, enquanto ouviam diversos tipos de músicas, sendo monitorados por sensores capazes de medir o nível de batimento cardíaco, pressão sanguínea, respiração e atividade cerebral.

Com a coleta dos dados em mãos, os pesquisadores conduzidos pelo Dr. David Lewis-Hodgson, médico responsável pelo estudo, verificaram que determinados tipos de músicas podem desacelerar o batimento cardíaco, diminuir o hormônio responsável pelo estresse (cortisol) e a pressão sanguínea, aumentando a sensação de relaxamento mesmo quando o indivíduo está sob pressão. Ao final, chegaram a conclusão de que “Weightless“, de Marconi Union, seria a música mais relaxante do mundo.

Basicamente, o estudo mais uma vez comprova a sintonia que há entre a música com a maneira como o corpo humano interpreta os estímulos sonoros, respaldando a prática milenar da musicoterapia. Na bíblia, por exemplo, temos um registro interessante que podemos associar a essa descoberta, leia:


“E sucedia que, quando o espírito mau da parte de Deus vinha sobre Saul, Davi tomava a harpa, e a tocava com a sua mão; então Saul sentia alívio, e se achava melhor, e o espírito mau se retirava dele.” (1 Samuel 16:23)

Na passagem acima vemos que Saul quando se via atormentado por um espírito mau, Davi era quem aliviava seus sintomas (estresse, angústia, ansiedade, depressão?) quando tocava a harpa. Enxergando esse relato segundo a perspectiva da Medicina, ou da Psicologia, vemos como até nisso a bíblia possui autoridade, pois registra com clareza um fato histórico milenar que atualmente é comprovado pela ciência.

Para ouvir a música considerada pela pesquisa como a mais relaxante do mundo, clique no play abaixo:

Assine o Canal

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA