Brasileiro é mais tolerante com corrupção do que com ofensas a Deus, revela pesquisa inédita

61

A pesquisa “Moral e Ética: Quais os Valores que Norteiam os Brasileiros” mostrou que a população do país é mais tolerante à corrupção do que aos atos de blasfêmia.

O levantamento, inédito, mostra que a postura do brasileiro em relação à corrupção é de tolerância, mesmo em tempos de esclarecimento sobre os escândalos envolvendo empresas estatais, políticos com mandato e funcionários públicos.

Já em relação à reverência a Deus, o país de população predominantemente cristã tem uma postura diferente.

Com 400 entrevistados pela empresa Flyfrog, o levantamento mostrou que a maioria das pessoas considera 10 vezes mais grave blasfemar contra Deus do que comprar uma mercadoria roubada.


A mesma medida de comparação foi usada para um caso de aborto, que na visão dos brasileiros, é amplamente mais grave do que pagar suborno ou votar em um corrupto para um mandato. Estes ainda disseram que um divórcio é muito pior que furar a fila.

Essa forma de raciocinar, relativizando delitos conforme a gravidade de suas consequências, talvez seja resultado de uma cultura cultivada a partir de uma doutrinação que prega um Deus punitivo contra aqueles que se rebelem contra Ele, mas compassivo com os “erros menores”.

O sociólogo que idealizou e liderou a pesquisa, Rodrigo Toni, afirmou ao jornal O Estado de S. Paulo que o trabalho tinha como objetivo jogar luz sobre o comportamento atual do brasileiro sobre os escândalos de corrupção: “Queria tentar entender se as atitudes dos brasileiros no dia a dia condizem com essa briga generalizada que se vê contra a corrupção e crimes de colarinho branco. Em outras palavras, se as pessoas de fato praticam aquilo que cobram das autoridades”, disse.

O resultado parece ter explicitado a hipocrisia do brasileiro, já que, em alguns casos, a corrupção não figura nem entre as 10 principais atitudes reprováveis na visão popular. Na Região Norte, por exemplo, dentre 34 situações condenáveis, a corrupção só alcançou o 18º lugar. Na região vizinha, Nordeste, ela aparece na 14º posição. Já na região mais rica do país, Sudeste, as vantagens ilegais e indevidas ocupam a oitava posição, e no Sul, a sétima.

Quando os dados da pesquisa são analisados por nível de escolaridade, os brasileiros com Ensino Superior se mostram menos tolerantes em relação à corrupção. A percepção de gravidade é 57% maior do que os que não possuem diploma de graduação.

61 COMENTÁRIOS

    • Dennis
      “.Por isso que o Brasil tá na merd* . . .”coisa nenhuma! Jamais eu digo uma palavra dessa com meu país. O brasil, passa por crise com alguns entre a população, mas não com todos. Creio eu, seja por causa da rebeldia (imoralidade), e corrupção do nosso povo, se nossa gente clamassem a Deus, a sua história seria mudada, para isso, teriam que primeiro crê em Jesus, aí que tá o problema.

      • A é ?
        Então clame a Deus, quem está te impedindo :?

        O Brasil tá na merd* sim, e não existe solução. Nosso quadro polítoco é o pior do Universo, não tem um que preste, nossos políticos são gananciosos e só pensam em ter contas milhonárias na Suiça.

        Fique ai rezando que você vai ver aonde vamos chegar . . . . .

        • Apesar dos meus pecados clamo a Deus. Outro dia em um comércio, escutei gente reclamando da crise, respondi: Que crise? Até hoje não senti essa. Quem sabe, vc clama a situação porque tá na merd* com muitos igais a vc, mas não todos. O homem sem Deus, mesmo com dinheiro, sente um vazio.

          • ahhh, não falei que eu to na merd*, e sim o país . . .
            aposto que se eu for ver alguma materia sobre o PT aqui no site , você vai estar lá, reclamando da crise.
            Na verdade você gosta de ser “do contra”, e sempre fazer propaganda da sua seita.
            Não consegue aceitar que pessoas podem ser felizes sem acreditar na sua Bíblia ( que por sinal foi escrita por homens idiotas como vocÊ )
            Quanta pretensão a sua . . . . .

          • Dennis,

            Disse bem. Bíblia escrita por idiota como o Manoel, como você, como a minha pessoa.

            O homem é idiota mesmo, não se salva um.

            E tem uns que são piores, no caso os que se acham diferentes, melhores, mais além, de patamar superior, os melhorados.

            Tudo idiota de pai e de mãe.

            Fique na paz, irmão.

        • Denis,

          Concordo com você quanto aos políticos.

          Mas mostre um país que tenha reagido mais que o nosso.

          Faz uma busca de quantos foram banidos, presos, processados.

          Meu caro, o nosso povo é campeão no mundo inteiro.

          Se os demais não aprendem e nem temem, isso é coisa de Deus e de cada um consigo próprio, mas que a nossa parte está sendo feito, isso tá.

          O MP, o judiciário, as polícias. os órgãos de controle como um todo, o eleitor(se bem que nem todos ainda), ora, essas mudanças não se pode ver suas consequências de uma hora para outra, a não ser que você queira uma revolução(sangue e tudo mais).

  1. SO PODIA SER DA F.SP.!

    CORRUPCAO APOIADA POR MENOS ESTUDIOSOS
    (MAIORIA NO PAIS QUE OS ALIADOS RICOS DOS GOVERNOS OS INPEDEM DE ESTUDAR E TER LIBERDADE D EXPRESSAO ATE COM AMEACAS DE MORTE)!

    RELIGIOSOS DE TODAS CRENCAS CRISTAS OU NAO,
    (MORMONS, T.JEOVA, ADVENTISTAS, BUDISTAS, ETC.)
    NAO TOLERAM DESRESPEITO E AGRESSAO A CRENCA COMO SE NOS TEISTAS NAO ESTUDASSEMOS E ISSO FOSSE MOTIVO DE POBREZA NA NACAO!?

    MALDITA PESQUISA DE INDUCAO ATEIA GAY SATANISTA MANIPULADORA ENGANOSA FALSA!

    PUDERA SER DA F.SP, CADE QUE ESSA PESTE DIVULGA QUE QUEM MAIS DESCOBRE E DENUNCIA AS ATROCIDADES DE CORRUPCAO E CRIMES EM GERAL SAO RELIGIOSOS DE VARIAS VIAS INCLUSIVE AS CITADAS MAS PRINCIPALMENTE CRISTAOS EM CRISTO, MAS OS DADOS E INFORMACAO SEMPRE SAO QUEIMADOS E OS CORRUPTOS CONTINUAM A MANDAR!

    MAS O DONO DAQUI ESTA PRA TOMAR SATISFACAO LOGO, AI OS RICACOS VAO TOMAR NA GOIBA PODRE!

    …E ALGUNS AMAM TOMAR NA GOIBA…

    • KKKKKKK
      Hildo, o que voce pensa dos evangélicos insanos que invadem igrejas pra destruir imagens ??
      Como voce vem falar de respeito, se vocÊs são sempre os primeiros a desrespeitar a crença alheia ??

    • Religiosos são os que mais roubam.
      Veja só o exemplo do Ku Cunha, ele tem mais de 20 processos nas costas, desde os anos 90, por onde passou ele deixou rastros de corrupção.

      Vá pesquisar sobre integrantes da bancada evanjegue, muitos tem processos, a minoria é ficha limpa.

    • E O QUE VC ACHA DOS GAYS ASSASSINOS?

      E O ATUAL GOVERNO E CRISTAO POR ACASO?

      A MAIORIA E CATOLO E ANTEU E TEM FICHA TAO PODRE QTO SUA FALSIDADE ESCONDENDO ISSO NA SUA BUNDA DEVORADA!

      • O que mais vemos são heterossexuais assassinos, que estupram seus filhos, frilhas, netos, sobrinhos e quem mais aparecer.
        Pastor que estupra fiéis em nome de Deus então, tem o suficiente pra encher uma cidade.

        Claro que existem gays assassinos, em todos os setores existem os que não prestam. Mas nem me lembro a ultima noticia sobre isso. Agora vemos aqui diariamente noticias de evangélicos que arrotam moralidade mas vivem no crime na depravação.
        Veja o caso do Cunha, se diz o “Homi Di Deus’ mas a única coisa que interessa pra ele é roubar dinheiro público. Que moral tem esse cara pra falar dos outros ???

        Garanto que na sua seita só existe dois tipos de pessoas : As muito espertas ( os pastores ) e os muito burros ( as ovelhas )

        • Dennis, você sintetizou minha linha de raciocínio. Exatamente o que eu penso, só que em outras palavras. O crente mais esperto “se unge”, torna-se pastor e passa a liderar as ovelhas burras, que o enriquece às custas do dízimo. Interessante observar que não nos reunimos em igrejas para afinar o discurso, mas falamos a mesma linguagem embasada apenas no senso crítico e na observação dos fatos. E por isso que nos acusam de sermos a mesma pessoa, mais o Sandro que anda sumido e outros que não me lembro dos nomes.
          Parabéns pelo nosso senso crítico e capacidade de observação e análise.
          A crentalhada hipócrita pira conosco.

          • Concordo.
            Qualquer hora marcamos de estar os dois ao mesmo tempo aqui, ai vamos provar que somos duas pessoas pra esses manés . . . .

          • Dênis e Claúdio,

            Vocês dois deveriam, por esperteza, se passarem por pastores, depois continuar com o mesmo discurso de ricos por conta de explorarem os pobres.

            Mas são incompetentes, ou seja, analfabetos pra interpretar um trecho da bíblia, não possuem o inerente a um líder, o carisma… daí sequer conseguem ser o que critica como fácil e bom.

            Abram igreja, não é fácil? Enganem os analfabetos, não é fácil?

        • BEM QUE DESCONFIEI, NAO O VEJO MAIS PQ ELE ME BLOQUEOU, DEPOIS DE TANTA SURRA QUE DEI NESSE AMEBA ELE PERDEU AS ESTRIBEIRAS E DECEU DO SALTO, SOLTOU A FRANGA E NAO QUIS MAIS PROVAR A MIM A TAL INTELIGENCIA DO QI SUPERIOR ATEU DELE, ELE NUNCA ME RESPONDEU PQ AMEBAS PARARAM DE EVOLUIR E NUNCA ME DEU UMA PROVA QUE VIEMOS DA AGUA CONTIDA NUM METEORO E SEM OXIGENIO…
          …E NEM PROVOU QUE DEUS NAO EXISTE TANBEM!

          • Dennis
            Crê em Deus, é tão pessoal quanto a coração que bate no peito. Fé independe de raça ou cultura. Conheço gente do mais indouto possível aos doutores com os PHDs, e destes, uns creem e outros não, vc por exemplo, até o momento não crê e pede provas da existência de Deus.
            Se observarmos, não digo o universo, mas apenas a própria vida vegetal e animal, bem perto de nós, nos basta para comprovar a existência de um Deus Criador, ou tu pensas que o acaso fez alguma coisa? A decisão é sua! É a velha história, temos deveres, obrigação nenhuma, porém, arcamos com as consequências.

          • Desculpe Manuel, mas isso não é prova de que Deus existe.
            O fato de você acreditar, não me diz nada .

            eu acredito sim, que exista uma força maxima, um Deus, sei lá . . .
            Mas isso não me faz acreditar na Bíblia e ponto final .

          • Dênnis.

            Você acredita em Deus, mas não ao gosto da bíblia.

            Ninguém é obrigado a acreditar em nada, muito menos na bíblia. Ela é apenas uma referência da existência de Deus, não prova de Ele exista.

            A prova de que Deus existe pode ser por exclusão.

            As coisas foram geradas por si próprias? Se você disse que não, então quem foi o ser humano que as fez. Se disser que sim, então Deus não poderia estar nesse pacote da autocriação ao modo como nós todos humanos, constelações…?

            Se uma força fez tudo que nos ladeia, inclusive a brilhante mente humana, então essa mesma força não poderia ter criado esse gerentão Deus também não?

            Calma, meu caro, todos nós temos as mesmas indagações. O afirmar e contestar deve ser feito com inteligência por cada um de nós. Não estou falando de fé. A bem da verdade não preciso de fé pra vê o que está nos óios da gente.

  2. malafaia$$ dizendo
    “Vídeo de Silas Malafaia dizendo que fiéis não devem denunciar pastores ladrões”“pois ninguém deve se meter com os ungidos de Deus”. G+

    então os evangéguas seguem direitinho esse lixo,
    para não desobedecerem a deu$$$

      • Cláudio

        essa é a mais pura verdade
        ” Melhor deixar pra ele, né não? Afinal, ele vive disso.”
        ==
        enquanto os otários miseráveis evangéguas – dão calote nos outros, nas contas(aluguel,luz.água etc)
        o safado espertalhão malafaia$$$ banqueteia em MIAMI BEACH
        que o diga a revista FORBES.

          • Rui e Cláudio,

            O pastor está a se referir a juízos temerosos, qual seja, o fincado em provas não confiáveis ao a ausência delas.

            Prova do que digo, meus caros, é que ele mesmo denunciou pastores que estavam acima dela, no caso os da direção de uma instituição que reúne várias assembleias de deus.

            Vocês precisam melhorar a leitura. Assim permancendo, vão ter que devolver os “dipromas” do fundamental, do mobral, da universidade. Seus professores não estão nada satisfeitos com vocês. Devem estar matutando um diploma específico, o de “orelhudos de quatro patas”

          • Rui, Dennis e Cláudio,

            O pastor está a se referir a juízos temerosos, qual seja, o fincado em provas não confiáveis ou a ausência delas.

            Prova do que digo, meus caros, é que ele mesmo denunciou pastores que estavam acima de si, no caso os da direção de uma instituição que reúne várias assembleias de deus.

            Vocês precisam melhorar a leitura. Assim permanecendo, vão ter que devolver os “dipromas” do fundamental, do mobral e da universidade que fizeram.

            Seus professores não estão nada satisfeitos com vocês. Devem até estar matutando um diploma específico, o de “orelhudos de quatro patas”

    • COMO SER TOLERANTE COM UM EVANJEGUE HIPÓCRITA, QUE TÁ CANSADO DE SABER QUE NÃO FOI UM GAY QUEM ENFIOU O CRUCIFIXO NA BUNDA, MAS MESMO ASSIM , CONTINUA MENTINDO, UM VERDADEIRO PAPAGAIO DE PASTOR.

      CAGAND*, ATÉ ONDE EU SEI, MENTIR É PECADO.
      E AI ?? NÃO GOSTA TANTO DE APONTAR OS PECADOS DOS OUTROS, MAS VOCE NÃO PASSA DE UM CRENTE IMUNDO, HIPÓCRITA, MENTIROSO E PRECONCEITUOSO.

    • Cláudio,

      São os evangélicos que vivem nas catacumbas dos cemitérios fazendo cultos e violando a paz, o local, os objetos dos mortos pra fazerem suas mandingas?

      São os evangélicos que soltam bombas e matam o próximo?

      São os evangélicos que exigem conversão forçada?

    • Hilda Furacão, vá escrever mal assim lá no inferno. E ainda se vê no direito de tentar definir minhas normas de conduta. Um semianalfa querendo moldar caras cultos como eu e o Dennis. Inveja é pecado e causa câncer.

  3. Dennis, eu também não estou na merd… mas concordo plenamente com você quando declara que o país está sim.
    O problema é que pessoas como esse tal Manoel só olha pro seu umbigo e não vê a crise política e econômica que assola o país.
    Não te conheço, mas garanto que se a avaliação fosse feita considerando apenas a nossa condição social, este país viveria um superavit em todos os aspectos, exceto o político porque não depende de nós, mas dos nossos representantes.
    Lembrando que Cunha representa o Manoel, mas está tudo bem.

    • Cláude
      Presta atenção “camarada” Esse negócio de olhar só para si “umbigo” não me pega. Aprendi há muito tempo que as palavras de maldições, como “o país tá na merd*” etc, não faz parte daqueles que temem a Deus, boas palavras levantam a alta estima de todos!
      Não vivo a crise, com fé em Deus, e muita luta, tenho o necessário, mas tenho consciência da situação política e econômica do país, principalmente eu que sou nordestino e que cheguei aqui no centro oeste “puxando a cachorra” entre muitos, ninguém melhor para saber, pois vivi muitas dificuldades na própria pele.
      Quanto o Eduardo cunha, como me representa? Nem eleitor do RJ, eu sou? Vcs pensam por que dizem que ele é evangélico, embarco nessa canoa? Sou crente em Jesus, respondo por mim e não pelos outros.

      • Eu sei disso. Vocês vivem de ilusões, não resta dúvida. Eu sou diferente: sou racional e realista e não espero nada em deus como você. Eu vou à luta.
        Já mudou de assunto quando envolve Eduardo Cunha. Sabia que vc é igualzinho o Malafaia? Esses crentes…

        • Não é pelo fato de vc não crê em Deus, que pode se considera racional e os outros desprovido de inteligência, isso tem nome: orgulho!
          “ilusão?” Me regozijo nessa ilusão, porque sei que meu Senhor vive!

          • Ilusão, sim. Tudo no mundo de vocês crentes ocorre no campo hipotético, principalmente o clássico “quando Jesus voltar”. Sabe quando Jesus vai voltar? NUNCA. Se ele tinha esta intenção, desistiu faz tempo. Os tais crentes deturparam totalmente seus ensinamentos e exemplos deixados por ele.

          • Cláudio,

            E agora?Cristo não vai voltar?

            E os escritos bíblicos proféticos e de outras culturas apontando algo diferente p/ o presente momento?

            Não vai acontecer nada que venha gerar um despertar?

            Gostaria de saber.

            Outrossim, no que os evangélicos deturparam tudo? Não é meio vago esse tudo? Gostaria ouvir de você exatamente o que quis dizer sobre esse aspecto.

  4. Robyson Andreotti, Leia!
    Lopes, diz: “SEMPRE ASSIM O CARA CAGA, MATA E ROUBA, EX TUDO”
    Muitas pessoas dizem isto: “fazem tudo de ruim na vida, depois vão ser evangélicos” Não é que fazem tudo de ruim. As pessoas sem conhecimento da palavra de Deus, acham normal se prostituir, adulterar, mentir etc…Quando se convertem a Jesus, contam como testemunho que não fazem mais essas coisas, os incrédulos se escandalizam e falam: “Tá vendo, fez isso e aquilo, agora é crente e virou santo(a)”
    Lendo a palavra de Deus (bíblia), vou dizer, não para acusar os irmãos que já partiram, mas dizer quem foi muitos dos homens que escreveram a bíblia: Moisés, matou um egíptico; Davi, sanguinário, mentiroso e na prostituição, mas quando ouvia falar de Deus, o temia; Salomão seu filho e sucessor do Trono de Israel, um grande prostituto, vivia na poligamia, mil mulheres, ou seja, 700 esposas e 300 concubinas; Paulo, antes de se converter a Jesus, condenou a morte o Apóstolo Estevam ao apedrejamento; Se fosse contar as muitas histórias de erros desses homens de Deus, muitos casos horripilantes, mas que tomaram a decisão de não mais pecarem pelo temor de Deus, alcançaram salvação.
    Não pense o homem, que entrará no Céu porque é bonzinho, mas por arrependimento do mal caminho. Jesus, é o caminho, João 14:6

    • Eu não sigo a tal “palavra de deus”, mas posso te garantir que perto desses tais convertidos eu sou um santo. Andreotti está certíssimo. O cara faz tudo o que não presta na vida, depois se converte e se declara salvo. O passado se encarrega de condenar esses patifes.

      • Cláudio,

        Pior do que esses evangélicos que fizeram tudo, mudam de igreja e param de fazer o que antes faziam, é os católicos que todos os dias vão se confessar com os padres os pecadões, mas permanecem fazendo.

        Pergunto. Qual o menos ruim, o que mudam de casa e param ou os que ficam na casa de sempre, e sempre confessando, e sempre pecando?

        Respondo. São os que mudaram os ares, pois o de lá é pesado. Deixam de pecar, mudando de vida. Se os católicos fossem direitos, não precisavam de estar toda hora enchendo a cabeça dos padres. E esperto que são, os padres escutam pra controlar todo mundo.

        Cristo nunca quis saber pecado de ninguém, perdoava de antemão.

        Ora, até a metodologia entre o sacerdócio e vocês é de esperteza pura.

        Pecados? Só a Deus confessar, modo do suposto arrependido provar que é bom da cabeça, ou seja, provando a Deus que cometeu todos os pecados de forma consciente, que sabe de tudo o que fez.

    • Manoel !!
      depois de passar 12 anos numa igreja evangélica “” O BRASIL PARA CRISTO “”, hoje não acredito mais em nada.
      não entra na minha cabeça, como um deus que se auto-intitula, ONISCIENTE, ou seja, que já sabe o que vai acontecer, antes de acontecer, deixou uma egípcia engravidar, ficar 9 meses fazendo a gestação de um menino, só para Moisés mata-lo mais tarde, deus já sabia que aquele menino egípcio iria morrer nas mãos de moisés, isso faz sentido?? podemos chamar esse deus de bondoso?? pra mim bondade tem outro significado!!
      e todos os outros exemplos que você escreveu, deus já sabia.
      deus já sabia que David iria mandar seu melhor amigo pra guerra, com esperanças de que ele morresse, para David se aproximar da esposa do falecido. podemos chamar esse deus de bondoso??
      você faz isso com seus filhos?? você já sabe que, se o seu filho ganhar uma bicicleta, ele irá morrer atropelado na avenida, mas mesmo sabendo disto, você dá a bicicleta pra ele??
      se sua resposta é sim, eu não posso te chamar de bondoso, no mínimo iria te chamar de pai desleixado.

      • Andreotty,

        Gostaria ter nascido teu filho. Ao certo seus filhos não cometem erro algum, pois você, espertamente, os impede. Melhor que Deus você.

        Mas tem um problema.

        Se os teus filhos forem fazer algo que você, por ser das antigas, considere como pecado mas teus eles, não? Aí vai voar banda de lata pra tudo quanto é lado, pois sem aceitar o imposição, talvez aja até morte.

        Meu caro, quando você e sua mulher morrerem, quem vai dar a proteção de super pais aos seus filhos? Os vizinhos, os parentes, os líderes religiosos deles?

        Se você quer ser massa de manobra de Deus, que o seja. Eu quero ter o direito de pecar, de agir, de ser, desculpe, mas não quero Deus algum que além de dizer o que deva fazer, ainda impeça os meus atos.

        Sou homem formado, não sou criança pra ser tratado como se imbecil o fosse. Meus pais me deram educação, eu faço uso dela como quero. Meus pais me aprontaram para a vida. Não preciso de supervisão, isso o foi quando bebê e criança, sou homem com o código de Deus na mente, e isso basta, eu é que dou o meu destino.

        Não sou máquina, homem sou, gozando duma coisa que se chama de livre arbítrio. E é sob essas assas que pretendo voar, as da liberdade do agir e do ser, meu caro.

        Somos deusinhos, ou seja, filhos de Deus, então ajamos como tal, o de responsáveis.

        Quem diferente pensar, já pode começar a beber óleo l

      • Andreotty,

        Gostaria ter nascido teu filho. Ao certo seus filhos não cometem erro algum, pois você, espertamente, os impede. Melhor que Deus você.

        Mas tem um problema.

        Se os teus filhos forem fazer algo que você, por ser das antigas, considere como pecado mas teus eles, não? Aí vai voar banda de lata pra tudo quanto é lado, pois sem aceitar o imposição, talvez aja até morte.

        Meu caro, quando você e sua mulher morrerem, quem vai dar a proteção de super pais aos seus filhos? Os vizinhos, os parentes, os líderes religiosos deles?

        Se você quer ser massa de manobra de Deus, que o seja. Eu quero ter o direito de pecar, de agir, de ser, desculpe, mas não quero Deus algum que além de dizer o que deva fazer, ainda impeça os meus atos.

        Sou homem formado, não sou criança pra ser tratado como se imbecil o fosse. Meus pais me deram educação, eu faço uso dela como quero. Meus pais me aprontaram para a vida. Não preciso de supervisão, isso o foi quando bebê e criança, sou homem com o código de Deus na mente, e isso basta, eu é que dou o meu destino.

        Não sou máquina, homem sou, gozando duma coisa que se chama de livre arbítrio. E é sob essas assas que pretendo voar, as da liberdade do agir e do ser, meu caro.

        Somos deusinhos, ou seja, filhos de Deus, então ajamos como tal, o de responsáveis.

        Quem diferente pensar, já pode começar a beber óleo lubrificante.

  5. O que podemos esperar de um País como este, onde 90% da população é analfabeta funcional, seguem como gado e não tem opinião própria. A corrupção já está arraigada no Brasil, desde que os portugueses chegaram nessa nação.

    • Jakeline,

      Imagine se esse povo fosse 100% alfabetizado. Ora, com toda a deficiência, temos colocado pra correr políticos que faz gosto. Imagine o povo todo alfabetizado. Aliás, país algum no mundo fez ou faz quanto ao tema de cartão amarelo ou vermelho pros nossos representantes.

      Você, se não morar no Brasil pode usar a internet e verificar quantos já desceram do cavalo, tendo que abandonar/abdicar do poder. Mas eficaz do que isso só numa revolução, ou seja, cabeças rolando, sangue e lágrimas, coisas que não haverão de ocorrer por ser o Brasil uma democracia.

  6. Quer dizer que quem mata rouba entres outros pecados está condenado para sempre, acabou para essa pessoa, não me refiro a conhecimentos bíblicos e sim pela razão, matar é um grande pecado será, maior que o de roubar, existe uma tabela de pecadão e pecadinho. No intuito de empurrar goela abaixo e desmoralizar a crença alheia, fala-se muita tolice,

DEIXE UMA RESPOSTA