Em Efésios 2.2, o apóstolo Paulo se refere a satanás como “príncipe das potestades do ar”, e muitos interpretam essa descrição de maneira incorreta, como se fosse uma descrição de onipotência. O pastor John Piper, um dos mais renomados teólogos do mundo, falou sobre o tema em seu podcast e explicou todo o contexto.
Um dos ouvintes questionou Piper sobre o motivo de satanás ser descrito como “o príncipe das potestades do ar”, e o pastor introduziu a conceituação explicando que
embora não exista uma resposta objetiva, há indicações na Bíblia que permitem entender o termo.
“Seria imprudente colocar muita ênfase no que estou prestes a dizer, porque embora seja importante – está na Bíblia – não é tão importante quanto outras coisas claras, mesmo nestes versículos e em outras partes do Novo Testamento”, advertiu Piper.
O pastor explicou ainda que “o fato de satanás ter alguma autoridade no ar não implica que ele seja onipresente ou onisciente”, ponderando, entretanto, que “ele tem muitos espíritos imundos, demônios, à sua disposição, e eles estão espalhados por todo o mundo, no ar”.
Em seguida, acrescentou que “o ar é simplesmente o que Paulo e as pessoas de sua época chamavam de espaço acima da Terra, e eles não tinham consciência científica de quão alto o ar subia”. Sendo assim, a palavra “ar” no versículo é “apenas uma declaração geral sobre a esfera da nossa vida”.
Em relação ao termo “príncipe das potestades”, Piper acredita que isso significa “governante de autoridade”, dizendo que “o governo de satanás no poder do ar, ou abaixo dos céus, não é supremo”.
Piper também citou 2 Coríntios 4.4, que descreve o diabo como “o deus deste mundo” que “cegou as mentes dos incrédulos, para impedi-los de ver a luz do Evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus”.
“Acho que ‘deus deste mundo’ e ‘governante da autoridade do ar’ são termos virtualmente intercambiáveis, com o mundo sendo a esfera em que vivemos e o ar sendo a esfera em que vivemos”, continuou o pastor.
Em última análise, Piper acredita que “satanás é um espírito invisível como o ar, não como carne e sangue”, e apontou uma verdade mais relevante sobre o que a Bíblia diz a respeito de poder: “Cristo é exaltado como Rei ao mais alto Céu, acima de todo governo e autoridade. O príncipe das potestades do ar não é soberano. Ele está na coleira”, disse.
De acordo com informações do portal The Christian Post, outro respeitado pastor e teólogo, John MacArthur, afirmou em 2022 que o significado do termo “o príncipe das potestades do ar” apenas “identifica Satanás como o governante de um reino espiritual”, e interpretou “o ar” como sendo “o mundo imaterial, o mundo espiritual, o mundo invisível”, observando que é nessa área que o diabo “se move e opera”.
“Seu trabalho e seus esforços para o mal e o engano acontecem entre os incrédulos. Nem sempre diretamente. Satanás não está em todos os lugares e a todo momento, ele não está em todas as pessoas, mas ele influencia todas as pessoas por trabalhar por meio de seus demônios e da religião falsa. Lembre-se, ele está disfarçado de anjo de luz. Toda a maldade do mundo tem a sua marca”, conceituou MacArthur.