Mais de 14 mil pessoas foram alfabetizadas em todo o país pela Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), desde o ano 2007, presente data, informou hoje, em Luanda, o coordenador do projecto Ler e Escrever, Mário Gonçalves.
Em declarações à Angop sobre as vantagens sociais da alfabetização, Mário Gonçalves informou que deste número, a maior parte foi constituída por mulheres, pelo que exortou a necessidade de um trabalho sensibilização dirigida a homens iletrados.
Referindo-se ao projecto Ler e Escrever, deu a conhecer que vai beneficiar primeiramente jovens e adultos sem condições de enquadramento numa escola pública ou privada.
Desta feita, deu a conhecer que o projecto tem ramificações em vários municípios de Luanda, como Rangel, Maianga, Samba, Kilamba Kiaxi, Cacuaco, Viana e ainda em outros pontos a nível das províncias do país.
Quanto aos professores, Manuel Gonçalves disse que todos ministram aulas a base de um trabalho de voluntariado, isto é, sem compromissos remuneratórios ou religiosos.
As aulas, referiu, são leccionadas nos três turnos, sendo que alguns são subdivididos em duas ou três partes, “o que facilita o alcance de um maior número de pessoas ao dia”.
Cada turma alberga no máximo 25 alunos e no que toca as idades começa dos 12, mas, as vezes, chegam a receber pessoas entre os 60 e 72 anos.
Nestas aulas de alfabetização, as pessoas, independentemente da religião em que estão inseridas, têm a oportunidade de concluir até a quarta classe, seguindo depois para outras escolas caso queiram continuar.
No tocante ao material de apoio para o alfabetizando, o projecto tem contado com a cooperação do Ministério da Educação (MED).
Só em Luanda, neste trabalho de alfabetização efectuado pela IURD, diariamente 500 pessoas têm tido aulas de alfabetização.
Fonte: Angola Press
O Gospel+ disponibilizou um espaço voltado para divulgação de Projetos Sociais focados em ajudar ao próximo. Se você conhece ou desenvolve um projeto social que precise de divulgação, entre em contato conosco através do link redegmais.com.br/contato e nos conte! Informe as áreas de atuação, formas de colaboração, meios de contato e visitas, para que possamos colaborar e servir ao Pai, servindo a seus filhos.