Chadwick Boseman, 40 anos, se tornou mundialmente conhecido após ser escalado para o papel como Pantera Negra nos filmes da Marvel. No último sábado, ele recebeu uma distinção da Howard University, em Washington, DC, e fez o discurso de formatura da turma de 2018, enaltecendo a Deus.
A grande mídia internacional deu destaque às palavras do ator sobre superação e luta por igualdade, justiça social e temas ordinários, mas omitiu suas palavras em gratidão, reconhecimento e honra a Deus.
De acordo com informações do portal UG Christian News, Boseman abriu seu discurso de forma objetiva, “primeiro, honrando ao Criador” e acrescentando que os formandos deveriam “apreciar o Deus os trouxe” e “saborear o triunfo” de se formar numa das grandes universidades dos Estados Unidos.
A Howard University é um reduto da comunidade negra na capital federal dos Estados Unidos, e tem sido, ao longo dos anos, um símbolo de superação para a população afrodescendente no país.
Citando a Bíblia várias vezes, o ator mais uma vez foi bastante enfático no conselho para fazer diferença no mundo: “Encontre o propósito que Deus predestinou dentro de você”.
Nos três filmes que interpretou o personagem da Marvel – Capitão América: Guerra Civil, Pantera Negra e Vingadores: Guerra Infinita – Chadwick Boseman esteve no centro das atenções em filmes com desempenho de bilheteria fabulosos, arrecadando bilhões de dólares.
Mas, antes do sucesso incontestável, o ator recebeu um convite para viver um personagem que o daria seu primeiro salário com seis dígitos. Ao ler o roteiro, no entanto, ele sentiu um conflito interior e confrontou os produtores, dizendo que não faria o papel seguindo a linha de vitimismo. Como resposta, os responsáveis pelo filme o demitiram.
A postura, no entanto, o marcou na indústria de Hollywood, e portas melhores foram abertas. Chadwick Boseman citou I Coríntios 3:6: “Como diz a Escritura, plantei a semente e ela foi regada. Deus fez ela crescer. Às vezes você precisa sentir a dor da derrota para ativar a verdadeira paixão e propósito que Deus predestinou dentro de você”.
Em outro trecho de seu discurso, mais ao final, o ator citou novamente uma passagem bíblica: “Deus diz em Jeremias: ‘Conheço os planos que tenho para você. Planos de fazê-lo prosperar e não de causar dano. Planos de dar-lhe esperança e um futuro (29:11)’. Esses planos superaram qualquer carreira”.
“Tudo o que você escolher para uma carreira, lembre-se das lutas ao longo do caminho e que elas são apenas para moldar você para o seu propósito. Quando Deus quer que algo seja feito, Ele fará. Quando ousei desafiar o sistema, quando questionei esse método de retratar um negro, um caminho diferente se abriu para mim. O caminho para o meu destino”, acrescentou.
Em sua conclusão, frisou que “Deus faz isso para todos”, e disse: “Quando Deus tem algo para você, não importa quem está contra Ele. Deus moverá alguém e a porta será aberta para você”.