Prosperidade fará ateísmo substituir a religião em todo o mundo até 2041, diz estudioso

31

Um estudo realizado pelo Dr. Nigel Barber afirma que a religião será banida da sociedade mundial até o ano de 2041, e substituída pelo ateísmo, devido ao aumento da qualidade de vida da população e prosperidade de países hoje em desenvolvimento.

Barber lançou um livro sobre o tema, chamado Why Atheism Will Replace Religion (“Por que o ateísmo vai substituir a religião”, em tradução livre), onde disserta com mais detalhes sobre sua previsão ousada.

Para a produção do livre, o biopsicólogo irlandês estudou as crenças, hábitos e histórico de pessoas de 137 países, e chegou a conclusão de que as populações vão se tornando ateias conforme vão prosperando materialmente.

Para o professor Barber, os adeptos à religião já não são maioria: “Tais grupos são pequenas minorias da população mundial e que eles vão se tornar ainda mais marginalizados à medida que aumenta a prosperidade global e padrões de vida melhoram”, disse.


Em seu livro, Barber questiona quanto tempo levaria para a maioria dos países em todo o mundo chegarem a um nível semelhante de riqueza e desenvolvimento igual ao países que já têm um número expressivo de ateus, e diz que conforme isso for se concretizando, a proporção de religiosos cairá igualmente aos países já desenvolvidos, pois as pessoas já não precisarão confiar no sobrenatural uma vez que suas necessidades físicas e materiais estão sendo atendidas.

“O declínio da religião não acontece apenas porque as pessoas estão se tornando mais ricas, mas também por causa do aumento da qualidade de vida, diminuição de doenças graves, melhor educação e bem-estar”, diz Barber, que cita dados de países com alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): “A religião é uma prioridade baixa nas culturas japonesa e sueca, onde as pessoas normais são relativamente confortável. Consequentemente, a maioria das populações é ateia”.

Segundo informações do News Channel 9, o estudioso reconhece que os benefícios emocionais da religião favoreceram a evolução da sociedade como um todo, mas afirma que a tendência é que os avanços obtidos através da fé sejam deixados de lado.

Como exemplo, Barber cita um estudo publicado na revista Psychology Today, em 2007, que descobriu que não há quase nenhum ateísmo na África Subsaariana, devido à baixa qualidade de vida, e que na Europa, onde há mais qualidade de vida, o número de ateus é maior. Na Suécia, por exemplo, 64% das pessoas não possuem religião; Na Dinamarca, 48% são ateus, assim como 42% dos alemães; Na França, o número de pessoas sem religião é 44%.

Por Tiago Chagas, para o Gospel+


31 COMENTÁRIOS

  1. e dai já estaremos sido arrebatados, que a religião vai sumir em prol de uma população atras de prosperidade, isto é sabido,,,quem ficar que constate, os ladrões os efeminados e por ai vai estes devem de se preocupar

    • amigo, sinto lhe informar, mas a visão do arrebatamento da igreja antes da grande tribulação não tem base nas escrituras tampouco na visão compartilhada pelos pais da igreja. Esta visão errônea do livramento da igreja é nova e começou junto com o movimento pentecostal americano. A igreja passará sim pela grande tribulação… não se engane!, é claro que o Senhor vai guardar seu povo. Ap 3.10

      • Na verdade, passaremos pelo início da tribulação, não por toda ela… “E, se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria; mas por causa dos escolhidos serão abreviados aqueles dias” Mt 24:22

          • Dayana, em minha opnião estamos no segundo ciclo descrito no capitulo 24 de Matheus
            1 ciclo – período das grandes guerras mundiais – Mt 24:5-6
            2 ciclo – período das crises e catástrofes – Mt 24:7-8 (estamos neste ciclo)
            3 ciclo – período de paz e segurança – 1 Ts 1-4
            4 ciclo – grande tribulação e volta do Senhor – Mt 24:9-14

          • Não estamos, pois os lavados, e Remidos, no Santo Sangue de Jesus Cristo,e que seguiram os seus Mandamentos, não passarão, pela Grande tribulação. pois na tribulação o diabo, matara 1/3 da Humanidade, dos que hoje trabalham para ele. ele se dirá que é (D)deus, agirá como se fosse (D)deus, e matara todos os que ele hoje os usa para Blasfemar contra a palavra de Deus, pois ele dirá que eram contra ele.QUE O AMOR DE JESUS CRISTO, SEJA CONTIGO, E QUEM TU AMAS.

      • MARCIO REALMENTE A IGREJA NÃO FICARA SEM EXPERIMENTAR O COMEÇO DA TRIBULAÇÃO,,MAS QUANDO VIER O ABOMINAVEL,,, E SERA LOGO DEPOIS DOS MOMENTOS DE PAZ E PROSPERIDADE,, QUANDO PARA COMPRAR E VENDER TERA DE TER A MARCA..ENTÃO NÃO ESTAREMOS MAIS AI

  2. A visão desse professor alem de coerente é bíblica. Vale lembrar que as escrituras afirmam que antes da volta do Senhor haveria um período de grande aflição na terra chamado de o grande e terrível Dia do Senhor, que é o juízo de Deus sobre as nações, porem, este tempo seria precedido por um período de paz e segurança – “Porque vós mesmos sabeis muito bem que o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; Pois que, quando disserem: Há paz e segurança, então lhes sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida, e de modo nenhum escaparão”. 1 Ts 5.1-3
    Em minha opinião, muito em breve será lançado ao mundo algumas novidades tecnológicas que revolucionarão o mundo como o conhecemos colocando um fim à atual crise econômica e energética causando uma prosperidade jamais vista, e para mim, a Fundação Keshe cumprirá este papel evando nossa sociedade ao ápice do humanismo.

  3. Lembrando ao Sr Barber que o islamismo cresce na Europa numa proporção de três mulçumanos para cada um ateu ano, o que futuramente poderá culminar com a extição dos ateus no velho continente.

    • Exato! E o que falar do crescimento também grande tanto do Islã quanto do Cristianismo na África – que anda paralelamente ao crescimento financeiro daquele continente? Sério, esse trabalho tem alguns erros visíveis :x

  4. Não deu para concordar muito com a tese desse cara. Digo, não cheguei a analisá-la aprofundadamente, mas de para ver que ele não entende muito de teologia e filosofia da religião elementar. Por exemplo, ele equacionou ateísmo com arreligiosidade, o que um erro elementar de definição. No japão existe tanto bastante ateísmo quanto bastante religião, porque a religião de predominãncia lá é o Xintoísmo que é justamente uma religião atéia (assim como o Budismo). Cometendo erros básicos como esse, fica difícil de dar muita credibilidade ao seu trabalho.

  5. Guerras existem desde que “o homem foi criado”. Ou será que você não sabe que, logo no Gênesis, Caim matou o próprio irmão? Esta foi a guerra mais devastadora, porque eliminou, de uma só vez, 25% da população humana da época. Importante frisar que isso aconteceu quando Deus tinha presença ativa na humanidade, imagine agora que as pessoas se deram conta de que Deus é um mito.

  6. É mais um idiota querendo aparecer, com suas baboseiras.
    Para ver se haverá extinção de crentes e só analisar os últimos 20, 30, 40 anos atrás para ver o crescimento deles e chegaremos a uma estatistica para os próximos anos.

    • Se pararem com essa tal “corrente da prosperidade” enganosa, automaticamente a quantidade de crentes diminuirá. Eles procuram as igrejas por causa dessas promessas, como se pode constatar pelos testemunhos dados nos programas de televisão e nos cultos. O povo está mais preocupado com os benefícios materiais. Os benefícios espirituais podem esperar. É por isso que todos querem ir para o ceu, mas ninguém quer morrer.

      • Estudo e luto por dias melhores como todo ser humano e continuo acreditando em Deus! rsrs Isso nada mais é que fazer ativismo ateu na ciência. Querendo dar a entender que religião é ruim e empobrece uma nação. Preconceito religioso.

        • Marcos, não é preconceito, é apenas constatação e estatística o que ele colocou.
          Basta pesquisar quais os países onde têm mais ateus e agnósticos: Suécia, Finlândia, noruega. Agora Pesquisem os que têm melhor IDH (Indice de Desenvolvimento Humano): Os mesmos.
          Faça a pesquisa ao contrário, os que tem menor índice de ateus e agnosticos: países africanos.
          Isso é FATO. basta você pesquisar por diferentes fontes, chegará a este mesmo resultado.

  7. Coisas de superhomem,

    Ora, essa figura escreve um livro discriminando os que pregam algum fé religiosa, e aí ficamos calados?

    Desde quando religiosidade é um fenômeno inerente a tão apenas a pobres?

    Essa figura é idiota e acha que os outros também o são?

    Quer que as pessoas sejam iguais a ele(ateu) com afronta, com desdém, com menosprezo?

    Bom que esse site pense e repense o que flui em suas páginas, afinal mais que discriminador.

    • Levi, não seja radical, deixe ele expressar a sua opinião, pois é só uma opinião que não vai mudar em nada a fé das pessoas convictas e nem os fatos vindouros determinados por Deus. As Escrituras Sagradas nos adverte quanto ao esfriamento espiritual e o aumento da iniquidade, então se isso acontecer não será surpresa para nós cristãos que cremos na Bíblia como fonte vida, em todos os sentidos. Prosperidade existe somente para os pastores que entorpecem o povo para sustentá-los, por isso muita gente está despertando desse sono ou quando cessa o efeito do entorpecimento, elas deixam de ser cristãs, lógico pala falta de leitura da Palavra, ou porque queriam apenas um motivo para deixar a vida cristã. Logo, na minha visão a prosperidade levará ao esfriamento espiritual de muita gente.

      • Gil,

        Cristo veio ao mundo falando de coisas grandiosas, falando, veja bem, do Reino de Deus já aqui na terra, falando dagente fazer milagres maiores que os feitos por Ele, falando de alegria, falando de ir para o céu, falando em ruas de ouro e cristal, falando em vida nova, falando em herdar os céus e a terra. todas essas coisas pregadas há mais de dois mil anos, sem que ninguém tenha se escandalizado, perdido o amor.

        Dizer que o amor vai esfriar por uma coisa que já foi contada de há muito, isso parece meio que denegridor dos evangélicos, ou será que estou errado?

        • Caro Levi, Paulo nos advertiu a “não ir além do que está escrito” (1 Co 4:6). Portanto, nossa opinião não deve ser levado em consideração quando temos textos claros sobre as profecias. A Bíblia inteira declara que os últimos dias que antecedem a volta do Senhor seriam marcados por apostasia (1 tm 1:4), soberba (2 tm 3:1,2), escarnio (2 Pe 3:3) e que a igreja (organização social) estaria imersa em luxuria, vaidade e orgulho (Ap 3:17) – tudo isto é um claro sinal do ápice do humanismo que nossa sociedade estará mergulhando. Vale lembrar que o humanismo extingue toda a simbologia religiosa e não a espiritualidade.

          As novas tecnologias revolucionarias que já começaram a ser lançadas nos últimos 4 anos estão começando a balançar as estruturas politicas, sociais e econômicas no mundo inteiro e se mostrando como solução final a todas as mazelas atuais que vivemos. Assim que a maior parte dos governantes assinarem o trato de paz mundial cujo comitê se encontra hoje na Bélgica, então, será lançado ao mundo o plano de execução para o desarmamento e o compartilhar das baterias de energia limpa (plasm reactor) que vão abastecer de forma limpa e gratuita as residencias, empresas e veículos. Este movimento acabará com a atual crise e proporcionará uma prosperidade muito maior do que as eras do petróleo e energia elétrica. Isto levará nossa sociedade a um momento de paz e segurança, as barreiras nacionalistas cairão por terra juntamente com todo tipo de ideologia (social, politica e religiosa), as igrejas como organização entrarão em colapso (Mt 24:9-14), e por fim, o mundo será um, os homens serão um só falando uma só língua (Gn11:5). Então dirão… “Não há Deus? Neste universo só há o homem com sua inteligencia” e é exatamente este cenário que trará o juízo de Deus sobre as noções provocando assim seu retorno para implantar seu reino na terra.

  8. A finalidade das igrejas é:
    I Corintios 7:23 façais escravos de homens.
    Gênesis 15:13 disse o Senhor a Abrão: Sabe com certeza tua descendência será reduzida à escravidão,
    Gálatas 3 : 29 E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa .
    I Samuel 8:17 Tomará o dízimo servireis de escravos.
    Amós 4:4 e de três em três dias os vossos dízimos.
    II Pedro 2 :19 prometendo-lhes liberdade, quando eles mesmos são escravos da corrupção;
    I Corintios 15:18 Logo, também os que dormiram em Cristo estão perdidos.
    Os pastores e padres pegam os fieis em três fatores: medo, ganância e culpa.
    Os três P (políticos,padres e pastores) resume em maçonaria.
    Jeremias 6:28 todos eles andam corruptamente.
    Deuteronômio 28:29 serás oprimido e roubado todos os dias, e não haverá quem te salve.
    NAUM 2:9 Saqueai a prata, saqueai o ouro;( saqueai,roubai).

  9. Isso é mais do que óbvio que assim aconteça, pois quanto mais condições financeiras o homem tiver, mais vai se achar auto-suficiente e independente de Deus, porém vai estar cavando a sua própria sepultura, pois o homem sem Deus não é nada, é como um luzeiro de luz apagada, como um preso no corredor da morte aguardando o dia de sua sentença; porém os que confiam no Senhor renovarão as suas forças dia-a-dia, mesmo parecendo perdido e sob a sombra da morte, jamais temerá, pois sabe que seu Deus jamais deixará que ele enfrente seus perigos sozinho e não existe dinheiro no mundo que pague esta segurança que é a de ter um Deus que trabalha por aqueles que nele esperam.

  10. O que esse cientista deixou de levar em conta é que o ser humano não possui apenas necessidades materiais. O ser humano possui também necessidades religiosas espirituais e existenciais. O ser humano não é como um bicho que tendo onde morar e comer bem já basta. Nós somos bem mais complexos que os animais temos outras necessidades além deles.

DEIXE UMA RESPOSTA