Quem quer ouvir a Deus mas não consegue precisa se autoexaminar para entender o que o está impedindo. O pastor Rick Warren, autor do livro Uma Vida Com Propósitos, explicou que durante a jornada cristã há momentos que impedimentos surgem e, para contorná-los, é preciso contar com a direção divina.
O coração do homem – enganoso, como a Bíblia define – muitas vezes é um dos impedimentos que se colocam entre nós e Deus: “Às vezes não damos chance para Deus conversar conosco. Nós tomamos as nossas decisões. Fazemos o que queremos e não o que Deus quer. Nossos corações estão endurecidos e não estamos dispostos a ouvir. Quando você tem uma mente fechada, é claro que Ele não vai falar com você”, escreveu Warren, em um artigo para seu site.
Explicando que quem busca ouvir a voz de Deus precisa entender quais são as barreiras, o pastor afirmou que as mais comuns são orgulho, medo e amargura, de acordo com informações do portal One Place.
“Se você acha que não precisa de Deus em sua vida e quer lidar com as coisas sozinho, provavelmente não está escutando o que Deus fala. O orgulho impede que você esteja aberto à possibilidade de que Deus diga algo para você”, pontuou.
Rick Warren também explicou que “muita gente não ouve a Deus porque tem medo de ouvir Deus falar”, e se dar conta que está fazendo o oposto do que deveria: “Talvez você pense que ouvir a voz de Deus ou sentir Sua liderança pode te tornar em um tipo de fanático religioso”, sugeriu.
O terceiro ponto mais comum, a amargura, foi abordado pelo pastor com um alerta: “Quando você se prende à mágoa, ressentimento ou rancor, você não é capaz de ouvir a Deus, porque seu coração está endurecido. Ele se tornou frio e te fez defensivo, até mesmo para o amor de Deus”.
Deixar no passado qualquer situação que alimente esses sentimentos é o primeiro passo para voltar a ouvir a voz de Deus: “Não por causa da outra pessoa, mas por sua causa. O ressentimento está matando você! O ressentimento é uma ferida que faz com que pessoas do seu passado continuem te machucando hoje”.
“Você precisa perdoá-las. Não porque elas merecem perdão, mas porque você precisa seguir em frente com sua vida. Você precisa se livrar da amargura, medo e orgulho que impedem que você ouça a voz de Deus e viva Seu propósito. Essa é a chave para abrir sua mente e coração para que você possa ouvir o Senhor”, aconselhou.