O número de divórcios entre os cristãos aumentou nos últimos anos, em boa parte devido ao contexto cultural de liberalismo moral. Por outro lado, algumas questões são de natureza pessoal e envolvem, por exemplo, o tempo de qualidade no casamento e o exercício da gratidão. É no que acredita o pastor e teoterapeuta Valcelí Leite.
Com quase 30 anos de ministério, Valcelí lançou um livro pela Editora New Naipe, visando ajudar casais a encontrar, em Deus, a ajuda necessária para cultivar um casamento saudável e próspero.
“Como Cultivar seu Casamento” é o título da obra de quase 100 páginas, onde uma série de experiências do teoterapeuta são trazidas na forma de orientações e dicas para os interessados no assunto.
“Como terapeuta de casais e famílias, sempre tive grande satisfação em ver famílias restauradas. Ao longo dos anos, observei que, após cada sessão, muitos casais conseguiam superar suas dificuldades, romper barreiras de orgulho e buscar a restauração de seus relacionamentos”, disse ele ao Guiame.
Com 57 anos, casado, pai e avô, Valcelí Leite disse que o objetivo do livro é ensinar que a Palavra de Deus é uma “bússola” para o casamento, desde que entendida corretamente e aplicada aos desafios cotidianos, muitos dos quais típicos da vida moderna.
Duas condições
A dedicação do tempo de qualidade é uma das condições fundamentais para um casamento saudável, segundo o pastor. “Gary Chapman, autor de ‘As Cinco Linguagens do Amor’, enfatiza a importância de dedicar tempo exclusivo ao parceiro, livre de distrações como celular, seriados e filmes”, explica ele.
“Atividades simples, como caminhadas ou conversas significativas durante uma refeição, podem fazer uma grande diferença na reconexão e fortalecimento do vínculo conjugal”, ressalta o teoterapeuta.
De forma semelhante, a gratidão é outra condição fundamental para o sucesso no casamento bíblico. Algo que, apesar de parecer simples, tem sido negligenciado em muitos lares.
“John Gottman, um renomado pesquisador de relacionamentos, descobriu que a apreciação e a gratidão são fundamentais para um casamento saudável. Demonstrar alegria pelas pequenas coisas que o cônjuge faz fortalece a conexão emocional e cria um ambiente positivo e acolhedor”, conclui Valcelí.