Todas as pessoas, incluindo os homossexuais, refletem a imagem de Deus. Esse é o mote de uma campanha promovida por um grupo cristão que quer incentivar as pessoas a tratarem o próximo com respeito.
Roma Downey, atriz e co-produtora da série The Bible (“A Bíblia”, exibida pela TV Record no Brasil) e Jim Daly, presidente da organização cristã Focus On The Family – conhecida por pregar a favor da família tradicional – são dois dos líderes cristãos que aderiram à campanha Imago Dei, que em latim, significa “imagem de Deus”.
“Se tivéssemos a imagem de Deus na mente de cada ser humano, poderíamos mudar o mundo. Eu quero que nós cristãos não venhamos ser conhecidos pelo que nos opomos, mas pelo que nos propomos a fazer”, afirmou o reverendo Samuel Rodriguez, presidente da Conferência de Liderança Cristã Hispânica Nacional.
Um texto da campanha que circula na internet afirma que “a imagem de Deus existe em todos os seres humanos: preto e branco; ricos e pobres; heterossexuais e gays; conservadores e liberais; vítimas e agressores; cidadãos e sem documentos; crentes e descrentes”.
De acordo com o Religion News, o reverendo Rodriguez ressaltou que a proposta é transmitir o conceito de igualdade: “Não se trata de apologia a um estilo de vida, à ideologia política, visão de mundo”.
Eric Teetsel, diretor da Declaração de Manhattan, afirmou que a campanha não se trata apenas de ignorar diferenças, mas de promover princípios: “Não devemos esquecer que a doutrina da Imago Dei conduz necessariamente a outros compromissos, especialmente no que se refere à vida, matrimônio e liberdade religiosa […] Os cristãos têm enfatizado a Imago Dei por um longo tempo, e muitas vezes [nosso discurso tem] caído em ouvidos surdos. Se esse movimento levar as pessoas a ouvi-lo pela primeira vez, isso será uma coisa maravilhosa”, concluiu Eric.
Por Tiago Chagas, para o Gospel+