A vida amorosa de algumas casais possui idas e vindas, nem sempre muito boas. A correria do dia-a-dia e expectativas de cada pessoa na relação nem sempre correspondem aos cuidados exigidos no casamento, na prática. Foi isso o que experimentou Harold Holland, hoje com 83, e Lillian Barnes, com 78, quando se casaram pela primeira vez em 1955.
Eles formaram uma família quando se casaram em 24 de dezembro de 55, tendo cinco filhos durante os oito anos que se seguiram. Todavia, o trabalho e a dificuldade de criar os filhos impediram o casal de se dedicar um ao outro na relação, acarretando o fim do casamento. Comentando sobre isso, Lillian apontou os motivos:
“Eu acho que o fato de termos filhos tão rápido e ele trabalhar o tempo todo, enquanto eu ficava em casa com as crianças foi o que causou o fim do nosso casamento. Nós simplesmente não tínhamos tempo. Você simplesmente se destrói sempre que não tem tempo para se divertir”, disse ela, segundo o The Christian Post.
“Eu não era capaz de cuidar de cinco crianças. Estávamos em uma cidadezinha onde não conhecíamos ninguém. Não tínhamos nenhuma babá ou qualquer coisa em que pudéssemos fazer para ter um tempo para nós à noite, ir a algum lugar para ver um filme ou seja o que for”, acrescentou.
Na época o casal não era evangélico. Eles seguiram suas vidas, se casaram com outras pessoas e constituíram novas famílias, tendo mais filhos. Durante esse tempo, porém, ambos conheceram o evangelho, o que lhes ajudou a compreender melhor questões importantes da vida familiar, como atenção, cumplicidade e o cuidado na relação.
“Bem, isso tem um grande impacto”, disse Lillian sobre a importância da fé em Cristo. “Nós dois somos membros das nossas igrejas. Ele vai para uma igreja e eu vou para a outra, mas tenho certeza que vamos mudar isso quando nos casarmos”, explica ela.
“Você tem que ter fé ou então você não vai conseguir continuar. Eu acho que nós sempre tivemos a fé de que um dia estaríamos juntos novamente”, disse ela, empolgada pelo fato de já estarem com a data marcada para uma nova cerimônia de casamento, no próximo dia 14 de abril na Igreja Batista Trinity, onde Lillian é membro.
Questionados sobre quais conselhos gostariam de dar aos jovens casais, Harold foi enfático:
“Prestem mais atenção uns aos outros. Tenham mais tempo para a família”. Lillian, por sua vez, frisou o cuidado com as necessidades da esposa: “Prestar mais atenção às necessidades dela, tanto quanto ficar longe das crianças por um tempo. Ela precisa ter algum tempo para si mesma, mas muitas vezes nem sequer tem um tempo a sós com o marido, como foi o nosso caso, porque tínhamos cinco filhos”, disse ela.