Beth Guerra
Mais de 60 mil capixabas passaram pelo pavilhão de exposições de Carapina, onde foi realizado o Vinde e Vede 2007, retiro de carnaval da renovação carismática católica no Espírito Santo. O evento deste ano é em tom de comemoração dos 40 anos da renovação carismática. Durante os dias de carnaval, os jovens que participam do Vinde e Vede reforçam o compromisso com Deus e com a igreja e a importância de viver sem vícios e sem os apelos da carne.
O coordenador-geral do Vinde e Vede, André Augusto, conta que neste ano a expectativa de participantes foi superada. “O Vinde e Vede deste ano superou a nossa expectativa e estamos batendo recordes. É um carnaval sadio, cristão e com a mesma alegria, com a mesma euforia. A diferença é que a gente sente a presença de Deus, nos encontramos com Ele”.
A estudante Bruna Oliveira, 21 anos, conta que há nove anos marca presença no Vinde e Vede durante o carnaval. “Já faz nove anos que eu participo do Vinde e Vede. Aqui eu me encontro com meus amigos e quando eles não vem eu venho sozinha”.
Durante o dia, o público do evento, a maioria jovens, participa de momentos de oração e de pregações. À tarde, adoração, atividades artísticas como teatro, além da missa, programada para às 18h. Em seguida, acontece os shows. Nesta terça-feira, a animação fica por conta da banda Semente de Vila Velha.
Folia
Enquanto uns preferem fazer um carnaval mais calmo, outros já escolhem a folia. Na Curva da Jurema, em Vitória, assim como em vários outros balneários do Estado, o ritmo do carnaval foi o pagode e o samba. A esteticista Carla Rodrigues conta que essa época do ano combina com praia e apreciação de bebida alcóolica moderadamente.
“Eu gosto de praia, quiosque e uns locais mais desertos que são mais tranquilos. Gosto mais de ritmo do Nordeste e outros mais animados”.
O mesmo acontece com o mecânico mineiro Paulo de Oliveira, que prefere praia e muito sol no carnaval e sempre que tem folga. “Sou de Minas e sempre que tenho folga venho pra Curva da Jurema ou outra praia. Eu gosto muito”.
Para garantir a segurança de foliões no último dia de folia na Curva da Jurema, o balneário recebeu reforço de 20 policiais militares durante o início da tarde. Ao todo, 30 militares fazem a segurança do local.
Fonte: Gazeta Online