Uma pesquisa da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), feita com adolescentes entre 15 e 18 anos, mostra que os jovens estão exagerando no uso do computador à noite e que esse hábito tem gerado distúrbios do sono e baixo rendimento escolar. Os pesquisadores entrevistaram 160 estudantes e concluíram que a maior parte costuma navegar na internet durante a noite.
O estudo concluiu que do total de jovens que usam o computador à noite, 76% navega na internet entre 17h e 6h e, ainda, que 90,4% deles freqüenta a rede nos fins de semana, das 17h às 3 horas da madrugada. Os resultados da pesquisa foram publicados no artigo “Uso noturno de computador por adolescentes: seu efeito na qualidade de sono”, que foi incluído na edição de junho da revista “Arquivos de Neuro-Psiquiatria”.
O pesquisador Rubens Reimão declarou que, de fato, os adolescentes estão abusando do uso noturno do computador e, que devido a isso, eles perdem o sono da noite e não conseguem recuperá-lo durante o dia, o que faz com que tenham dificuldades para acompanhar as tarefas escolares.
Rubens afirmou que os pais desses alunos acham a popularização da internet positiva, por contribuir para manter os filhos em casa, longe das drogas e dos perigos da madrugada. Mas, apesar disso, a pesquisa mostra claramente que o excesso do uso da web pode ser prejudicial.
Fonte: Elnet