O ator Will Smith está em cartaz, nos Estados Unidos, no filme Concussion (Um Homem Entre Gigantes, no título brasileiro), em que interpreta o médico neuropatologista Bennet Omalu, um cristão nigeriano que ficou conhecido por importantes descobertas científicas.
Recentemente, Smith contou que as vezes que sua avó o levou à igreja na infância contribuíram fortemente para a composição de seu papel no filme: “Minha avó era realmente a minha ligação com Deus. Ela foi minha professora espiritual”, disse ao Christian Post.
Para o ator, sua avó é “a pessoa mais correta espiritualmente que eu já conheci na minha vida”.
Bennet Omalu descobriu a encefalopatia traumática crônica (CTE na sigla em inglês), doença degenerativa encontrada em número elevado em ex-jogadores da NFL (liga de futebol americano) e que é cada vez mais associada aos traumas das pancadas na cabeça sofridas por eles durante as partidas.
Quando descobriu a causa da CTE nos ex-jogadores, Omalu tentou avisar a liga várias vezes sobre o perigo da doença, mas os responsáveis pelo esporte demoraram para reconhecer a gravidade do problema.
Tudo isso está relatado na reportagem “Game Brain”, da revista masculina GQ com Omalu, que serviu de inspiração para o roteiro do filme Um Homem Entre Gigantes.
Will Smith conta que ao interpretar o doutor Bennet, “a parte científica foi a nova adição […] porque a minha avó não era uma mulher da ciência, ela era uma mulher da espiritualidade e da Bíblia”.
No papel, o ator precisou mesclar suas experiências de fé com estudos sobre a ciência para compor o personagem, pois Omalu é conhecido por destacar que a linha que divide a fé e a ciência é inexistente: “[Elas] caminham juntas”, disse Omalu ao site RNS. “Elas não são antagônicos entre si. Existe a humanidade da ciência. A ciência busca a verdade. A fé procura a verdade. Portanto, há um traço comum entre ciência e fé”.
Embora não se saiba qual a orientação espiritual de Will Smith atualmente, em agosto último a imprensa norte-americana noticiou que ele e sua esposa, a atriz Jada Pinkett-Smith, deixaram a Igreja da Cientologia, seita que tem o ator Tom Cruise como uma espécie de garoto-propaganda e é seguida por diversas celebridades nos Estados Unidos.
Para o neuropatologista Bennet Omalu, a interpretação de Will Smith como cristão no filme é bastante convincente: “Estou feliz quando ouço as pessoas dizerem ‘isto é o melhor que ele [Smith] tem feito’, porque foi esse mesmo espírito de Deus”, afirmou.
“É por isso que eu quero todo mundo veja esse filme, cada cristão deve ir ver esse filme, porque quando você está saindo da sala depois de vê-lo, você vai estar muito orgulho de nossa fé como cristãos”, concluiu.
Assista ao trailer do filme, que estreou no dia 25 de dezembro nos Estados Unidos e tem previsão de estreia no Brasil para março de 2016: