Home » Brasil, Destaque, Esportes, Mundo Cristão

Pastor Renato Vargens afirma que “o UFC não é coisa do capeta” e defende liberdade de escolha sobre assistir lutas. Leia na íntegra

Avatar de Tiago Chagas Publicado por Tiago Chagas em 9 de julho de 2012
Tags: , , ,

Notícias Gospel em seu email

Receba Notícias Gospel em seu email gratuitamente! Insira seu email:

Gospel+ no Twitter!

ou no facebook

Pastor Renato Vargens afirma que “o UFC não é coisa do capeta” e defende liberdade de escolha sobre assistir lutas. Leia na íntegra

O MMA é um esporte que mescla diversas artes marciais e os atletas que participam de competições dessa modalidade, precisam conhecer várias técnicas de luta dessas modalidades. O esporte, se popularizou por todo o mundo e não foi diferente no Brasil.

Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica Gospel

No Brasil, o UFC (Ultimate Fighting Championship) é a competição responsável pela popularização do MMA, e a rápida expansão em audiência e praticantes da modalidade, despertou uma polêmica entre líderes evangélicos, alguns favoráveis à prática, outros contrários.

O pastor Renato Vargens publicou artigo defendendo a liberdade de escolha dos fiéis para assistirem ou não as lutas do esporte: “O ‘Ultimate Fight Championship’ não é coisa do capeta”, afirmou.

Vargens escreveu em seu artigo que “infelizmente [...] boa parte dos pastores não conseguem lidar muito bem com o equilíbrio e liberdade que Cristo nos outorgou”, e por isso, impõem restrições a seus membros: “Diferentemente dos que se consideram donos do rebanho, acredito que proibir não é o melhor caminho no processo de edificação e consolidação na vida espiritual do povo de Deus”, pontuou o pastor.

O texto afirma ainda que certas decisões são pessoais, e as imposições de pastores não são corretas: “Acredito piamente que o pastor não pode impor sanções, ou ‘castigos’ disciplinares àqueles que por um motivo ou outro resolveram contrariar sua vontade assistindo um combate de UFC. Além disso, afirmo que assistir ou não o UFC encontra-se na esfera da pessoalidade e não doutrinária, o que permite com que o individuo decida segundo a sua consciência se deve ou não assistir as lutas em questão”.

Confira abaixo a íntegra do artigo “O pastor me proibiu de assistir UFC”, do pastor Renato Vargens:

Outro dia eu escrevi um texto que despertou a ira de muita gente. Em virtude disso, alguns dos que me leram ficaram alvoroçadíssimos, isto porque, eu ousei falar sobre UFC, que na perspectiva destes é um esporte absolutamente maligno. ( leia a matéria aqui)

Pois é, confesso que o mais me assustou foram alguns dos comentários postados no BLOG e no FACEBOOK. Lamentavelmente teve gente cuspindo maribondo, me xingando de todos os nomes possíveis, simplesmente pelo fato de eu ter afirmado que o “Ultimate Fight Championship” não é coisa do capeta.

Há pouco soube de um pastor que proibiu os membros de sua igreja de assistirem as lutas, visto acreditarem que esse esporte não agrada a Deus. Nesta perspectiva não serão poucos aqueles que não poderão assistir o combate entre Anderson Silva e Chael Sonnen.

Caro leitor, infelizmente sou obrigado a concordar que boa parte dos pastores não conseguem lidar muito bem com o equilíbrio e liberdade que Cristo nos outorgou. Diferentemente dos que se consideram donos do rebanho, acredito que proibir não é o melhor caminho no processo de edificação e consolidação na vida espiritual do povo de Deus.  Junta-se a isso o fato de que acredito piamente que o pastor NÃO pode IMPOR sanções, ou “castigos” disciplinares àqueles que por um motivo ou outro resolveram contrariar sua vontade assistindo um combate de UFC. Além disso, afirmo que assistir ou não o UFC encontra-se na esfera da pessoalidade e não doutrinária, o que permite com que o individuo decida segundo a sua consciência se deve ou não assistir as lutas em questão.

Eu particularmente assisti uma luta somente deste esporte, na verdade, eu prefiro muito mais uma partida de futebol a UFC. No entanto, isto não me dá o direito de satanizar os combates ou mesmo de proibir os membros de minha igreja de assisti-los.

Isto, posto, concluo dizendo: Não quer ver, não veja, contudo não condene quem vê, nem tampouco espiritualize o que não deve ser espiritualizado.

Pense nisso!

Renato Vargens



PS.: Comentários via Google+ estão logo abaixo desabilitados no momento.


Comentários via Facebook

1 já comentou, comente você também

  1. todas as coisa me são licitas mas nem todas me convém, acho que este cidadão só quer chamar a atenção para ele, falso profeta vai ler a bíblia, nossa luta não é contra carne nem sangue, mas contra as potestades e principados e falso profetas que deturpa a fé….

  2. Todos os atletas que competem sao muito bem preparados, por isso quem pode mais chora menos. So nao concordo com as cutuveladas no lutador qdo esse esta quase desmaiado e o que esta por cima nao tem do.Essa pra mim e uma falha dos organizadores.

  3. ainda bem que existem pastores coerentes e de opinião, mando bem d+conheço poucos assim mas reconheço e valorizo pelo esforço de dizer a verdade

  4. José Mauro Souza Lima disse:

    Jesus , por acaso visitava as arenas romanas? Jesus aprovaria dois individuos se violentando mutuamente, danado tapas na cara um do outro e chamaria isso de esporte. Portanto nenhuma luta corporal, violência fisica delibarada é uma atitude cristã. Isso é coisa de gregos e outros povos pagãos.

  5. Sergio Olimpio Ribeiro disse:

    Até quando, ó simples, amareis a simplicidade? E vós escarnecedores, desejareis o escárnio? E vós insensatos, odiareis o conhecimento?
    Provérbios 1:2

  6. Sergio Olimpio Ribeiro disse:

    Coisas que mata o Cristão , fofoca, mentira, pecado, enganação, tv, desejar aquilo que é de outras pessoas.

  7. Sergio Olimpio Ribeiro disse:

    EXAMINAI A ESCRITURAS SAGRADA PORQUE CUIDAIS TER NELA A VIDA ETERNA , ERRAIS POR NÃO CONHECER AS ESCRITURA SAGRADA.

  8. João Hernane disse:

    Não gosto dessa expressao, mas tenho que falar kk mas só idiota e manipulado e sem sabedoria que perde tempo ouvindo e sendo manipulado por esses digamos assim falsos lideres estas cheio por ai e muitos mau intecionados que muitas vezes criam uma especie de religiao que propria biblia diz ser contrar que nao salva ninguem, porq cada um tem suas escolhas, mas é bom ouvimos conselhos..ex: salvação é uma coisa indiviual, mesma coisa se vc quer seguir deus ou nao.. As escolhas vao de cada um …quando vejo alguns crente por ai sem generalizar especificamente pentecostal no brasil que é assim que mandam uma pessoa dizendo que vai para o inferno só pela cor do cabelo, vestimentar e nao o que estas no coração da pessoa– sua fé etc..pense nisso

  9. Sergio Olimpio Ribeiro disse:

    POVO EVANGÉLICO OU CRISTÃO DEVE LER MAIS A BÍBLIA E SAIR DA FRENTE DA TV. ESTE COMENTÁRIO É PARA OS CRISTÃOS. LEIA A BÍBLIA ESTUDE A MUITO PORQUE TERAS NELA A VIDA ETERNA.

  10. Concordo com o pastor em partes, acho que o pastor não deva impor, mas orientar para não assistir. impor é uma coisa, orientar é outra coisa.

    • SÓ SEI DE UMA COISA TUDO QUE FOR FEITO PARA GLORIFICAR O NOME DO SENHOR JESUS, TA VALENDO… MEU NOIVO É ATLETA PROFISSIONAL DE MMA E GLORIFICA O NOME DE DEUS NO RINGUE E QUANDO TERMINA A LUTA OS ATLETAS SE ABRAÇAM, TIRAM FOTO JUNTOS, CONVERSAM E NÃO TEM NENHUM RANCOR…
      PECADO PARA MIM É JULGAR O PRÓXIMO, É FALAR MAL, É FERIR COM PALAVRAS E ATITUDES, ISSO SIM É VIOLÊNCIA, NÃO UM ESPORTE…

    • SÓ SEI DE UMA COISA TUDO QUE FOR FEITO PARA GLORIFICAR O NOME DO SENHOR JESUS, TA VALENDO… MEU NOIVO É ATLETA PROFISSIONAL DE MMA E GLORIFICA O NOME DE DEUS NO RINGUE E QUANDO TERMINA A LUTA OS ATLETAS SE ABRAÇAM, TIRAM FOTO JUNTOS, CONVERSAM E NÃO TEM NENHUM RANCOR…
      PECADO PARA MIM É JULGAR O PRÓXIMO, É FALAR MAL, É FERIR COM PALAVRAS E ATITUDES, ISSO SIM É VIOLÊNCIA, NÃO UM ESPORTE…

  11. Violência é a lavagem cerebral quem desses pastores

    • Sergio Olimpio Ribeiro disse:

      Grande besteirol kkkkkkkkkkkkkk

    • vc acredita num deus plagiado de deuses sol mais q provado pela historia e arqueologia acredita.

      Acredita em mulher costela, em cobra falante em jumenta falante, em arca de Noe , q o mundo tem 6 mil anos, q um livro q ninguém sabe quem escreveu nem quantas vezes ele foi reescrito é um livro de leis um livro q apoia a escravidão, o assassinato de gays,o assassinato de quem trabalha no sábado, o assassinado de quem não acredita mesmo q vc a poligamia , o incesto , a bebedeira , matar um filho em nome de deus caso se tenha um crise alucinogênica.. suas crenças é uma piada me conta mais dos seus valores morais e do seu deus sol plagiado e romanizado pelo imperador constantino.

    • Sergio Olimpio Ribeiro disse:

      Seu deus. é tudo isso que vc descreve.Meu Deus é superior a vc e a seu deus romanizado.

    • Sergio Olimpio Ribeiro disse:

      Seu deus. é tudo isso que vc descreve.Meu Deus é superior a vc e a seu deus romanizado.

    • Sergio Olimpio Ribeiro disse:

      que se projetar pendura um rolo de linguiça no pescoço e sai na rua kkkkkkkkkk

    • Sergio Olimpio Ribeiro disse:

      que se projetar pendura um rolo de linguiça no pescoço e sai na rua kkkkkkkkkk

    • Fernando Breda Ferreira Cada um acredita no que quer, e cada é livre pra isso, mas como vi que vc pediu prova da uma olhada neste video onde o Jô entrevista Arqueólogo Dr. Rodrigo Silva, que mostra que contra fatos não há argumentos.
      "As pessoas pedem provas, aí vem um estudioso e dá as provas, aí falam que não tem como provar… Então por que pedem provas? Assim como toda a História, principalmente as mais antigas, onde não se tinha a preocupação com o registro histórico, não tem como garantir 100%, mas insiste-se em acreditar em tudo, menos na Bíblia…." http://www.youtube.com/watch?v=d6DIn5W7SfQ

    • Fernando Breda Ferreira Cada um acredita no que quer, e cada é livre pra isso, mas como vi que vc pediu prova da uma olhada neste video onde o Jô entrevista Arqueólogo Dr. Rodrigo Silva, que mostra que contra fatos não há argumentos.
      "As pessoas pedem provas, aí vem um estudioso e dá as provas, aí falam que não tem como provar… Então por que pedem provas? Assim como toda a História, principalmente as mais antigas, onde não se tinha a preocupação com o registro histórico, não tem como garantir 100%, mas insiste-se em acreditar em tudo, menos na Bíblia…." http://www.youtube.com/watch?v=d6DIn5W7SfQ

    • Sergio Olimpio Ribeiro disse:

      Até quando, ó simples, amareis a simplicidade? E vós escarnecedores, desejareis o escárnio? E vós insensatos, odiareis o conhecimento?
      Provérbios 1:2

    • Sergio Olimpio Ribeiro disse:

      Até quando, ó simples, amareis a simplicidade? E vós escarnecedores, desejareis o escárnio? E vós insensatos, odiareis o conhecimento?
      Provérbios 1:2

    • VC E UM ATEU RSRSRS!
      REPITA COMIGO SOU ATEU GRACAS A DEUS. KKKKKKKKK….
      VC E RIDICULOOOOO KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK….
      NAO SABE PORCARIA NENHUMA E QUER DAR UMA DE ENTENDIDO VAI LER A BIBLIA.
      E CONHECEREIS A VERDADE E A VERDADE VOS LIBERTARA!!!

    • To errado sobre a bíblia ser um monte de barbaridades ??

      Jesus é uma fabula tirada do deus mitra q o imperador constantino adorava..

      Em baixo da uma historia de como a bíblia pode ser usada

      Laura Schlessinger é uma personalidade do rádio americano que distribui conselhos para pessoas que ligam para seu show.
      Recentemente ela disse que a homossexualidade é uma abominação de acordo com Levítico 18:22 e não pode ser perdoada em nenhuma circunstância. O texto abaixo é uma carta aberta para Dra Laura, escrita por um cidadão americano e divulgada na Internet.
      “Cara Dra. Laura, Obrigado por ter feito tanto para educar as pessoas no que diz respeiro à Lei de Deus. Eu tenho aprendido muito com seu show e tento compartilhar o conhecimento com tantas pessoas quanto posso. Quando alguém tenta defender o homossexualismo, por exemplo, eu simplesmente lhe lembro de que Levítico 18:22 afirma que isso é uma abominação. Fim do debate.
      Eu preciso de sua ajuda, entretanto, no que diz respeito a algumas leis específicas e como segui-las:
      a. Quando eu queimo um touro no altar como sacrifício, eu sei que isso cria um odor agradável para o Senhor (Levítico 1:9). O problema são os meus vizinhos. Eles reclamam que o odor não é agradável para eles. Devo matá-los por heresia?
      b. Eu gostaria de vender minha filha como escrava, como é permitido em Êxodo 21:7. Na época atual, qual você acha que seria um preço justo por ela?
      c. Eu sei que não é permitido ter contato com uma mulher enquanto ela está em seu período de impureza menstrual (Levítico 15:19-24). O problema é: como eu digo isso a ela? Eu tenho tentado, mas a maioria das mulheres toma isso como ofensa.
      d. Levítico 25:44 afirma que eu posso possuir escravos, tanto homens quanto mulheres, se eles forem comprados de nações vizinhas. Um amigo meu diz que isso se aplica a mexicanos, mas não a canadenses. Você pode esclarecer isso? Por que eu não posso possuir canadenses?
      e. Eu tenho um vizinho que insiste em trabalhar aos sábados. Êxodo 35:2 claramente afirma que ele deve ser morto. Eu sou moralmente obrigado a matá-lo mesmo?
      f. Um amigo meu acha que, mesmo que comer moluscos seja uma abominação (Levítico 11:10), é uma abominação menor que a homossexualidade. Eu não concordo. Você pode esclarecer esse ponto?
      g. Levítico 21:20 afirma que eu não posso me aproximar do altar de Deus se eu tiver algum defeito na visão. Eu admito que uso óculos para ler. A minha visão tem mesmo que ser 100%, ou pode-se dar um jeitinho?
      h. A maioria dos meus amigos homens apara a barba, inclusive o cabelo das têmporas, mesmo que isso seja expressamente proibido em Levítico 19:27. Como eles devem morrer?
      i. Eu sei que tocar a pele de um porco morto me faz impuro (Levítico 11:6-8), mas eu posso jogar futebol americano se usar luvas? (As bolas de futebol americano são feitas com pele de porco).
      j. Meu tio tem uma fazenda. Ele viola Levítico 19:19 plantando dois tipos diferentes de vegetais no mesmo campo. Sua esposa também viola Levítico 19:19 porque usa roupas feitas de dois tipos diferentes de tecido (algodão e poliéster). Ele também tende a xingar e blasfemar muito. É realmente necessário que eu chame toda a cidade para apedrejá-los (Levítico 24:10-16)? Nós não poderíamos simplesmente queimá-los em uma cerimônia privada, como deve ser feito com as pessoas que mantêm relações sexuais com seus sogros (Levítico 20:14)?
      Eu sei que você estudou essas coisas a fundo. Então estou confiante de que possa ajudar. Obrigado novamente por nos lembrar que a palavra de Deus é eterna e imutável. Seu discípulo e fã ardoroso.

    • To errado sobre a bíblia ser um monte de barbaridades ??

      Jesus é uma fabula tirada do deus mitra q o imperador constantino adorava..

      Em baixo da uma historia de como a bíblia pode ser usada

      Laura Schlessinger é uma personalidade do rádio americano que distribui conselhos para pessoas que ligam para seu show.
      Recentemente ela disse que a homossexualidade é uma abominação de acordo com Levítico 18:22 e não pode ser perdoada em nenhuma circunstância. O texto abaixo é uma carta aberta para Dra Laura, escrita por um cidadão americano e divulgada na Internet.
      “Cara Dra. Laura, Obrigado por ter feito tanto para educar as pessoas no que diz respeiro à Lei de Deus. Eu tenho aprendido muito com seu show e tento compartilhar o conhecimento com tantas pessoas quanto posso. Quando alguém tenta defender o homossexualismo, por exemplo, eu simplesmente lhe lembro de que Levítico 18:22 afirma que isso é uma abominação. Fim do debate.
      Eu preciso de sua ajuda, entretanto, no que diz respeito a algumas leis específicas e como segui-las:
      a. Quando eu queimo um touro no altar como sacrifício, eu sei que isso cria um odor agradável para o Senhor (Levítico 1:9). O problema são os meus vizinhos. Eles reclamam que o odor não é agradável para eles. Devo matá-los por heresia?
      b. Eu gostaria de vender minha filha como escrava, como é permitido em Êxodo 21:7. Na época atual, qual você acha que seria um preço justo por ela?
      c. Eu sei que não é permitido ter contato com uma mulher enquanto ela está em seu período de impureza menstrual (Levítico 15:19-24). O problema é: como eu digo isso a ela? Eu tenho tentado, mas a maioria das mulheres toma isso como ofensa.
      d. Levítico 25:44 afirma que eu posso possuir escravos, tanto homens quanto mulheres, se eles forem comprados de nações vizinhas. Um amigo meu diz que isso se aplica a mexicanos, mas não a canadenses. Você pode esclarecer isso? Por que eu não posso possuir canadenses?
      e. Eu tenho um vizinho que insiste em trabalhar aos sábados. Êxodo 35:2 claramente afirma que ele deve ser morto. Eu sou moralmente obrigado a matá-lo mesmo?
      f. Um amigo meu acha que, mesmo que comer moluscos seja uma abominação (Levítico 11:10), é uma abominação menor que a homossexualidade. Eu não concordo. Você pode esclarecer esse ponto?
      g. Levítico 21:20 afirma que eu não posso me aproximar do altar de Deus se eu tiver algum defeito na visão. Eu admito que uso óculos para ler. A minha visão tem mesmo que ser 100%, ou pode-se dar um jeitinho?
      h. A maioria dos meus amigos homens apara a barba, inclusive o cabelo das têmporas, mesmo que isso seja expressamente proibido em Levítico 19:27. Como eles devem morrer?
      i. Eu sei que tocar a pele de um porco morto me faz impuro (Levítico 11:6-8), mas eu posso jogar futebol americano se usar luvas? (As bolas de futebol americano são feitas com pele de porco).
      j. Meu tio tem uma fazenda. Ele viola Levítico 19:19 plantando dois tipos diferentes de vegetais no mesmo campo. Sua esposa também viola Levítico 19:19 porque usa roupas feitas de dois tipos diferentes de tecido (algodão e poliéster). Ele também tende a xingar e blasfemar muito. É realmente necessário que eu chame toda a cidade para apedrejá-los (Levítico 24:10-16)? Nós não poderíamos simplesmente queimá-los em uma cerimônia privada, como deve ser feito com as pessoas que mantêm relações sexuais com seus sogros (Levítico 20:14)?
      Eu sei que você estudou essas coisas a fundo. Então estou confiante de que possa ajudar. Obrigado novamente por nos lembrar que a palavra de Deus é eterna e imutável. Seu discípulo e fã ardoroso.

  12. COMO ALGUNS PASTORES ESTÃO QUERENDO TRAZER MUNDO CERTAS MODERNIDADES PARA DENTRO DA IGREJA NÉ IMAGINA JESUS LUTANDO MMA NÃO IMAGINA A CENA – A BIBIA DIZ QUE DEVEMOS SER IMITADORES DE CRISTO E NÃO SAI DESTRIBUINDO PORRADAS IRMAOS – NOSSA UTA NÃO E CONTRA CARNE OU SANGUE MAS CNTRA PRINCIPADOS E POTESTADES – PESSOA DESTA NÃO SABE QUE É FÉ E MUITO MENOS JESUS – PASTOR LEIA MAIS A BIBLIA E TENTE DESCBRE AS ORIGENS DE TUDO QUANDO FOR TRAZER ALGO DENTRO DA IGREJA – NAO TENHO NADA CONTRA QUEM GOSTA MMA – MAS PASTOR IGREJA É LUGAR DE CURAR VIDAS E HOSPITAL E NAO RINGUI -

  13. Os "crentes" do UFC dão mal testemunho, na tv ainda, chamando palavrão mostrando odio aos adversários. E também o povo é tão cego que não sabem a origem das artes marciais e nem os processos que vieram da cultura chinesa e japonesa, é tudo paganismo, budismo, mantra, meditação trancedental e etc…

  14. VIOLENTO NÃO É UFC ..VIOLENTO É O PROGRAMA DO DATENA AQUILO SIM É VIOLENTO …

  15. Sergio Olimpio Ribeiro disse:

    Todo povo evangélico ou cristão deve ler e estudar a Bíblia e sair da frente da tv.

    • FOI VC QUE PAGOU MINHA TV EU ACHO QUE NÃO INTAO AI CUIDA DA SUA VIDA MEU AMIGO

    • Sergio Olimpio Ribeiro disse:

      Falta lhe educação , falta lhe sabedoria vc é um menino kkkkkkkkk tua tv é tua obrigação comprar e pagar.

    • Sergio Olimpio Ribeiro Quem é vc para ser dono da verdade ??? Vcs engraçado e existe mais de 50 mil doutrinas cristas, engraçado todos vcs estão certos só q nunca entra num consenso. Use argumentos em fez de fica invocando uma entidade sobrenatural para se justificar Hitler fazia o mesmo ele era cristão e alegava que deus falava para ele matar todos os judeus..

    • Sergio Olimpio Ribeiro disse:

      Nunca falei ou escrevi que sou o dono da verdade !!! dono da verdade é Jesus Cristo o Nazareno , este sim é real e poderoso para fazer tudo , inclusive te converter.

      Hitler nunca foi cristão !!! Hitler foi sacristão mistura de satanás com cristão.kkkk

    • Sergio Olimpio Ribeiro disse:

      Fernando Breda Ferreira Até quando, ó simples, amareis a simplicidade? E vós escarnecedores, desejareis o escárnio? E vós insensatos, odiareis o conhecimento?
      Provérbios 1:2

    • Sérgio acredito que nós devemos dar enfase sim a leitura da Palavra e a oração, sem ao menos pestanejar, mais nós Cristãos protestantes não vivemos em um regime monástico, exclusivista e retrogrado. Paulo disse mais ou menos assim: 'para liberdade foi que CRISTO nos libertou. Permanecei, pois firme e não vos submetais de novo a jugo desigual de escravidão.' DEUS através de seu FILHO nos deu capacidade de estarmos no mundo e não nos contaminarmos com ele; cada cristão deve saber até aonde pode ir.

    • Respondi ante de ler tudo r

      Hitler era católico e teve apoio da igreja tanto q o vaticano depois de 50 anos pediu desculpas pois vcs religiosos tem essa

      mania, a realidade q pessoas de todas as crenças ou sem ela fazem o mal ou o bem só olhar a historia, escravidão, cruzadas ,

      caça as bruxas, o problema q pessoas mas usam deus para se justificar..

    • Provérbios – 20:3
      É uma honra dar fim a contendas, mas todos insensatos envolvem-se nelas.

    

Sua resposta

Adicione seu comentário abaixo, ou faça trackback de seu site ou blog. Você pode também assinar esses comentários via RSS.
Seja legal. Não escreva em CAIXA ALTA. Mantenha no tópico. Limite de 3000 caracteres no comentário.

Há 446,297 comentários no Notícias Gospel.