Home » Mundo Cristão

Saiba qual a diferença entre a Bíblia Católica e a Evangélica e conheça os livros apócrifos

Profile photo of Tiago Chagas Publicado por Tiago Chagas em 26 de janeiro de 2012

Notícias Gospel em seu email

Receba Notícias Gospel em seu email gratuitamente! Insira seu email:

Gospel+ no Twitter!

ou no facebook

Saiba qual a diferença entre a Bíblia Católica e a Evangélica e conheça os livros apócrifos

A Bíblia usada pelos protestantes e evangélicos possui sete livros a menos que a Bíblia usada pela Igreja Católica. A diferença ocorre porque durante a Reforma Protestante, Martinho Lutero e seus adeptos resolveram excluir os livros Tobias, Judite, I Macabeus, II Macabeus, Baruque, Sabedoria de Salomão e Eclesiástico (ou Sirácida), que não deve ser confundido com o livro de Eclesiastes.

Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica Gospel

Durante a Reforma Protestante foi decidido que esses livros seriam banidos da Bíblia usada pelas igrejas que surgissem a partir dali pois eles haviam sido recusados pelos rabinos judeus como sendo sagrados, durante um Sínodo (espécie de Concílio) e seriam inconsistentes com a declaração de fé protestante.

Há também capítulos de livros que constam da Bíblia protestante que foram removidos, como os capítulos 13 e 14 do livro de Daniel e os versículos 4 a 16 do capítulo 10 do livro de Ester, assim como os capítulos 11 a 16 do mesmo livro. Existem ainda livros que são considerados apócrifos, e que não constam nem na Bíblia protestante, nem na católica.

Para conhecer os livros que foram removidos da Bíblia usada pelas igrejas evangélicas atualmente, basta clicar nos nomes dos livros abaixo. O link será redirecionado a páginas com o arquivo em pdf hospedados pelo portal Terra. Se desejar, poderá salvar o arquivo dos livros em seu computador, ou até, imprimir.

Confira:

Tobias

Judite

I Macabeus

II Macabeus

Baruque

Sabedoria de Salomão

Eclesiástico (ou Sirácida)

Livro com o conteúdo excluído de Ester

Capítulo 13 do livro de Daniel

Capítulo 14 do livro de Daniel

Há neste link, uma edição com todos os livros da Bíblia, incluindo os sete livros a mais que constam da edição católica e os livros apócrifos, que foram banidos das Bíblias protestante e católica.

PS.: Comentários via Google+ estão logo abaixo desabilitados no momento.


Comentários via Facebook

60 comentaram, comente você também!

  1. Coitado dos antepassados dos protestantes, porque a 600 anos atrás não tinha igreja evangélica, e sem falar que eles usam a bíblia católica, porque se a igreja católica não tivesse cuidado dos pergaminhos com as escrituras, eles não leriam a palavra verdadeira que eles tem hoje, mesmo assim tiraram 7 livros dizendo que são livro apócrifos, agora o Edir macedo diz publicamente que é a favor do aborto para não gerar futura superpopulação, Bom ele ta rico mesmo pode falar oque quiser e não precisa enganar mais ninguém. Na verdade gosto muito dos evangélicos, só não gosto dos falsos pastores que os engana descaradamente…e também concordo quanto as danças que escandalizam minha igreja os que bebem sem importar em estar num lugar santo, Tem católicos que não testemunha sua fé fazendo assim que a igreja católica seja escandalizada
    mas posso orar em linguás, posso adorar, cantar louvores e não cometer idolatria mesmo sendo católico e amando ao meu senhor Jesus e respeitando minha igreja. E tbm posso contar com o Grande Amor da Mãe de jesus mulher amada por Deus Maria De Nazaré

  2. marcos alexandre disse:

    QUE A PAZ DO NOSSO SENHOR JESUS CRISTO ESTAM CONVOSCO..
    IRMÃOS E IRMÃS NOS OS CRISTÃOS DEVERMOS SER MAS UNIDOS EM NOME DE JESUS E NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO.
    NÃO DEVEMOS ODIAR NOSSOS IRMÃOS POIS ESTARAO ODIANDO A DEUS..
    EU SOU CATÓLICO MAS TAMBEM SOU ENVANGELICO
    TODOS OS DIAS SOU CRITICADO PELOS MEUS IRMAOS POR EU SER DE DUAS IGREJAS CRISTÃ
    MAS A PALAVRA DE DEUS DIZ ORE POR AQUELES QUE VOS PERSSEGUE AMAI UNS AOS OUTROS ASSIM COMO ELE NOS AMA…POR QUE O SENHOR VIVE ,MORREU POR NOS PARA QUE POR INTERMEDIO DELE SEJAMOS NOS SALVOS DEVEMOS SIM TER RESPEITO POR MARIA QUE FOI ESCOLHIDA ENTRE TODAS PRA SER A MAE DO SALVADOR E PELOS PROFETAS E APOSTOLOS QUE FIZERAM A VONTADE DO PAI CELESTE PARA SUA OBRA E SEU PROJETO DIVINO
    MAS A PALAVRA DIZ CLARAMENTE ADORARAS SOMENTE O SENHOR TEU DEUS E SO ELE SERVIRAS …
    POIS TORNO DIZER SOMENTE O SENHOR JESUS SALVA E LIBERTA …OS NOSSOS IRMAOS APOSTOLOS MARIA E OS OUTROS PROFETAS QUE JA ESTAO MORTOS PELA GRAÇA DE DEUS NAO INTERCEDES POR VOS PORQUE JA ESTAO MOTOS E ESTAO ESPERANDO O JUIZO. SOMENTE NOSSO SENHOR JESUS INTERCEDE POR VOS SOMENTE JESUS TEM QUE SER VENERADO ADORADO E AMADO……
    FIQUEM NA PAZ CRISTO JESUS.. MEUS AMADOS….

  3. Olha amados, não tem razão nem catòlicos nem evangelicos nos seus comentàrios postados porque cada um apresenta um dialogo que beneficia a sua religião segmentada. Quanto qual ser´´a a Igreja certa ou errada, estão todos perdidos nos seus comentarios. Porque voceis se esquecem que não existem Igrejas essas ou aquelas. As igrejas somos nòs que eramos para sermos templos e moradas do Espirito Santo. E o Esp. S. não pode abitar em corações sujos pelas erezias provocadas por interesses equivocados. Todos os comentàrios que li aqui, são de pessoas que precizam nascerem novamente e se transformarem em igrejas onde resida esse esp. maravilhoso, o esp. de Deus, fale de amor, mais viva tambèm não conviva com a discordia, pois vira descordia, que provoca discordia, e faz nascer a discordia, è a escuridão provocando a escuridão em uma noite sem estrelas. Viva para Deus e seràs voc uma verdadeira Igreja.

    Pr. Manoel F. Teodozio Prof. Teologo em Bacharel.

  4. Pelo amor d Deus ! Q absurdo, discutir religião ! Sou evangélica e jamais discuto… Sabe do q precisamos ?! Precisamos aceitar e crer q Jesus é o único Salvador e ser obedientes aos mandamentos . Amar a Deus sobre tdas as coisas e ao próximo como a si mesmo, cumprir o Ide e ser fiel até a morte. (pregar a palavra e ñ discutir) Pois tdo aquele q crer e for batizado será salvo e o q ñ crer já é condenado. Orai por tdos os homens e saiba ser pescador d homens, como Jesus nos instruiu. Amém ?!

  5. Uma pergunta quero deixar no ar. Qual religião mais perde ou perdeu pessoas para a outra? Católicos ou evangélicos? Diante disso cabe ressaltar que contra fatos não há argumentos. .

  6. CLERIO MARCIO disse:

    IRMÃO EM CRISTO . HÁ DUAS BILBIAS JUDAICAS UMA EM HEBRAICO FEITA POR LIVROS DE JUDEUS DA PALESTINA E OUTRA POR JUDEUS DE FORA E DENTRO DA PALESTINA. NOS ANOS 250 DC OS RABINOS DA PALESTINA NÃO ACEITARAM A DE FORA DIZEM QUE SÓ É DE DEUS O QUE FOI ESCRITO NA “TERRA SANTA”, LEMBREM DOS SAMARITANOS E TIRARAM OS LIVROS DOS PROFETAS QUE NÃO ERAM PALESTIONOS PORQUE NÃO FORAM ” INSPIRADOS POR DEUS”. O MOTIVO DESSA DUAS BIBLIAS É O MESMO MOTIVO DA BRIGA DE JUDEUS DE ISRAELENSES E PALESTINOS ATÉ HOJE QUE É REGIONALIDADE. UMA VEZ ACEITA PELO APOSTOLOS A BIBLIA COM TODOS OS LIVROS FOI TRADUZIDA PARA O GREGO , LATIM, ALEMÃO POR LUTERO E COMPLETA UMA PROVA QUE OS APÓSTOLOS ADOTARAM A BÍBLIA HARAMAICA ESTAM EM RM1,12-32 SE REFERA A SB13,TG 1,19 ECL 5,11 HB11,34 A MAC 6,18MT 11,29 A ECL E AP 18,2 A MAC 9,12-17 E OUTRAS MUITAS CITAÇÕES. SERÁ QUE DEUS É NACIONALISTA E NÃO ACEITA OS QUE NÃO SÃO JUDEUS? JUDEUS DIZEM QUE SIM E VOCÊ ? E JESUS ENTÃO? OS PRIMEIROS CRISTÃOS ANTES DE LUTERO NÃO SÃO DE DEUS ? E OS DE HOJE? VAMOS VIVER COMO IRMÃOS E DEIXAR A SOBERBA DE LADO EM NOME DE JESUS.AMÉM?

    • Se for olhar o fato de que são livros que, provavelmente, se enquadrariam no Antigo Testamento, segundo estudos. Deus somente tinha o propósito com os israelenses. A salvação, inicialmente, seria de Israel. Somente com o Novo Testamento, a chegada do Filho de Deus, o próprio Deus que se fez carne, é que a salvação pôde ser alcançada por Judeus e Gentios (nós). João 1:11 Veio para o que era seu, mas os seus não o receberam.
      Somente em o Novo Testamento, A salvação pôde ser anunciada aos gentios, acredito que somente sendo do novo Testamento, seriam aceitos.
      Mas, entre nós, discutir sobre o que deveria entrar ou sair, não convém a nenhum de nós. o Gostoso mesmo é estudar, sentir a presença do Espírito Santo, entoar louvores e ser o que o Senhor nos permite que sejamos.

  7. - Esses livros da igreja catolica foram banidos da biblia , porque no tempo que eles foram criados Deus não havia feito profeciias , foram 4 anos sem profeciia nenhuma , e dentro desses 4 anos não haviia nenhum livro , nenhum discipulo ee as pessoas da igreja catolica o criaram , é porriço que na Assembléia de Deus , não tem esses livros , so existe na católica ‘ ¬¬

    • Isso ta errado. A Igreja Católica foi fundada pelo próprio Jesus Cristo quando ele diz: “Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei minha igreja”. E a Igreja Assembléia de Deus com todo respeito é a que mais rouba começando pelo Silas Malafaia que vive defamando a Igreja Católica e os bispos. Todo evangélico diz que nós católicos adoramos imagens, pois isso é mentira, nós apenas veneramos, e está até na Bíblia: “Sede santos por que Eu Sou Santo”. Segundo uma pesquisa, de 2 bilhões de cristãos que existem no mundo 1,1 bilhões de cristãos são católio e protestantes(evangélicos, anglicanos, luteranos, presbiterianos, etc) não passa de 350 milhões em todo mundo.

      • matheus ja que vc acha que venera e diferente de idolatra ou adora imagem le la salmos 115 que vai ter a sua resposta assembleia nao rouba nao vc esta errado eu sou assebleiano nos queremos e almas para jesus depois vc le em malaquias cap 3 que la vai ter sua resposta Deus abençoe

      • amigo vc fala bem no que disrespeito a palavra mas vc esqueseu que a palavra de Deus dis respeito as altoridades. nada contra asua opinião mas vc atrai maudição pra sua vida quando vc julga uma pessoa sem vc o conhecer!!! e só uma coisa a igreja e nem padres e nem pastores vão tidar sauvação e sim Deus!! quando vc conhecer cristo verdadeiramente vc vai deixa de blasfemia

      • Significado de Venerar

        v.t.d. Possuir excesso de consideração por; ofertar reverência a: venerar o pai.
        Sentir ou demonstrar adoração por; cultuar: venerar os santos pagãos.
        Expressar ou possuir respeito por; respeitar: venerar os filmes franceses; venerar a arquitetura estrangeira.
        (Etm. do latim: venerari)

        Sinônimos de Venerar

        Sinônimo de venerar: cultuar e idolatrar

        Antônimos de Venerar

        Antônimo de venerar: desvenerar e odiar

        Definição de Venerar

        Classe gramatical: verbo transitivo direto
        Tipo do verbo venerar: regular
        Separação das sílabas: ve-ne-rar

  8. Ludiery freire disse:

    olha na bíblia catolica nesse livro Tobias 6:9 olha lar porque ensina até baixaria ver e me responde!!!! Os livros da nossa e só 66 entre novo e o velho testamento!!!

  9. Larissa Maria disse:

    Por que vós não se unem em prol de um único DEUS; ao vez de ficar discutindo qual é a religião correta! O tempo que gastam discutindo isto poderiam estar pescando almas para o reino do SENHOR! Sou católica, porém amo meus irmão protestantes e de forma alguma fico discutindo sobre as diferenças de uma ou outra religião e sim prego o que ambas tem em comum, nosso Senhor Deus.

  10. POR ISSO ODEIO A RELIGIÃO QUE TOMA PARA SI, COMO PROPRIEDADE A RAZÃO…
    NÃO HÁ RAZÃO PARA HOMENS QUE MANIPULAM A SOCIEDADE A FIM DE LUCRAR, DETURPAR E COM INTUITO DE ENRIQUECER. NÃO CREIO NEM EM UMA E MUITO MENOS NA OUTRA, QUE SE MOSTRA MAIS AMBICIOSA. FIA TODAS ESSAS RELIGIÕES E QUE AS IGREJAS PAGUEM PESADOS IMPOSTOS QUE SEJAM CONVERTIDAS AS CARIDADE AOS NECESSITADOS, ISSO SIM É TER CONSCIÊNCIA HUMANA.

  11. Marcos Vagner do Prado disse:

    Tem gente desenformada . A Igreja Católica Apostólica Romana como o próprio nome diz, foi fundada por Roma, quando o imperador romano Constantino adotou o cristianismo como religião oficial de Roma fundando assim a igreja cristã. O que na verdade foi uma estratégica militar e politica . Jesus e seus apóstolos todos eram judeus, e na época a judeia éra oprimida por Roma onde até mesmo o rei da judeia foi nomeado pelo império romano . Não se esqueça que Jesus foi condenado pelos judeus e ezecutado de acordo com as leis romanas com o pior forma de ezecução, a crucificação . Forma de mostra aos inimigos de roma qual éra o castigo por desobediencia a Roma . Portanto a igreja católica foi fundada muito depois das mortes dos apóstolos, condenados por Roma na hepoca, hoje conhecidos como martires do cristianismo assim como todos que eram cristãos perseguidos por Roma . Só para que não se esqueça que a maior matança ultrapassando até mesmo o olocausto nazista foi da igreja católica na inquizição incluzive os protestantes e nas guérras chamadas santas . E alem disso o Senhor nos disse .
    – O estudar da letra é enfado da carne . Quando disse isto, queria dizer que as Escrituras não foram feias para se estudar com os olhos da carne . Prova disso é que Jesus enviou seus apóstolos dizendo . – Não vos preocupais com o que a de dizer, pois o Espirito Santo revelara o que a de se dizer .

    • Qta ignorância, a Igreja de Cristo é Romana pq a Sé de Pedro está em Roma, desde que ele se mudou para lá… vá estudar seu burro!

      A Igreja de Cristo é Una,Santa,Católica,Apostólica e Romana.

      Eis os significados:
      UNA:Porque só existe UMA Igreja verdadeira. (FORA DA IGREJA NÃO HÁ SALVAÇÃO!)
      SANTA:Porque Quem A fundou é Santo (Nosso Senhor Jesus Cristo).
      CATÓLICA:Porque ela é UNIVERSAL e está nos quatro cantos do mundo (“Católica”,em Grego,significa:”Universal”) e abrange todos os seus membros, no Céu, no Purgatório e na Terra, de todos os tempos.
      APOSTÓLICA:Porque depois que Jesus ascendeu aos céus,seus APÓSTOLOS,deram continuidade na Igreja (Tradição).
      ROMANA:Porque sua sede (A Santa Sé) se situa em ROMA.

      Pare de mentir e vá estudar!

      • Amado também entendo que a igreja católica é sequencial dos apóstolos, mais é importante lembrar que Deus não salva por nome de religioso e sim por intermédio da fé em Jesus e obediência aos ensinamentos do próprio Senhor Jesus, tenho meus questionamentos com relação a alguns ensinamentos da igreja católica, ainda que seja sequencia dos apóstolos entendemos que as sagradas escrituras terminou em apocalipse livro que foi revelado à João na ilha de Patmos no final do primeiro século da nossa era, e não podemos e nem é permitido acrescentar nada nas sagradas escrituras sagradas.
        Como eu disse que tenho alguns questionamentos com relação aos ensinamentos da igreja católica, por exemplo você escreveu falando de purgatório, a bíblia não nos fala de purgatório, então pra mim é uma invenção pra vender indulgência, e quem estuda a história do cristianismo sabe disso, e o dinheiro destas vendas serviu pra construir a basílica de S. Pedro em Roma, e rezar ou orar por quem já morreu não adianta mais e na época das vendas de indulgência a igreja catól. praticava e ensinava esse engano, e também o ato de canonizar não é ensinamento bíblico é invenção de homens que não são autorizado à acrescentar ensinamentos religioso e afirmar que Deus permitiu ou aprova tal ação. Não quero que me entenda mal não critico religioso mais o que a bíblia nos ensina devemos levar a sério, porque Deus falou com sua o homem sua criatura, primeiro através dos profetas, através de Jesus seu filho e depois pelos profetas nas sagradas escrituras, agora que as sagradas escrituras estão concluídas nos temos que interpreta-las com a ajuda do Espírito Santo. E como salvação é maior e melhor bem que podemos granjear de Deus devemos observar bem as sagradas escrituras sem defender instituições, denominacionalismos pode ser visto como divisão humana, bem que podemos considerar também o que se chama de reforma da igreja, por causa do pecado praticado. A salvação não é propriedade particular de instituição religiosa, a salvação é dom de DEUS E É GRATUITA !

  12. NÃO ME IMPORTA SABER O QUE FALTA OU QUE TEM Á MAIS ESCRITO NO LIVRO SAGRADO, O IMPORTANTE ÉSABER QUE ATE ONDE EU LI, E ONDE O ESPRITO SANTO DE DEUS ME TOCOU FOI O BASTANTE PARA SABER QUE ELE É REAL, ELE VIVE E REINA PRA SEMPRE, SENTIR ELE, SENTIR-SE AMADA POR ELE E TR A CERTEZA QUE UM DIA VOU MORAR JUNTO DELE ISSO VAI ALÉM DE QUALQUER TESE QUE POSSA QUERER ME CONFUNDIR. EU SOU UM VERDADEIRO MILAGRE DE JESUS.

  13. À não, achei que já tinha ouvido de tudo,mas falar que JESUS era católico é o FIM.

  14. É muito triste ver irmãos divergindo por tão pouco. Jesus não criou nenhuma religião!
    Não é melhor procurar o que nos une do que o que nos afastam?

  15. pq esses livro foi banido da bíblia? na verdade esses livros não é da direção de Deus esse é o problema, é mentira.

    para vcs tira as duvidas basta ler a bíblia que vcs vai descobri. a biblia é só uma não mudaram nada nela. só que no meu estudo de liderança na igreja evangelho pleno, não existe esses livros, pois naum existe nenhuma passagem na biblia que encaixa neles . Deus dara a resposta para todos se busca nele, pq de nada adianta vcs discutir aqui, sem esta no auxilio do espirito santo de Deus.

    POR ISSO EU AFIRMO COM TOTAL CERTEZA, A BÍBLIA É VERDADEIRA NA VERSÃO CRISTÃO PROTESTANTE, POIS EU LHE DIGO QUE O UNICO QUE É DIGNO DE LOUVOR E ADORAÇÃO É DEUS, ELE É SANTO. POIS O ÚNICO SANTO É DEUS E É O UNICO DE LOUVOR E ADORAÇÃO!! POR ISSO EU AFIRMO OS PROTESTANTE CRISTÃO É VERDADEIRO, POIS ELES MESMO TEM COMUNHÃO COM DEUS, SEM PECAR. E NÃO ADORAM IMAGENS E NÃO IDOLATRAM PESSOAS BIBLICAS, PQ NOS MESMO SABEMOS, QUE OS APÓSTOLOS NÃO É DIGNO DE RECEBER ADORAÇÃO, POREM É DIGNO DE RECEBER RESPEITO PELA PALAVRA DO EVANGELHO E TESTEMUNHO, POIS ATRAVÉS DO TESTEMUNHO DE mateus, paulo e pedro Varias vidas foram convertidas para o Evangelho de Deus

    ESSA É VERDADE, pois CEGO É AQUELE QUE VÊ E FINGE QUE NÃO VE, SÓ POR NÃO QUERER CARREGAR A CRUZ DE CRISTO EM VIDA.

    SEM CONHECIMENTO NA PALAVRA DE DEUS, COM CERTEZA VERA DESAVENÇA E DUVIDAS. MAIS AQUELES QUE BUSCA OS MISTÉRIO DE DEUS E A SABEDORIA QUE PRA NOS CRISTÃO É MASI PRECIOSO DO QUE O PRÓPRIO , COM CERTEZA NÃO VIVEREMOS NO ENGANO COMO OS OUTROS QUE CRÊ NESSE ENGANO CATÓLICO .

  16. Ricardo Camargo disse:

    Muito bem,sou evangelico mas essa é uma questão q gera muitas,duvidas,pq?Muito s falam q estes livros q foram banidos pq não foram expirados por Deus certo!Eu queria muito entender quem realmente chegou a esta conclusão e como podem afirmar com tanta certeza,já q no livro de Apocalipse esta escrito q seriam castigados todos aqueles q acrescentariam ou retiracem algo do livro sagrado?

    • Essa também é uma dúvida minha (Se na Bíblia está escrito que não se pode modificar, retirar, nem acrescentar textos, por quê na Bíblia dos irmãos protestantes foram retirados livros?).

      • amigo vc fala bem no que disrespeito a palavra mas vc esqueseu que a palavra de Deus dis respeito as altoridades. nada contra asua opinião mas vc atrai maudição pra sua vida quando vc julga uma pessoa sem vc o conhecer!!! e só uma coisa a igreja e nem padres e nem pastores vão tidar sauvação e sim Deus!! quando vc conhecer cristo verdadeiramente vc vai deixa de blasfemia !!!!!!! oque muitos ñ entende e que o antigo testamento e pra ter base e o novo testamento e pra ser vivido amém

  17. Justino, por gentileza, o estudo da Bíblia não se faz por achismo, nem mesmo da religião. Portanto, temos necessidade de pesquisar para não cair em equívocos. Quanto a sua questão, a Igreja Católica foi uma das primeiras atividades de Jesus através do chamado dos 12 Apóstolos e enviada ao mundo no dia de Pentecoste. Agora, querer chamar a Igreja Católica de seita criada por volta do ano 300 é total falta de conhecimento de história. Além do mais, caso voce queira dizer que Igreja Católica seria uma seita criada por volta do ano 300, o que se pode dizer sobre a sua igreja/seita que provavelmente deve ser bem recente e fundada por algum homem. Pense e peça ao Senhor para lhe mostrar a verdade.

  18. Os ditos “evangélicos” não têm nenhuma autoridade sobre a bíblia, porque não lhes pertencem , a bíblia pertence aos judeus e aos católicos , pois foram os apóstolos, católicos, quem escreveram.o Novo Testamento. portanto, Livros totalmente católicos.
    A bíblia já vem sendo alterada desde Marcion que criou a sua própria bíblia no segundo século, uma versão grosseira como tantas evangélicas de hoje. Marcion, com sua nova bíblia fundou uma
    nova igreja, como os apóstatas de hoje.

  19. se os protestantes se basearam nos judeus, entao o novo testamento nao e' inspirado.

    • ja ouviu o que jesus falou?nós acreditamos na biblia e que a fé é que salva e nao obras.
      quem deu poder ao papa para dizer este é santo e o outro esta condenado?

      • Mateus 16 18;19
        18 E eu digo que você é Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do Hades não poderão vencê-la.
        19 Eu darei a você as chaves do Reino dos céus; o que você ligar na terra terá sido ligado nos céus, e o que você desligar na terra terá sido desligado nos céus”.

        Tem que saber ler pra poder entender, nao somente aceitar o que o seu pastor falou.
        — O que vc ligar na terra>>>>> O que vc perdoar na terra…
        — O que vc desligar na terra >>> O que vc condenar na terra…

        F U I C L A R O, O U V A I S E R P R E C I S O D E S E N H A R???

  20. A TODOS OS CRENTE QUE GOSTAM DE ASSISTIR O BIG BOSTA BRASIL. CONVERTA-SE DE NOVO.

  21. A Bíblia usada pelos protestantes e evangélicos possui sete livros a menos que a Bíblia usada pela Igreja Católica (.protestantes e evangélicos, ha diferença?)

    • NÃO ENXERGO DIFERENÇA ENTRE NÓS… AMAMOS O MESMO DEUS E TEMOS TODAS AS DUVIDAS EM RELAÇÃO AS MODIFICAÇÕES BBIBLICAS NÃO PRECISO SABER QUEM VEIO 1° SE A GALINHA OU O OVO SEU QUE ESTÃO AKI… POR QUE DISCUTIR BANALIDADES SE QUEREMOS APENAS SEGUIR CORRETAMENTE O QUE DEUS NOS DEIXOU POR ENSINAMENTO…PRECISO DOS SEU CONHECIMENTOS E JUNTOS ORARMOR PARA ENTENDER A VERDADE DESSES LIVROS EXCLUIDOS.EXISTE INTERESSES DESDE O INICIO DA UMANIDADE, NÃO PODEMOS AFIRMAR SE OS CATÓLICOS OU EVANGÉLICOS MODIFICARAM A BIBLIA …É PERDA DE TEMPO SÓ PRECISO DA VERDADE E CONHECER OS TAIS LIVROS PARA QUE O ESPIRITO SANTO DE DEUS ME CONFIRME SE VERDADEIROS OU FALSOS….AMO TODOS VCS EM CRISTO JESUS POIS ELE DISSE: AMA TEU PROXIMO COMO A TI MESMO!!!CATOLICO OU CRISTÃO SOMOS TODOS IRMÃOS EM CRISTO JESUS!!!!

  22. As questões abaixo são para pensar, raciocinar, questionar e discernir. Usemos a razão.

  23. Anjo mente?, engana? Livro de Tobias.

  24. Se a Bíiblia é um livro inspirado pelo Espírito Santo, como explicar o versículo 38 do capítulo 15 de 2 macabeus?…Por isso aqui encerro a minha narrativa. 38. "Se ficou boa e literariamente agradável, era o que eu queria. Se está fraca e mediocre, é o que fui capaz de fazer.(Edição Pastoral, 1990).

  25. A oração do Pai Nosso em Mateus cap.6 vers.13 na Bíblia das editoras católicas não tem "Porque teu é o reino, e o poder e a glória para sempre. Amém.

  26. quais as principais diferenças entre as duas?
    alguem pode responder????

  27. AGEU 2:8 MINHA É A PRATA E MEU É O OURO ASSIM DIZ O SENHOR DOS EXERCITOS!!!

  28. Ronaldo Aragon

    OLHA O QUE JUDAS FALOU A 2000 ANOS ATRAS AI DELES! PORQUE PERSEGUIRAM PELO CAMINHO de CAIM, E, MOVIDOS DE GANANCIA, SE PRECIPITARAM NO ERRO DE BALAÃO, E PERECERAM NA REVOLTA DE CORÁ. ESTES HOMENS SÃO COMO ROCHAS SUBMERSAS, BANQUETEANDO´SE JUNTOS SEM QUALQUER RECATO, PASTORES QUE A SI MESMOS SE APASCENTAM, PARA OS QUAIS TEM SIDO GUARDADA A ESCURIDÃO DAS TREVAS, PARA SEMPRE. OS TAIS SÃO MURMURADORES, ANDANDO SEGUNDO SUAS PAIXÕES, SÃO ADULADORES DOS OUTROS, POR MOTIVOS INTERECEIROS.
    Postado por ARAGAO às 23:06

  29. “Os Livros apócrifos (grego: απόκρυφος; latim: apócryphus; português: oculto[1]), também conhecidos como Livros Pseudo-canônicos, são os livros escritos por comunidades cristãs e pré-cristãs (ou seja, há livros apócrifos do Antigo Testamento) nos quais os pastores e a primeira comunidade cristã não reconheceram a Pessoa e os ensinamentos de Jesus Cristo e, portanto, não foram incluídos no cânon bíblico.
    O termo "apócrifo" foi cunhado por Jerônimo, no quinto século, para designar basicamente antigos documentos judaicos escritos no período entre o último livro das escrituras judaicas, Malaquias e a vinda de Jesus Cristo. São livros que, segundo a religião em questão, não foram inspirados por Deus e que não fazem parte de nenhum cânon.”

    ESSES LIVROS QUE SE CHAMAM DE APÓCRIFOS
    NA VERDADE ELES NÃO FORAM TIRADOS DA BÍBLIA E SIM ACRESCENTADOS. NO ANO DE 1546 NO SÉCULO XVI PELO PAPA PAULOIII- 220º PAPA
    NENHUM LÍDER, ANTERIOR, DA IGREJA CATOLICA ACEITOU ESSES LIVROS.

    “A denominação Vulgata consolidou-se na primeira metade do século XVI, sobretudo a partir da edição da Bíblia de 1532, tendo sido definitivamente consagrada pelo Concílio de Trento, em 1546. O Concílio estabeleceu um texto único para a Vulgata a partir de vários manuscritos existentes, o qual foi oficializado como a Bíblia oficial da Igreja e ficou conhecido como Vulgata Clementina.”
    “A denominação Vulgata consolidou-se na primeira metade do século XVI, sobretudo a partir da edição da Bíblia de 1532, tendo sido definitivamente consagrada pelo Concílio de Trento, em 1546. O Concílio estabeleceu um texto único para a Vulgata a partir de vários manuscritos existentes, o qual foi oficializado como a Bíblia oficial da Igreja e ficou conhecido como Vulgata Clementina.”
    A Vulgata foi produzida para ser mais exata e mais fácil de compreender do que suas predecessoras. Foi a primeira, e por séculos a única, versão da Bíblia que verteu o Velho Testamento diretamente do hebraico e não da tradução grega conhecida como Septuaginta
    Após o Concílio Vaticano II, por determinação de Paulo VI, foi realizada uma revisão da Vulgata, sobretudo para uso litúrgico. Esta revisão, terminada em 1975, e promulgada pelo Papa João Paulo II, em 25 de abril de 1979, é denominada Nova Vulgata e ficou estabelecida como a nova Bíblia oficial da Igreja Católica .
    Além do texto bíblico da Vulgata, ela contém prólogos dos quais a maioria foi escrita porJerônimo. Esses prólogos são escritos críticos e não eram destinados ao público em geral.

    O FATO É QUE SE VOCÊ ESTUDAR DIREITO AS ESCRITURAS, VAI CHEGAR A CONCLUSÃO QUE O NOSSO SENHOR JESUS, JUNTAMENTE COM OS SEUS APOSTOLOS, NÃO CITOU NENHUM COMENTARIO A RESPEITO DE TAIS LIVRO. DO CONTRÁRIO, OS OUTROS LIVROS SÃO SIM, CONSTANTEMENTE CITADO POR ELES NAS ESCRITURAS.
    AGORA;EXISTE UMA QUESTÃO LEVANTADA NA BIBLIA

    VAMOS LER:
    “Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro;” (Apocalipse 22:18)

    “E ouvi outra voz do céu, que dizia: Sai dela, povo meu, para que não sejas participante dos seus pecados, e para que não incorras nas suas pragas. “
    (Apocalipse 18:4)

    • elisangela araujo que show que vc deu hein arrebentou quebrou um arqueologo que fica ai dando uma de sabixao enterrando a arqueologia ! valeru fica na paz vou colar esse artigo seu

    • Ronaldo Aragon

      OLHA O QUE JUDAS FALOU A 2000 ANOS ATRAS AI DELES! PORQUE PERSEGUIRAM PELO CAMINHO de CAIM,E, MOVIDOS DE GANANCIA,SE PRECIPITARAM NO ERRO DE BALAÃO, E PERECERAM NA REVOLTA DE CORÁ. ESTES HOMENS SÃO COMO ROCHAS SUBMERSAS, BANQUETEANDO´SE JUNTOS SEM QUALQUER RECATO, PASTORES QUE A SI MESMOS SE APASCENTAM, PARA OS QUAIS TEM SIDO GUARDADA A ESCURIDÃO DAS TREVAS, PARA SEMPRE. OS TAIS SÃO MURMURADORES, ANDANDO SEGUNDO SUAS PAIXÕES, SÃO ADULADORES DOS OUTROS, POR MOTIVOS INTERECEIROS.
      Postado por ARAGAO às 23:06

    • Paulo Anailson disse:

      Elisangela vc esqueceu de (Apocalipse 22:19) E , se alguem tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte da árvore da vida, e da cidade santa, que estão escritas neste livro. NINGUEMSABE ÃO CERTO SE FOI TIRADO OU ADICIONADO, TA AI A DUVIDA?

    • Elisangela Calixto disse:

      Parabéns Elisangela , que Deus continue te dando sabedoria.
      Eu estava pedindo a Deus uma resposta para minha dúvida buscando nessa ferramenta que é a internet e examinando as sagradas escrituras e graças a Deus achei a resposta.
      Que Deus abençoe sua vida.

  30. Os e 66 livros foram realizados antes mesmo da reforma, a reforma não mudou a bíblia, ela mudou sim as regras e doutrinas que estavam sendo utilizadas e que não condiziam com a bíblia.

  31. Esses livros foram excluído da bíblia, pois esse livros não foram expirado pelo o Espírito Santo a ser escrito e sim judeus que os escreveram, e neles há doutrinas ao contrário com a bíblia, por exemplo: ser salvo por boas obras, sabemos que ninguém é salvo só porque é bom e sim pelo o sacrificio de Jesus na Cruz hoje se aceitamos a Ele como nosso Senhor e Salvador e perserverá seremos Salvo. E também oração por mortos há também nesses livros, sabemos que na Bíblia não há esses ensinamentos, sobre oração por mortos.

    "Porque todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo." (Romanos 10 : 13)
    "E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo," (Hebreus 9 : 27)

    • Ronaldo Aragon

      OLHA O QUE JUDAS FALOU A 2000 ANOS ATRAS AI DELES! PORQUE PERSEGUIRAM PELO CAMINHO de CAIM,E, MOVIDOS DE GANANCIA,SE PRECIPITARAM NO ERRO DE BALAÃO, E PERECERAM NA REVOLTA DE CORÁ. ESTES HOMENS SÃO COMO ROCHAS SUBMERSAS, BANQUETEANDO´SE JUNTOS SEM QUALQUER RECATO, PASTORES QUE A SI MESMOS SE APASCENTAM, PARA OS QUAIS TEM SIDO GUARDADA A ESCURIDÃO DAS TREVAS, PARA SEMPRE. OS TAIS SÃO MURMURADORES, ANDANDO SEGUNDO SUAS PAIXÕES, SÃO ADULADORES DOS OUTROS, POR MOTIVOS INTERECEIROS.
      Postado por ARAGAO às 23:06

  32. Me desculpa mas a informação esta imprecisa, os concílios pre definiram o cânon de 66 livros foram realizados antes mesmo da reforma, a reforma não mudou a bíblia, ela mudou sim as regras e doutrinas que estavam sendo utilizadas e que não condiziam com a bíblia. esses concílios alias foram antes até mesmo da reforma!

    • Jonatas, até a reforma protestante havia apenas uma bíblia, a católica, com os 73 livros que tem até hoje. Lutero entendeu que se os judeus não reconheciam os sete livros do velho testamento, não havia motivo para que eles continuassem na Bíblia protestante, e então baniu.
      Os rabinos judeus decidiram que esses livros não eram sagrados por volta do ano 100 da era cristã, na época que surgiam os escritos dos apóstolos, numa tentativa de desacreditar os livros do novo testamento.
      ;)

    • Brunno Vallest aceitam, mas não em pé de igualdade

    • Brunno Vallest vc é mesmo insistente quer porque quer usar os livros apocrifos use , mas nao vem querendo fazer doutrina e achando que a humanidade tenque seguir o que vcs coptas acreditam ser o verdadeiro livro completo porque nós sabemos que nao o é! ja foi provado a vc que esses livros eram escriutos de pessoas e tem valor histórico sendo um documento verdadeiro tipo o livro de MACABEUS 1e2 que conta as história de um povo que nao negou e nao se curvou ao imperio catolico romano! valeu fuiiii

  33. Pq esses livros foram excluidos da biblia???

    • Brunno Vallest não discutindo das canonicidade dos livros e da justiça da exclusão por parte dos evangélicos, mas a crença de que Deus controla a nossa vontade é bíblica. Não só o faraó a quem Deus endureceu o coração, mas também a intercessão que nós fazemos é para que Ele controle a vontade (direta ou indiretamente) dos pecadores para que se arrependam, certo? Logo, ao menos eventualmente Ele controla sim. O filho de salomão agiu com tolice, mas então Deus disse que era para não se preocupar, pois isso Ele quem estava fazendo. porque? Ele tinha prometido repartir o reino, a tolice do filho foi consequencia da maldição. Antes disso, o rei Davi recebeu maldições de Deus da guerra que não se partiria da sua casa, o que se cumpriu com ações dos filhos. Logo, há sim algum mecanismo de controle de Deus. É assustador, mas há base bíblica. Não significa que não tenhamos algum livre arbitrio, alguma capacidade de escolha. Mas sim que Ele interfere.

      Aliais, até o falso profeta do apocalipse, e outros Deus diz o que Eles FARÃO antes mesmo deles nascerem. Como seria livre arbitrio se Deus até pode impedir Eles de nascer? Saibam que o que destina pode redestinar, peçam que Deus mude o nosso destino e salve o mundo.

    • Brunno Vallest quer dizer que nós somos hereges somos engraças os arabes muçulmanos dizem que vcs coptas é que sao um bando de hereges e sabe porque elespensam isso de vcs por causa das esculturas semvida que vcs usam em seus rituais de culto e agora o evangelicos é que sao hereges o negocio sobre esses livros como a PAULA ORLANDINA RIBEIRO ja falou foi bem antes da reforma só que os papas juntos com os imperadores incorporaram livros considerados nao inspirados pelo sinodo! entao nao vem com esse papo que foi lutero atribui-se a lutero somente as 95 teses que destruiram a mentirinha romana que só o clero podia ler a biblia, engraçado vc nao é protestante entao se és romano nao pode ler sóo CLERO RSRSRSRRS FUIIII

    • Brunno Vallest quem elaborou a doutrina da eleição não foi Lutero e sim Calvino

    • Brunno Vallest a igreja afirma, o problema de vocês é acreditar no que a igreja afirma em vez de acreditar no que a Bíblia afirma!

    • Brunno Vallest venho acompanhando seus comentários aqui no site e vejo que você tem passado um imagem para as pessoas de um individuo extremista católico, saiba que o que você está fazendo só fará as pessoas rejeitarem suas afirmações, pois o evangelho deve ser pregado em amor e não em arrogância, ou seja enquanto você pensa que está ganhando na realidade está perdendo!

    • Não gosto de impor as pessoas o que eu quero ou que eu penso, apenas tento viver os ensinamentos de Cristo através da sua graça, mas algo é fato a igreja evangélica no Brasil vem crescendo muito e isso está irritando muitas pessoas como você, e a verdade é que as pesquisas mostram que a igreja católica no Brasil vem perdendo a cada ano um número absurdo de fieis, vou dar um conselho a você em vez de você esta perdendo o seu tempo tentando catequizar aqui no site vai procurar o que fazer, vai ajudar um asilo, orfanato, defender a natureza, sopão sei lá tem muitas outras coisas que você pode fazer que você vai ganhar mais do que ficar aqui perdendo tempo, se caso você já faça tudo isso então procure se empenhar mais, pois garanto a você que verá mais recompensas nessas coisas!

    • Brunno Vallest Lutero não defendeu predestinação! Foi Calvino! E outra, o grande ponto foi a salvação pela fé mediante a graça… Não precisa mudar nada na Bíblia para defender a tese da salvação pela fé, sem necessidade de indulgências.
      Me desculpem, mas o texto foi extremamente tendencioso rs… O ponto de debate central de Lutero foi a salvação pela fé!

    • Brunno Vallest
      Ronaldo Aragon

      OLHA O QUE JUDAS FALOU A 2000 ANOS ATRAS AI DELES! PORQUE PERSEGUIRAM PELO CAMINHO de CAIM,E, MOVIDOS DE GANANCIA,SE PRECIPITARAM NO ERRO DE BALAÃO, E PERECERAM NA REVOLTA DE CORÁ. ESTES HOMENS SÃO COMO ROCHAS SUBMERSAS, BANQUETEANDO´SE JUNTOS SEM QUALQUER RECATO, PASTORES QUE A SI MESMOS SE APASCENTAM, PARA OS QUAIS TEM SIDO GUARDADA A ESCURIDÃO DAS TREVAS, PARA SEMPRE. OS TAIS SÃO MURMURADORES, ANDANDO SEGUNDO SUAS PAIXÕES, SÃO ADULADORES DOS OUTROS, POR MOTIVOS INTERECEIROS.
      Postado por ARAGAO às 23:06

    • Brunno Vallest
      Ronaldo Aragon

      OLHA O QUE JUDAS FALOU A 2000 ANOS ATRAS AI DELES! PORQUE PERSEGUIRAM PELO CAMINHO de CAIM,E, MOVIDOS DE GANANCIA,SE PRECIPITARAM NO ERRO DE BALAÃO, E PERECERAM NA REVOLTA DE CORÁ. ESTES HOMENS SÃO COMO ROCHAS SUBMERSAS, BANQUETEANDO´SE JUNTOS SEM QUALQUER RECATO, PASTORES QUE A SI MESMOS SE APASCENTAM, PARA OS QUAIS TEM SIDO GUARDADA A ESCURIDÃO DAS TREVAS, PARA SEMPRE. OS TAIS SÃO MURMURADORES, ANDANDO SEGUNDO SUAS PAIXÕES, SÃO ADULADORES DOS OUTROS, POR MOTIVOS INTERECEIROS.
      Postado por ARAGAO às 23:06

    • Luis P. C. Rocha
      Ronaldo Aragon

      OLHA O QUE JUDAS FALOU A 2000 ANOS ATRAS AI DELES! PORQUE PERSEGUIRAM PELO CAMINHO de CAIM,E, MOVIDOS DE GANANCIA,SE PRECIPITARAM NO ERRO DE BALAÃO, E PERECERAM NA REVOLTA DE CORÁ. ESTES HOMENS SÃO COMO ROCHAS SUBMERSAS, BANQUETEANDO´SE JUNTOS SEM QUALQUER RECATO, PASTORES QUE A SI MESMOS SE APASCENTAM, PARA OS QUAIS TEM SIDO GUARDADA A ESCURIDÃO DAS TREVAS, PARA SEMPRE. OS TAIS SÃO MURMURADORES, ANDANDO SEGUNDO SUAS PAIXÕES, SÃO ADULADORES DOS OUTROS, POR MOTIVOS INTERECEIROS.
      Postado por ARAGAO às 23:06

      • Como são soberbos, a maioria dos católicos e protestantes que entraram nesta lide. Façam um exame de consciência e até mesmo um estudo em suas bíblias sejam elas quais forem para verificarem que essa discussão não tem sentido algum. O Deus é único e deseja a paz entre os homens e não esse tipo de discussão despropositada.
        Lamentável, lamentável!

    

Sua resposta

Adicione seu comentário abaixo, ou faça trackback de seu site ou blog. Você pode também assinar esses comentários via RSS.
Seja legal. Não escreva em CAIXA ALTA. Mantenha no tópico. Limite de 3000 caracteres no comentário.

Há 462,073 comentários no Notícias Gospel.

Da Internet e em Inglês para Praticar