Saber a diferença da bíblia católica e evangélica é algo que todo cristão deve conhecer, já que isso envolve o uso da Palavra de Deus. Com isso, explicamos abaixo algumas dessas diferenças, acompanhe:
Bíblia usada pelos protestantes e evangélicos possui sete livros a menos que a Bíblia usada pela Igreja Católica.
A diferença entre a bíblia católica e a evangélica ocorre porque durante a Reforma Protestante, Martinho Lutero e seus adeptos resolveram excluir os livros Tobias, Judite, I Macabeus, II Macabeus, Baruque, Sabedoria de Salomão e Eclesiástico (ou Sirácida), que não deve ser confundido com o livro de Eclesiastes.
Esses são os chamados “livros apócrifos”, sobre os quais veremos um pouco mais a seguir.
Bíblia evangélica
Durante a Reforma Protestante foi decidido que esses livros apócrifos seriam banidos da Bíblia usada pelas igrejas que surgissem a partir dali pois eles haviam sido recusados pelos rabinos judeus como sendo sagrados, durante um Sínodo (espécie de Concílio) e seriam inconsistentes com a declaração de fé protestante.
Há também capítulos de livros que constam da Bíblia protestante que foram removidos, como os capítulos 13 e 14 do livro de Daniel e os versículos 4 a 16 do capítulo 10 do livro de Ester, assim como os capítulos 11 a 16 do mesmo livro.
Existem ainda livros que são considerados apócrifos, e que não constam nem na Bíblia protestante, nem na católica.
Para conhecer os livros que foram removidos da Bíblia usada pelas igrejas evangélicas atualmente, basta clicar nos nomes dos livros abaixo.
O link será redirecionado a páginas com o arquivo em pdf hospedados pelo portal Terra. Se desejar, poderá salvar o arquivo dos livros em seu computador, ou até, imprimir.
Confira:
Livro com o conteúdo excluído de Ester
Capítulo 13 do livro de Daniel
Capítulo 14 do livro de Daniel
Há neste link, uma edição com todos os livros da Bíblia, incluindo os sete livros a mais que constam da edição católica e os livros apócrifos, que foram banidos das Bíblias protestante e católica.
Fonte: Gospel+