Brasil

Programa 7 minutos: Igreja Universal irá alugar mais um horário na TV Record. Assista

Comentários (17)
  1. ercimario disse:

    São os pornográficos espirituais! Rede Record não tem nada de diferente da GLOBO, esta afundando porque copia a mundana platinada, Edir esta perdido, não chega a um Silvio Santos NUNCA…e olha que a emissora do Sr Baú adora passar as alegres Drags alavancando sua audiencia…TV para concorrer tem q apresentar programas de qualidade e não”MAIS DO MESMO ” aprenda Edir, chega de bravatas e gritinhos histéricos.. o Brasil cresceu e evoluiu! Vcs estão criando um batalhão de ATEUS graças a DEUS… kkkkkkkkkkkkkkkkk

  2. Edigar Torres (IURD) disse:

    O Duelo dos Deuses é um programa muito bom, mostra as verdades e os perigos da bruxaria e do ocultismo.

    Todos os dias, das 9:00 às 10:00, na IURD TV e nas rádios da IURD.

  3. Edigar Torres PQ a tática de comprar a TV RECORD dita pelo MACEDOMAMOM foi que a emissora era para pregar o evangelho? esse lixo se tornou algo diabólico a casa de satanás aonde vcs falam que por traz da programação secular da TV RECORD tem um trabalhar de deus (SÓ SE FOR O deus MAMOM).

    isso é uma tática do GURU MACEDOMAMOM para despejar o dinheiro suado dos fieis no lixo imoral e diabólico da RECORD na qual o seu dono anda de braços dados.

    1. Cesar S Silva disse:

      DESSE DAI O JONAS, DEIXA DE SER ESTUPIDO , SUA PREOCUPAÇÃO ESTA COM O DINHEIRO DOS OUTROS, por que vc esta preocupado com o dinheiro dos outros? vc deve ser um amarrado que não tem coragem de fazer nada em favor da obra de DEUS, e fica ai arrotando asneiras. VC E MAIS UM CRENTE FRACASSADO E INVEJOSO, SÓ ISSO NA VERDADE UM CÃO MORTO.

    2. mas foi com o meu dinheiro que compraram, e não usaram para os fins verdadeiro, mas para imitar a globo, em todo tipo de imundícia e quando passa algum programinha que s diz cristão,mas que de cristão não tem nada, é só pra lavar dinheiro dos cristão gananciosos que frequenta aiurd e que deixa muito dinheiro naquela instituição-chamada iurd que não tem muito ou nada de igreja

    3. Edvar Daniel disse:

      Edigar Torres vc falo tudo eu era da univesal em 1992 guado foi negosiado a record

    4. Edvar Daniel disse:

      Antonio Ferreira da Silva vc falo tudo o bismo macedo estar distante da palavra de DEDEUS,a faseda q era para ser um sintio para consagraçoes de pastores agora e so putaria

  4. jonas barros lima disse:

    Edigar Torres PQ a tática de comprar a TV RECORD dita pelo MACEDOMAMOM foi que a emissora era para pregar o evangelho? esse lixo se tornou algo diabólico a casa de satanás aonde vcs falam que por traz da programação secular da TV RECORD tem um trabalhar de deus (SÓ SE FOR O deus MAMOM).

    essas respostas não vem….!

    isso é uma tática do GURU MACEDOMAMOM para despejar o dinheiro suado dos fieis no lixo imoral e diabólico da RECORD na qual o seu dono anda de braços dados.

  5. Que bom , os programas da iurd ja está começando a entrar na record. Para nossa alegria e acalar a boca dos linguarudos.

    1. Brunno Vallest Não tem problema eu sei que vc vai assistir sim, poir o povo catolico adora ouvir a palavra de Deus.

    2. Brunno Vallest conheço muitos catolicos que assistem a programação evangelica!

    3. então porque o povo assistem? com certeza existe alguma coisa que gostem! porque passa fé no Deus vivo!

    4. Edvar Daniel disse:

      ola amingo ,em 1992 foi lalado q na compra da record so pasaria programaçoes e vagerica ,so q nao e o q estar acontecedo

  6. lrraimundo disse:

    Alugar??? Tá bom!

  7. Gero Pinheiro disse:

    se esta recopia babilonica da mais ibope a satanáz e seus anjos e esta iurd – instituição demoniaca do reino demoniaco cultua tantos anjos caidos o programa deveria ser chamado de " duelos satanicos"

    1. Luan Victor disse:

      Gero Pinheiro.. você é um fofarrão e não sabe de nada o que diz !

    2. tu acha que demonio é bobo é? Isso mostra que vc não sabe do que ta falando. O diabo não iria se submeter a iurd se ela não fosse de Deus.Sem dúvida a iurd ´pe de ]Deus e quem pensa o contrario é porque não conhece o trabalho e fica criticando sem saber.

  8. vilma de aguiar disse:

    Bem, eu partícularmente, não entendo de que a igreja tem a pagar ! pois se foi o povo de Deus, que comprou a rede-record, Que na verdade são poucos programas para os mesmos…

    Eu me lembro quando compramos , O povo de Deus fez sacríficio pela conquísta pra que hojé não tenhamos o resultado que esperavamos ….
    queremos programação construtíva em nossos lares.

  9. Vilma Aguiar disse:

    eu me lembro muito bém quando compramos a rede record, foi na intençao do povo de Deus ter o seu canal de tv. mais isso não aconteceu… São poucas as programação para nós , mais ainda a tempo …

  10. essa universal e mais um evangelho profano prega metira para o povo

    1. Luan Victor disse:

      e a tua assemblia é a unica que presta né.. da-lhe paciencia !

    2. Luan Victor disse:

      tu parece a Dilma kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    3. e a Catolica e o que? santa? so se for mesmo!

    4. nao tenho religiao tenho o senhor jesus na minha vida sou menbro do corpo de cristo corintios 1 12 verso 27 e fesios 4 verso 11 12 galatas 3 verso 26 27 28 29 efesios 1 verso 22 23

    5. no meio da igreja de cristo ate jesus vir vai ter falsos profetas e emganadores mas so vai subir com ele a quele e fiek

    6. aquele que e fiel so vai subir a quele e santo tessalonicenses 3 verso 13 hebreus 12 verso 14

  11. a onde essa inmundia vai mostrar a verdade esse evangelho da televisao nunca vai mostrar a verdade

    1. Cesar S Silva disse:

      e desde quando vc entende de verdade para dar opinião. JA QUE VC VIVE UMA MENTIRA .
      UMA HIPOCRESIA

    2. falo por que comheço as santas escritura quem comhece a palavra de deus nao se emgana e nao vivo de inpocrisia desde comheci averdade de cristo sai do caminho do erro nao vivo nesse evangelho da metira

    3. falo por que comheco as santas escritura quem comhece a palavra de deus nao se emgana e nao vivo de inpocrisia desde que comheci a verdade de cristo sair do caminho do erro nao vivo nesse evangelho da mentira

    4. se voce defende esses engano das igreja voce nao comhece a verdade da palavra de deus

  12. José Carlos disse:

    A paz do Senhor Jesus.

    As contradições do evangelho da prosperidade pregado por interesse.

    Bem, penso que a Record´deveria passar programas evangélicos de graça, sem cobrar dinheiro dos dízimos e ofertas, porque esse dinheiro que a IURD paga vai para o bolso de quem? Será que é o Valdemiro que pega esse dinheiro? Comprando boi zebú?
    O dinheiro das empresas da IURD está em nome de quem? O dinheiro vai para quem? Será que é o Valdemiro que está pegando esse dinheiro? Comprando boi zebú?
    Afinal, esse me dá, me dá nas cinco reuniões que a IURD faz por dia, esse dinheiro vai para o boso de quem? Será que vai para o bolso do Valdemiro?
    É mostrado as saídas e entradas em balanço financeiro? As entradas e saídas de dinheiro são rastreadas por uma contabilidade? Há relatórios mensais de gastos, de notas fiscais? Há conciliação de contas? O dinheiro que entra na contabilade da igreja é registrado corretamente?
    A IURD prega prosperidade, vitória, sucesso financeiro, mas por que então, a Record precisa de dinheiro da IURD para não falir? Será que o Macedo é um empresário fracassado que vive mamando o dinheiro ganho com sofrimento, suor dos irmãos da IURD?
    O Macedo mesmo confessou que se a IURD não bancar os programas evangelicos, a emissora Record vai a falência. Onde está a fé, a inteligencia do Macedo nessa hora, para não ficar dependendo dos milhões e bilhões da IURD, todo ano?
    Por que o Macedo fica tirando onda com a cara dos pobres, chamando essa turma de derrotado? Por que o Macedo diz que uma criança que nasce em lar miserável nem deveria vir ao mundo?
    Meu amigo, minha amiga, o Macedo é uma contradição em pessoa. Ele pensa que é mais esperto do que o diabo. Mamom quer mamar. Gugú Dádá é a sanguessuga.
    Pimenta no curral dos outros é refresco.

    Deus abençoe a todos em nome de Jesus.

  13. Edson Souza disse:

    Pelo que parece dizer a informação na materia, estão tentando injetar dinheiro da igreja pra aliviar os prejuizos na Record.

    Agora sobre o programa 7 minutos.
    A vinheta mostra algo nada agradavel,parece ser um seriado de terrror, fantasmagorico.
    Os lideres da igreja Universal são muito estranho,focam demais com coisas de demônios, espiritos malignos e coisas do genero.

    Acho um absurdo ver nesses tempos os bispos intrevistando os demônio e dando creditos no que os eles falam.Os espiritos enganadores falam o querem somente para enganar para trazer confusão nas mentes dos seres humanos.
    Isso foi fato na vida dos Apostolos Paulo e Silas quando apareceram em uma cidade e uma mulher com demônio que advinhava o futuro e relatará que eles era homens de Deus.Observem.”Estes homens, que nos anunciam o caminho da salvação, são servos do Deus Altíssimo.”Atos 16:16-18 O que o demônio não falou a verdade?
    Sim, falou, mas isso era pra enganar o verdadeiro proposito e intenção de satanás,queria com essa ação desse creditos nas revelações que aquela mulher dava que era algo divino,mas o Apostolo Paulo percebeu que era uma advinhação satanica por isso expulsou o demônio daquela mulher.

    Esses lideres da igreja Universal tem que tomar muito cuidado com essas entrevista com os demônios que estão encorporada nas pessoas.

    É expulsar e pronto sem Showzinho.

  14. é só mais uma maneira de lavar uns milhões e tentar tirar record do buraco viram que fiasco a repriz de uma novela deles? tiveram que tirar do ar apreças

  15. Sergio Marcio disse:

    Quando é que o povo da iurd vão enxergar. O povo cansou de ser enganado,depois de tantos escândalos,tantas perseguições á outras igrejas,enfim, á justiça ´tá sendo feita. Diz o apóstolo Paulo lá em l Tm 5:24-25)- ” Os pecados de alguns homens são manifestos antes de entrarem em juizo, enquanto os de outros descobrem-se depois. Da mesma forma também as boas obras são manifestas antecipadamente; e as que não são não podem ficar ocultas.” (judas 1:12-15) Bispo! Humilhai debaixo dá mão potente de Deus! Deixe a luxúria! Babilônia não é o nosso lugar!! Saiam d’ela povo meu! Saiam enquanto é tempo!

  16. a ferreira disse:

    mas foi com o meu dinheiro que compraram, e não usaram para os fins verdadeiro, mas para imitar a globo, em todo tipo de imundícia e quando passa algum programinha que s diz cristão,mas que de cristão não tem nada, é só pra lavar dinheiro dos cristão gananciosos que frequenta aiurd e que deixa muito dinheiro naquela instituição-chamada iurd que não tem muito ou nada de igreja!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  17. EDGARD disse:

    Isso é a lei no Brasil.
    A Igreja não pode ter interação direta com uma emissora de televisão, por isso a IURD é cliente da Record pois são 2 (dois) Cnpj’s diferentes.

  18. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  19. a uninca que presta e a igreja do senhor jesus que foi comprada pelo sangue de jesus filho de deus que nao ceita essa inmundicia da universao nem da mundial nem da graça nem do malafaia nem das dotrinas mundanas nem da do dinheiro so a ceita a dotrina de jesus cristo efesios 2 verso 19 a 23

    1. Jonh Diniz disse:

      Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus;
      Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina;
      No qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor.
      No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito.

  20. Carla disse:

    E as caveirinhas de plástico ? Kkkkkkkkkk
    Só para lembrar: E a Filomena mãe de santo? vcs lembram? Tudo armado com uma mãe de Bispo(suposta mãe de santo) Só não ver quem não quer!!!

  21. IRENE disse:

    Quantos milhões a igreja vai pagar para ajudar a salvar a Record????

  22. so naão mostro como o homem deve andar perante deus para o jugamento final , porque vc não ensinão o preço do pecado para o povo…

  23. Mais um programinha fajuto para vender AMULETO e todo tipo de PATUÁ afinal, tem pagar o premio do LIXO a fazenda não é? É parece que o sal grosso e o Óleo Liza com trevo da sorte + arruda não tá dando certo.

  24. Ai dos pastores q roubam a la das minhas ovelhas
    diz a palavra d Deus

  25. Onde está a Receita Federal, o Ministério Público e a Polícia Federal que não vêem essa lavagem de dinheiro entre a RECORD E A IGREJA UNIVERSAL? Uma é a fábrica de dinheiro do Edir (IURD) a outra serve para lavar o dinheiro do fiel. O gosado é que para fiscalizar os trabalhadores que vendem produtos do Paraguai e da China, pessoas humildes, gente da classe F, G… da pior casga brasileira, a fiscalização é rigorosa…Agora, a IURD e outras igrejas 'evangélicas' movimentam e lava milhões de reais diariamente e não sofrem investigação nenhuma. Dois pesos e duas medidas. Acooooordem!

  26. Sérgio disse:

    pagar pra ter horário ?mas a universal não é a dona da record?a compra foi como pelo edir ou dinheiro dos membros ?inexplicável universal comprar horário na emissora comprada com dinheiro da universal o valor deve ser milhões algum membro sabe o valor ou é segredo da universal ?

  27. Edvar Daniel disse:

    kkkkkkkkkkkkkkkkkk em 1992 foi falado q a igreja univesal compararia a recod, foi pedifdo oferta pr ajundar a compra da imisora , o bismo macedo e dono da recod , pq so pssa putaria n e missora ?
    a fazeda o quer vcs achas ?descupas pelos erro s

  28. Edvar Daniel disse:

    cader vc bismo macedo coloca sua carra seu corvadi

  29. Edvar Daniel disse:

    vc fio ungido para levar , a verdade , so q vc estar desviado da verdade , a recor tei ser para DEUS nao para putaria

  30. Maykel disse:

    Eu acho que o ministerio Publico deveia entrar em ação e fazer a recopia transmitir de graça as macumbarias da Iurd.Pois a Iurd é dona do canal

  31. quem son voces pra falarem mal desse trabalho? olha pra vida de voces , ve o que suas religioes estao fazendo por voce, pense um pouco , faz bem pra saude

  32. Leo Fiuza disse:

    ATENÇÃO! homens de Deus da IURD até quando voces vão se enganar e enganar ao povo.
    "DIA APOS DIA, TODO SACERDOTE APRESENTA-SE E EXERCE SEUS DEVERES RELIGIOSOS:REPETIDAMENTE OFERECE OS MESMOS SACRIFICIOS, QUE NUNCA PODE REMOVER OS PECADOS.
    O SACRIFICIO DE JESUS É UNICO E EFICAZ.LEIA(HEBREUS:CAP.09 E 10).
    OS SACRIFICIO QUE VCS ESTÃO LEVANDO O POVO FAZER.É SÓ UM SAMBARILOVE PRA VCS SUSTENTAR AS IMUNDICIAS DA REDE RECORD.TV QUE EU AJUDEI COMPRAR E FALAVA PRO POVO AJUDAR POIS NÃO QUERIA VER MAIS AS IMUDICIAS DA GLOBO.
    E AGORA SE A REDE GLOBO É REDE ESGOTO.
    A RECORD É REDE FORÇA.
    EU TENHO VERGONHA DE DIZER QUE AJUDEI A COMPRAR A RECORD.
    PREFERIA TER AJUDADO O VALDEMIRO COMPRAR A FAZENDA DELE.
    QUE SABER QUE AJUDEI A COMPRAR A RECORD PRA PASSAR PARA O MUNDO ESSA IMUNDISSE CHAMADA A FAZENDA.

  33. lucas disse:

    se acalmem gente, vcs podem achar oq quiserem da igreja universal
    mais fiquem sabendo q os nossos propositos sao apenas 2: desmascarar as obras do diabo e resgatar as almas que estao perdidas,que estao no inferno. e que na oportunidade vcs possam nos fazer uma vizitinha pra vcs verem qual eh de fato a nossa intensao…
    gente eh so usar a inteligencia q ah dentro de vcs se a universal quisesse so o dinheiro do povo, pq entao se falaria tanto de salvaçao,hein?

    por mais que vcs nos critique,nos odeie saiba q sempre estaremos de braços abertos!!!!

  34. Show! tem muita coisa que as pessoas precisam saber e que as outras emissoras não mostram! Isso se chama pioneirismo. Valeu!

  35. amiga disse:

    concerteza e o templo de salomão tambem estara de braços abertos!!!!!!!

  36. ruth disse:

    Podem falar ou mal dizer, quem ta com Deus não tem nada a Temer, enquanto param pra falar mal, mas cresce a Igreja Universal.

    O senhor Jesus foi perseguidos por religiosos como muitos aqui, porque vocês não vão fazer alguma coisa, orar por exemplo, o engraçado que muitos aqui nem acreditam em Deus pois se acreditassem estariam orando pelos os inimigos, orem pelo bispo Macedo, e não digam ele não é meu inimigo, então eu pergunto PORQUE ENTÃO MUITOS AQUI ESTÃO FALANDO MAL? se isso não é inimizade então eu não sei o que é. ore peça Deus discernimento que O Espirito Santo lhe mostrará a verdade. espero que vocês tenham compreendido o verdadeiro sentido de seguir a DEUS.

  37. Daqui a pouco vou ter que desafiar crentes ladrões e assassinos, também: Para vocês isto são apenas fábulas. Será?
    E se eu fizer um desafio, hoje, a todos os sodomitas, bruxos, tocadores de atabaques, babalorixás, exus, erês, macumbeiros, guias, Igreja 666, ateus, agnósticos, vale do Amanhecer, do Escurecer, e quantos mais, para se reunirem em um grande estádio, ou mesmo na Esplanada dos Ministérios, com todos presentes, televisão, mídia em geral, e pedir que incorporem seus demônios, guias, santos e tudo quanto mais quiserem. Será que aceitariam este desafio? Eu vou sozinho, acompanhado do Deus que eu sirvo. Me coloquem num palco central, bancado pela Federação Espírita do Luis Surianni, tragam Luis Mott, o homossexual e pedófilo, Toni Reis, Jean Wyllys, e quantos mais Wyllys, quiserem. Deixem eu cantar apenas três louvores e clamar ao meu Deus. Verão o que é poder de Deus. A manifestação do poder que seus guias dizem que tem, certamente será, na visão de vocês, maior que o poder manifestado por apenas um mortal. Correto? Faço este desafio. Digo aqui que quem esta em Cristo, nenhum poder das trevas é contra ele. Sugiro ainda a data 21/12/2012. Sabem que dia é este? Expulsar Demônios e Curar Enfermos, é uma de nossas atribuições como Servos do Deus Altíssimo. Só temo o castigo divino. O Resto é, apenas resto. É o que vocês são, apenas Restolho, pois negam a Cristo, quando procuram ao invés dele, contatos com Espíritos Imundos, escravizadores, assassinos, idólatras, adivinhadores, cartomantes, curandeiros (João de Deus de Abadiânia, pode vir também), pombas giras, exus, caboclos e guias. É tanta sujeira. Só não vê quem é cego. Em nome de Jesus, seja revelada
    agora toda a cegueira espiritual de quem acaba de Ler este desafio. Juntem todos. Deus é comigo. Eu sou dele. A minha vida pertence a ele. Ele me livra de todo o laço do inimigo. Da peste perniciosa, do laço do passarinheiro e do vale da sombra da morte.

    Abraão intercede por Sodoma (episódio bíblico)
    Todas as passagens da Bíblia sobre o episódio "Abraão intercede por Sodoma".
    Gênesis 18
    17 E disse o Senhor: Ocultarei eu a Abraão o que faço,

    18 visto que Abraão certamente virá a ser uma grande e poderosa nação, e por meio dele serão benditas todas as nações da terra?

    19 Porque eu o tenho escolhido, a fim de que ele ordene a seus filhos e a sua casa depois dele, para que guardem o caminho do Senhor, para praticarem retidão e justiça; a fim de que o Senhor faça vir sobre Abraão o que a respeito dele tem falado.

    20 Disse mais o Senhor: Porquanto o clamor de Sodoma e Gomorra se tem multiplicado, e porquanto o seu pecado se tem agravado muito,

    21 descerei agora, e verei se em tudo têm praticado segundo o seu clamor, que a mim tem chegado; e se não, sabê-lo-ei.

    22 Então os homens, virando os seus rostos dali, foram-se em direção a Sodoma; mas Abraão ficou ainda em pé diante do Senhor.

    23 E chegando-se Abraão, disse: Destruirás também o justo com o ímpio?

    24 Se porventura houver cinqüenta justos na cidade, destruirás e não pouparás o lugar por causa dos cinqüenta justos que ali estão?

    25 Longe de ti que faças tal coisa, que mates o justo com o ímpio, de modo que o justo seja como o ímpio; esteja isto longe de ti. Não fará justiça o juiz de toda a terra?

    26 Então disse o Senhor: Se eu achar em Sodoma cinqüenta justos dentro da cidade, pouparei o lugar todo por causa deles.

    27 Tornou-lhe Abraão, dizendo: Eis que agora me atrevi a falar ao Senhor, ainda que sou pó e cinza.

    28 Se porventura de cinqüenta justos faltarem cinco, destruirás toda a cidade por causa dos cinco? Respondeu ele: Não a destruirei, se eu achar ali quarenta e cinco.

    29 Continuou Abraão ainda a falar-lhe, e disse: Se porventura se acharem ali quarenta? Mais uma vez assentiu: Por causa dos quarenta não o farei.

    30 Disse Abraão: Ora, não se ire o Senhor, se eu ainda falar. Se porventura se acharem ali trinta? De novo assentiu: Não o farei, se achar ali trinta.

    31 Tornou Abraão: Eis que outra vez me a atrevi a falar ao Senhor. Se porventura se acharem ali vinte? Respondeu-lhe: Por causa dos vinte não a destruirei.

    32 Disse ainda Abraão: Ora, não se ire o Senhor, pois só mais esta vez falarei. Se porventura se acharem ali dez? Ainda assentiu o Senhor: Por causa dos dez não a destruirei.

    33 E foi-se o Senhor, logo que acabou de falar com Abraão; e Abraão voltou para o seu lugar.
    Responder · Curtir · Parar de seguir a publicação · há 2 segundos
    MacGyyer Rocha · Quem mais comentou · Sobradinho, Distrito Federal, Brazil
    Se disse algo de errado, aceito qualquer punição da parte de Deus. Se eu estiver vivo amanhã, é porque é a pura verdade de Deus, o que até aqui relatei da parte de Deus. Toquem seus atabaques se quiserem. Invoquem seus demônios, se quiserem. E quem puder ore por mim. Eu aceito. Maranata, ora vem Senhor Jesus. Louvado seja o nome do Senhor, para todo o sempre. Amém. Até amanhã, se Deus quiser.
    Responder · Curtir · há 2 segundos

    MacGyyer Rocha · Quem mais comentou · Sobradinho, Distrito Federal, Brazil
    Quem são os assassinos do povo?
    Todo aquele que pratica iniquidade e desobedece a Deus.
    Você está entre os que praticam iniquidades e desobedece a Deus?
    Responder · Curtir · Parar de seguir a publicaç

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

As principais notícias gospel do Brasil e do mundo no portal pioneiro; Saiba tudo aqui sobre música gospel, evangélicos na política, ações missionárias e evangelísticas, projetos sociais, programas de TV, divulgação de eventos e muito mais.

No ar desde 2006, o canal de notícias gospel do portal Gospel+ é pioneiro no Brasil, sempre prezando pela qualidade da informação, com responsabilidade e respeito pelo leitor.