Pela primeira vez, a Record TV fará um compilado de suas novelas sobre o Antigo Testamento chamada A Bíblia, seguindo a ordem cronológica dos acontecimentos conforme as Escrituras, com o propósito de vencer a TV Globo na audiência.
A iniciativa pretende condensar um total de três anos de conteúdo em quatro meses de exibição. A ideia é aproveitar o desempenho pífio da nova novela inédita da Globo, Um Lugar ao Sol, para manter a audiência conquistada pela novela Gênesis.
No final do primeiro semestre de 2022, uma nova novela inédita da Record TV entrará no ar, Reis, que dará sequência a um período de tempo que foi brevemente retratado em Sansão e Dalila, levada ao ar em 2011.
Essa novela pretende seguir a história a partir de Samuel, no final do período dos juízes, e mostrar a unção de Saul ao reinado de Israel e Judá.
‘A Bíblia’
O compilado das novelas bíblicas terá como base os sucessos de audiência Os Dez Mandamentos e A Terra Prometida, mas a introdução terá cenas de Gênesis, recapitulando as histórias contadas nas produções inspiradas no Antigo Testamento.
Segundo informações do portal TV Pop, a ideia de recapitular as histórias do Antigo Testamento que já foram produzidas pela emissora excluem as novelas que mostram relatos do Novo Testamento ficarão de fora: O Rico e O Lázaro, Jesus e Apocalipse.
No compilado de reprise, a Record pretende mostrar a ascensão de Moisés, a abertura do Mar Vermelho e o Êxodo. Em seguida, a liderança do povo hebreu sob Josué para derrubar as muralhas de Jericó.
Nesse ponto, a emissora quer amarrar a narrativa, levando os telespectadores a iniciarem a jornada de Reis com toda a história resumida e ainda vívida na memória.