Uma escola provocou a reação indignada dos pais cristãos quando anunciou, por meio de um comunicado, que não fará referência à festa de Natal em um evento tradicional voltado para crianças, no final do ano.
Se trata da Wherwell Primary School situada em Andover, no condado de Hampshire, Inglaterra. O evento realizado pela unidade de ensino será uma peça de tetro ao estilo pantomima, apresentada pela companhia infantil “Chaplins Pantos”.
Apesar do Natal ser uma festa que faz referência a um acontecimento histórico (nascimento de Cristo), sendo parte do calendário cultural da própria Inglaterra, a escola resolveu atender aos apelos de uma minoria de pais não cristãos.
“Temos várias famílias que não celebram o Natal ou o fazem de uma maneira diferente. Os filhos dessas famílias são retirados de eventos como este, a pedido de seus pais”, disse a diretora da instituição, Mandy Ovenden.
“Como este não é um evento de Natal, mas um teatro, pode ser apreciado por todos com as mudanças que solicitamos. Estamos ansiosos para que todos os nossos filhos gostem da pantomima e, para que seja um evento totalmente inclusivo”, completou a gestora.
Protestos
Os pais cristãos, contudo, que representam a absoluta maioria dos responsáveis pelas 126 crianças da escola primária, ficaram indignados com a decisão de não fazer referência ao Natal na peça infantil.
“Isso não deveria ser permitido. O Natal é comemorado em todo o Reino Unido e no mundo, e você simplesmente não pode erradicá-lo para que algumas pessoas não se ofendam”, disse um dos responsáveis ao jornal Daily Mail.
Os pais, agora, esperam que o protesto sirva como pressão, a fim de que a unidade escolar volte atrás em sua decisão, a exemplo de uma rede de lojas que recolheu peças de camisa com a estampa “Gay na Manjedoura”, após boicote de cristãos. Confira:
Rede de lojas recolhe peças com estampa ‘Gay na Manjedoura’ após boicote de cristãos