A falta de conhecimento teológico é a principal fraqueza dos cristãos no século XXI, avaliou o pastor e escritor Michael Youssef, lamentando que inevitavelmente as pessoas vão cair no engano em algum momento de suas vidas por conta do analfabetismo bíblico.
“O analfabetismo bíblico é galopante”, disse Youssef. “E as pessoas vão cair no engano, nos falsos ensinos, em qualquer coisa, porque não estão fundamentadas na Palavra de Deus”, acrescentou.
As declarações foram feitas em uma entrevista concedida ao portal The Christian Post, quando abordou a questão em torno do anticristo, que muitos cristãos acreditam tratar-se apenas de uma figura que controlará o mundo.
Diante desse cenário, e considerando a relevância dessa figura escatológica, Youssef pontuou que o analfabetismo bíblico é terreno fértil para que a cultura contemporânea se imponha e relativize a verdade.
O pastor, que atua na Igreja dos Apóstolos em Atlanta, Geórgia (EUA), disse ainda que a falta de conhecimento bíblico está permitindo que alguns cristãos e igrejas adotem visões heréticas sobre questões contemporâneas, como a homossexualidade.
Youssef observou que algumas igrejas têm pregado que a prática homossexual era errada apenas no Antigo Testamento por ser parte de uma adoração pagã, mas que o Novo Testamento não reiterou: “Isso não é verdade, porque a Bíblia diz: ‘Ele os fez homem e mulher, e os fez para se ajustarem em todos os sentidos e depois os fez para se casarem por toda a vida’, e assim por diante. Eles jogam todo o evento da criação pela janela”, lamentou.
“Ou, eles dizem, ‘O Deus do Antigo Testamento é um Deus de vingança, mas o Deus do Novo Testamento – que é a velha heresia do primeiro século – é o Deus do amor. Isso é absolutamente falso”, acrescentou o pastor, segundo o Faithwire.
Ao final, o pastor disse que as muitas igrejas que têm se afastado da Bíblia serão pegas desprevenidas: “Quando o anticristo vier e enganar o mundo, não teremos discernimento porque não conhecemos as palavras de Jesus”.