Analistas políticos listam vantagens e dificuldades na candidatura da “evangélica Marina Silva” à presidência; Confira

15

A candidatura de Marina Silva (PSB) à presidência da República após a trágica morte do ex-governador Eduardo Campos deverá ser oficializada na próxima quarta-feira pela direção do partido, com a revelação do novo candidato à vice.

A ex-ministra do Meio Ambiente e ex-senadora deverá superar os desafios da campanha para manter o desempenho registrado na primeira pesquisa após a morte de Campos, segundo editorial publicado pela emissora de TV britânica BBC.

No primeiro levantamento, Marina surge como a segunda colocada nas pesquisas para o primeiro turno, e aparece à frente da presidente Dilma Rousseff (PT) no segundo turno, podendo vencer as eleições.

“A ex-ministra do Meio Ambiente também enfrentará desafios, como o pouco tempo de TV e uma possível falta de palanques regionais”, pontuou a BBC, que destacou os “19,6 milhões de votos” que Marina obteve na eleição de 2010, quando foi a terceira colocada com maior número de votos da história do país.


No editorial, os analistas políticos que assessoraram a BBC dizem que “uma incerteza é quanto os eleitores estão influenciados, neste momento, pelo impacto da morte trágica de Eduardo Campos”, o que levanta também a dúvida de quanto “a imagem de uma candidata ‘de luto’ poderá influenciar a votação”.

O fato de Marina Silva ser membro da Assembleia de Deus é destacado pelo editorial, que destacou algumas posturas da candidata que agradam ao público evangélico: “Marina já disse publicamente que é contra o aborto”, informou a BBC, que não ignorou a candidatura do pastor Everaldo Pereira (PSC). “A maior parte das igrejas evangélicas se associou, neste ano, à candidatura do pastor Everaldo, do PSC. Mas, com a entrada de uma evangélica na linha de frente da disputa, parte dos votos pode migrar para ela”, opina o editorial.

Os analistas políticos destacam que “Marina terá cerca de dois minutos diários na propaganda eleitoral na TV – menos que seus adversários Dilma Rousseff e Aécio Neves” e que isso pode ser um problema para a campanha, mas ponderam: “Por outro lado, Marina terá mais tempo agora do que tinha em 2010, quando concorreu pelo PV” e ficou em 3º lugar.

15 COMENTÁRIOS

  1. Em certo sentido, do ponto de vista intelectual, eleitoral e de gestão, pesa contra Marina Silva sua visão religiosa fundamentalista, pois essa visão sustenta a cosmovisão pentecostal e que se assemelha àquela que vigorou na Idade Média, como a pretensão da posse exclusiva da verdade e a intolerância a outras formas de culto e expressões de religiosidade, a negação de importantes descobertas da ciência, a oposição às políticas de reconhecimento de direitos civis da minoria homoafetiva, entre outras visões limítrofes de mundo e que impossibilitam, a quem as defende, governar com isenção um país laico e para uma sociedade republicana, democrática e pluralista.

  2. caro amigo… fiquei curiosa,, estas afirmações suas são porque conhece profundamente a candidata Marina ou….. achas que TODOS assembleianos são fundamentalistas??? bom … se a resposta for a primeira parabéns! vc a conhece melhor q eu, mas.. se for a segunda então não seria vc um preconceituoso(pré-conceito sobre algo), em dizer que TODOS assembleianos são fundamentalistas???? tenho amigos gays (casal devo acrescentar) que amo!!! então… quem aqui é radical????

  3. Caro Sandro, como cristão concordo com tudo o que você disse sobre o que direito democrático, e sobre o que diz respeito a estado laico, porém do ponto de vista das grandes decisões deste país estamos necessitados de um representante que se decida baseado na palavra de Deus para a nação. Talvez a Marina não seja este representante, mas nem a Dilma, nem o Aécio e nem o finado Eduardo seriam estes representantes que em detrimento dos seus benefícios, escolheriam o que é o melhor para o povo brasileiro, então temos poucas escolhas, mas temos escolhas….

  4. Tem que ser inteligente! Devemos votarmos em quem é capaz de derrotar essa mafia do PT no segundo turno. Nada adianta passar para o 2º turno, quem não tem a capacidade de derrotar o PT no segundo turno. PENSE NISSO! Assim como está não podemos continuar. BRASIL! PAÍS DA MENTIRA e QUE NADA FUNCIONA! Vamos por um fim nisso até quando for possível.

  5. Aconselho vc a procurar a Igreja Comtemporânea,onde os PRs,lavagem de roupa suja, é um jogando o podre do outro no ventilador,Será que o povo não esta vendo isto, o que eles querem é dinheiro no bolso,enquanto o povo não tem saude, educação e segurança,transporte todos sem excessão prometendo que vai fazer,fazem para eles; saude tratamento no exterior, enquanto o eleitor no SUS,filhos estudando em escolas no exterior ou em particular de ponta, deveriam estudar em escolas públicas ,quanto a segurança carros blindado 5 a 6 homens fazendo segurança,o eleitor ?o eleitor sofre com transporte .Na verdade o eleitor ô!!! só toma agora é a hora de usarem ACORDA BRASIL,cadê o GIGANTE acordou e foi dormir de novo.Então que venha Marina, Aécio,Dilma, Everaldo,são todos farinha do mesmo saco e nos bastidores chamando o povo de otário, q acreditam q farão alguma coisa para os mais pobres.SONHA MARCELINO PÃO E VINHO

  6. por favor não publique o q comentei, saiu errado, aconselhei o Sandro a conhecer a igreja onde os prs, são homos e no entanto não ofendem A ou B.e no entanto ele Sandro esta envergonhando a classe dele.

  7. Porque tantas agressões verbais ? Vamos cada um fazer o que nos cabe, estando ciente que quem vai produzir o resultado final É DEUS – tORCER, QUERER A VITÓRIA DESSE OU DAQUELE é do homem – Crendo ou não, Deus está no TOTAL CONTROLE da política brasileira – Quanto a isso, nem pergunto a sua opinião, pois Deus é soberano e faz o que lhe apráz – pra que discutir – não chegamos a lugar nenhum. abraços.

DEIXE UMA RESPOSTA