André Valadão polemiza ao dizer que “a cruz não revela pecados, e sim, nosso valor”; Pastor rebate

6

O pastor e cantor André Valadão, da Igreja Batista da Lagoinha (IBL), gerou enorme polêmica nas redes sociais recentemente por publicar uma imagem com a frase “a cruz não é a revelação do nosso pecado, é a revelação do nosso valor”.

A frase gerou grande burburinho nas redes sociais e na blogosfera cristã, pois o entendimento de que o sacrifício na cruz se fez necessário para que os pecados da humanidade pudessem ser redimidos fica em segundo plano nesse raciocínio de Valadão.

“Se a cruz não revela nosso pecado, qual seria o fundamento dos escritores bíblicos ao falar em propiciação e expiação? Estes são termos que comunicam que a morte de Cristo foi em substituição ao pecador, para pagar a dívida do pecado e aplacar a santa ira divina”, opinou Thiago Oliveira, no site Púlpito Cristão.

Para Oliveira, esse pensamento conciso na frase de Valadão “demonstra a perversão do Evangelho e mostra como baluartes do segmento gospel tem infiltrado falsos ensinamentos no seio da Igreja”.


“A cruz não revela nosso valor, revela nossa vileza. Revela também a nossa incapacidade de nos achegarmos a Deus. Cristo Jesus foi quem por graça lavou a igreja com seu sangue, purificando-a de todo o pecado. Sendo assim, o valor da igreja, ou seja, dos crentes que formam o corpo de Cristo, não é outro a não ser o sangue que os redimiu. Por isso o apóstolo Paulo diz que se tem um motivo para gloriar-se, este motivo é a cruz de Cristo (Gl 6.14). Não há nenhuma passagem bíblica que exalta o valor intrínseco do ser humano, pelo contrário, a Bíblia revela o pecado do homem e a necessidade de purificação mediante a fé em Jesus”, contrapôs, acrescentando os versículos 23 e 24 do capítulo 3 de Romanos: “…pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus”.

O pastor e escritor Renato Vargens pontuou que a frase inovadora do cantor “muito diverge do ensino das Escrituras”, pois “ao afirmar que a cruz não revela ou aponta para o pecado do homem, Valadão comete/defende um grave desvio teológico”.

“As Escrituras afirmam que não existe um homem neste planeta que possa considerar-se justo pelos seus próprios méritos”, escreveu o pastor, reiterando a passagem bíblica de Romanos 3:23,24.

No artigo de Vargens, ele destaca que “a Bíblia diagnostica o pecado como uma deformidade universal da natureza humana […] que se manifesta em detalhes na vida de cada indivíduo”, além do fato de que “a Palavra de Deus ensina que o homem é totalmente depravado e que necessita desesperadamente de salvação”.

Por fim, o pastor trouxe à baila uma frase do pregador Paul Washer, para resumir seu contraponto à declaração de André Valadão: “A cruz de Cristo não é uma amostra do quanto somos preciosos, mas do quanto somos depravados”.

A saraivada de críticas ao cantor o levou a reconsiderar sua frase, publicando uma nova, seguida de um longo comentário: “A cruz revela nosso valor não em quem éramos, mas em quem somos hoje em Cristo”.

Na legenda da imagem com a frase reformulada, o cantor fez um mea culpa: “Não podemos ver na cruz apenas o que nos levaria até lá. Devemos reconhecer a obra substitutiva de Cristo e também reconhecer que somente Ele poderia nos redimir do que nunca poderíamos redimir em nós mesmos. NOSSO PASSADO SERVE PARA NOS MOSTRAR QUE NÃO ESTAMOS MAIS LÁ. ESTAMOS no HOJE, e o agora não há mais condenação para os que estão em Cristo Jesus. A LEI DO ESPÍRITO DA VIDA faz parte de nós hoje. A cruz deve ser tomada, lembrada, e reconhecida que lá era o nosso lugar, … MAS DEUS… MAS DEUS … MAS DEUS … Nos amou e com seu filho pagou o preço! Se fez pecado para Nele sermos feitos, PELA GRAÇA justiça”.

6 COMENTÁRIOS

  1. NAO HA PASSAGEM BIBLICA?!

    E MT 6.26~32 ELE NAO LEU?

    E SE A GENTE NAO VALESSE NADA PRA DEUS PORQUE FOI DADA UMA SEGUNDA CHANCE PRA HUMANIDADE?

    AI O ANDRE ACERTOU DESSA VEZ E NEM PRECISAVA EXPLICAR NADA PRA NINGUEM, POIS QUEM TEM IDENTIDADE E EXPERIENCIA COM O ESPIRITO DE JESUS ENTENDEU MUITO BEM O QUE FOI EXPOSTO PELO IRMAO.

    AGORA PASTOR VAGABUNDO NAO TEM O QUE PREGAR E NEM MORAL PRA IR PRAS RUAS PREGAR PRA TODO TIPO DE PERDIDO FAZ ISSO, PERDE TEMPO DIFAMANDO OS OUTROS!

    FAZ IGUAL EU, NAO GOSTA DAS MUSICAS DE TAL CANTOR, NAO OUCA E RESPEITE QUEM GOSTA UE!

    EU SOU VALIOSO PRA DEUS SIM E POR ISSO NAO ADORO OUTRO deus ALEM DELE
    •|QUE E UNICO|•.

    ALELUIA

    • A grande maioria dos pastorecos evanjegues só sabem ler o livro de malaquias .,.
      São vendilhoes e mercenarios da fé., não me causa estranheza alguma estes asquerosos do Brás abrir seus bebedores de lavagem e falar asneiras nos púlpitos heréticos .,

  2. O que esperar de alguém que pede para Deus abençoar a obra de satanás na vida do povo…Esse canal Rede Super só trás heresias>>>tentei ligar para lá mas ninguém atendeu!! para corrigir a heresia de uma oração mau feita… (no canal Super) Cuidado com o que você ouve e prega!!

  3. Como tem crente que gosta de criticar. Falar mau. Interpretam errado a forma de se expressar das pessoas. E cambada de religiosos, fariseus, que gostam de olhar o cisco no olho dos outros, e se esquecem de tirar a trave do seu próprio. Ao inves de criticar, vá orar irmãos, vá buscar mais o Espírito, e menos essa religiosidade que mata.

  4. O título de Pastor, de verdade, é ou era obtido após uma genuína vocação divina (Chamado Profético),seguida de uma aprovação da Igreja (O Corpo de Cristo), fundamentado num curso sério de teologia contemplando hermenêutica, exegese, história do pensamento cristão, diversidade doutrinária , escatologia e outros. Onde e como o auto intitulado “pastor” André obteve o título dele? Numa reunião de parentes e amigos da sua comunidade? Para o bem do Evangelho, ele bem que poderia fechar a sua boca para não falar mais asnices como agora.

    • Marcos Veira, não estou aqui para defender a frase mal expressada por Andre Valadão, mas sim para dizer que ele estudou muito nos EUA, teologia e que ainda ja foi heitor e ajudou no apromoramento do seminario Teologico Carisma, que e muito respeitado, rigoriso e pelos bons ensinos e ainda pela IBL tem o CTMDT. Sendo assim estudo por parte dele não falta hem consagracão.
      Outra coisa garanto que ao longo da vida dele. O mesmo fez mais, atendendo ao mandamento de Jesus de ide e fazei discipulos do que nos dois juntos.

      • Querido George por favor que garantia voçe tem de que ele fez mais ou menos????
        Deus não abençoa projetos, show, eventos evangelicos….Deus abençoa as intenções de cada um e só Deus pode julgar….Quanto a frase, é só uma frase concordo. Acho que nós devemos estar mais preocupado com a palavra de Deus ela não muda, nós somos falhos e se olharmos para André Valadão….coitado de nós!!!!

  5. o ensino da arte de ganhar dinheiro, inclusive de prefeituras pobres, fazendo shows, vendendo jóias, comercializando "Bíblias da Mulher", e transformando pastores em políticos com os votos do cristãos distraídos e enganados.

  6. Ninguém tem o direito de ofender nem insultar o seu próximo por causa de uma opinião diferente..
    O próprio Deus e o arcanjo Miguel ao profetirem palavras a satanás …nunca usar de insultos ou o que a bíblia chama de ” juízo blasfemo” no livro de Judas.
    Trabalho com pessoas de opiniões diferentes mas tomamos café juntos todos os dias..

  7. Hildo Silver, É Justamente isso que todo ser humano merecia, pois Não há um justo, nem um sequer. Não há ninguém que entenda; Não há ninguém que busque a Deus. Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só, portanto é justo da parte de Deus jogar todos no esgoto, ou seja, no inferno e, se no momento estamos sendo poupados da flamejante enchente, é pelo sangue somente. Me sinto indignado de ouvir alguém dizer: "A cruz é a manifestação do nosso valor" Jesus sim tinha valor, porem Ele se tornou maldição, se tornou sem valor e em nosso lugar, Ele vez isso por nos, se vez maldito em nosso lugar. O "esgoto", como você diz, ou seja a cruz, era justamente para mim e para você. Seu Pai, o tratou como nos merecia ser tratados: sem valor; Como esta escrito: "Pela mão de Deus ferido e torturado". E ainda continua: "Mas, de fato, ele foi transpassado por causa das nossas próprias culpas e transgressões, foi esmagado por conta das nossas iniquidades; o castigo que nos propiciou a paz caiu todo sobre ele, e mediante suas feridas fomos curados". A morte de cruz era a morte mas desprezível e humilhante que existia, tratava o crucificado sem valor algum. Ora, estou a ponto de clamar, será que Depois de tantos textos bíblicos alguém ainda é capaz de alegar que cruz de cristo é a manifestação do nosso valor? Se cristo foi tratado sem valor e, se levarmos em consideração que ele morreu em nosso lugar, é evidente que a morte de cristo nos mostra quanto os homens são depravados e, se Jesus morreu por nos foi devido inteiramente a sua misericórdia. Todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; e todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniqüidades como um vento nos arrebatam. Todavia, É nisso que se revela o amor de Deus: Jesus morreu por nos quando ainda éramos seus inimigos. O amor de Deus por nos foi incondicional, não havia nem um valor em nos e, se hoje ha algum valor em nos, lembra-se pois, quem é que te faz destacado em relação aos demais? E o que tens que não tenha recebido? E, se o recebeste, então qual o motivo de orgulho, como se não o tiveras ganho? Éramos injustos sem valor algum, porem, Jesus se tornou Justiça da parte de Deus para nos, afim de como está escrito: "Aquele que se gloria, gloria-se no senhor". Vejo valor em tudo que Deus faz, mas, creio esta certo e de acordo com a escritura que, em relação ao sacrifício de cristo, foi inteiramente pela sua graça, pois vejo que não havia nada em nos digno de seu amor. De fato, a bíblia diz que fomos comprados por um alto preço, mas não por termos valor, mas sim pelo fato de sermos depravados de tal forma que segue de animais não era capas de nos purificar, era necessário algo mais valioso um preso mais alto, entendeu, era necessário um alto preso, considerando que é caro de mais conserta o que não esta apenas ferido, mas sim morto.

    Alguns hinos da harpa cristã demonstram de forma Clara e bíblica a nossa salvação incondicional, como por exemplo: "Longe do Senhor, andava no caminho do horror, por Jesus não perguntava, nem queria o seu amor no juízo não pensava, nem na minha perdição, nem na minha alma desejava a eterna salvação" (Nº 169:1,2). "Fomos nós predestinados, para crermos em Jesus" (Nº 236:3) "Já dantes desta criação me preparava a mais perfeita salvação; Oh! Quanto a mim amava" (Nº 219:2). Seu amor é incondicional, a nossa salvação é devido a sua vontade e nada mais. Como Martinho Lutero disse: "A menos que vocês provem para mim pela Escritura e pela razão que eu estou enganado, eu não posso e não me retratarei. Minha consciência é cativa à Palavra de Deus. Ir contra a minha consciência não é correto nem seguro. Aqui permaneço eu.

  8. Hildo Silver Hildo, eu etendo o seu desespero em querer ter algum valor, e te perdoo. Mas acho que quem precisa se converter é você, primeiro lendo a Bíblia e depois aceitando Jesus. Me leia por favor Romanos 3:23. Deus tenha misericódia de você!

  9. Mateus Silva

    BLA BLA BLA DE PAPAGAIO DE PASTOR QUE NAO MEDITA NA BIBLIA, NAO TEM EXPERIENCIA COM DEUS E NEM LEU MT 6.26~32.

    SE QUER TER SUA MENTE TAPADA O PROBLEMA E SEU TANBEM!

    EU TENHO VALOR E NENHUM OTARIO USADO PELO DIABO ME PROVA O CONTRARIO, SE EU NAO VALESSE NADA DEUS ME DESPREZARIA LOGO NO NASCIMENTO, A CRUZ E ISSO, O VALOR QUE TEMOS PRA NAO SER CONDENADOS NO FOGO ETERNO AO LIMITE DE DEUS SE ENTREGAR EM NOSSO LUGAR ALI PRA PELA FE NO ATO UNICO NOSSOS PECADOS SER PERDOADOS, POIS NOS NAO PODIAMOS PAGAR TAL VALOR MESMO QUE NOS ESTIVESSEMOS ALI NA CRUZ, ELE PAGOU O VALOR QUE TEMOS PRA ELE:
    •|O SANGUE DIVINO|•

    …AGORA SE VC TAMBEM NAO VALE O QUE SE JOGA NO ESGOTO FAZER O QUE…

  10. Du Silva

    VC JA DEVIA TER FICADO QUIETO, VC LEU MT 6.26~32?

    NAO!

    SE TU FOSSE CRENTE DE VERDADE BUSCAVA DEUS POR VC MESMO E NAO NA ORACAO DOS OUTROS.

    EU TENHO VALOR SEM SER DESESPERADO POIS O ESPIRITO SANTO SE MOVE EM MIM AO INVERSO DO QUE O DIABO TENTA USAR VC PRA PROVAR O CONTRARIO!

    OU TU ACHA QUE DEUS DARIA O ESPIRITO SANTO DELE NUM MICROBIO DE ESGOTO?

    …MAS SE VC SE CONSIDERA UM MICROBIO DE ESGOTO FAZER O QUE…

  11. Hildo Silver Quer versículo bíblico? Lá vai:

    Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, fornicação, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias. Mateus 15:19.

    E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos. Mateus 19:17.

    Eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores, ao arrependimento. Lucas 5:32

    E Jesus, tendo ouvido isto, disse-lhes: Os sãos não necessitam de médico, mas, sim, os que estão doentes; eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores ao arrependimento. Marcos 2:17

    Jesus, porém, ouvindo, disse-lhes: Não necessitam de médico os sãos, mas, sim, os doentes. Mateus 9:12

    E o Senhor sentiu o suave cheiro, e o Senhor disse em seu coração: Não tornarei mais a amaldiçoar a terra por causa do homem; porque a imaginação do coração do homem é má desde a sua meninice, nem tornarei mais a ferir todo o vivente, como fiz Gênesis 8:21.

  12. Du Silva

    VC NAO APRENDE NE?!

    ME PERDOAR PORQUE?

    PEQUEI EM QUE?

    APRENDA SER HUMILDE E RECONHECER TEUS ERROS…
    …E DEIXE DE SER PAPAGAIO DE PASTOR DE FUNDO DE QUINTAL!

    VC PRECISA MESMO TER UMA CONVERSAO DE VERDADE!

    AGORA VC PROVA ISSO COM SUA ARROGANCIA ESTUPIDA!

    QUE O SANTO JESUS TIRE ISSO DA SUA ALMA PELO ESPIRITO QUE CONVENCE DO PECADO JUSTICA E JUIZO!

  13. Irmãos, vamos nos conter e não falar mal de igrejas. Não se esqueçam que há muitas ovelhas q ainda não estão no aprisco do Senhor mas que são de coração sinceroa. Em tempo oportuno, o Espírito Santo as conduzirá ao seio do Senhor. Não se esqueçam que muitas dessas igrejaz batizam muitos, em nome de Jesus, e issso ja representa um primeiro passso para examinar as escrituras e conhecer a verdade para que haja libertação de fato. Não se esqueçam que não somos perfeitos e muitos, mesmo com suas imperfeições têm buscado fazer o Ide do Senhor. Com o tempo o Espírito Santo capacita, mas muitos que criticam muitas vezes nem sequer deixam seu lugar de acomodado, no banco da igreja. Vamos olhar para o alvo q é Cristo.

  14. Hildo Silver Cara você é muito ignorante, a consequências do ignorante é sua própria ignorância. Cara, o assunto e o contexto do assunto é a afirmação do André Valadão: "A cruz não revela pecados, e sim, nosso valor” Ora, então você acha que a cruz é a revelação do nosso valor? Você tem alguma base bíblica para dizer isso? Você não deve ter lido meu comentário , pois tudo que eu disse se apóia firmemente nas escrituras, primeiro: Se cristo carregou sobre ele os nossos pecados (Isaias 53.4-5) então é claro que a cruz de cristo é revelação dos nossos pecados, pois: Pela transgressão do seu povo ele foi atingido (Isaias 53.8). Ele foi tratado sem valor, "pela mão de Deus ferido e torturado (Isaias 53.4)" Tudo que aconteceu com Jesus era o que nos merecia, ser tratado sem valor. "Não há um justo, nem um sequer. Não há ninguém que entenda; Não há ninguém que busque a Deus. Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis, Não há quem faça o bem, não há nem um só (Romanos 3.12)". Se Jesus morreu por nos foi devido inteiramente a sua misericórdia. "Todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; e todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniqüidades como um vento nos arrebatam" Portanto, é justo da parte de Deus jogar todos no inferno e, se no momento estamos sendo poupados da flamejante enchente, é pelo sangue somente. Cara, isso é tão simples, isso é o básico do evangelho mas você não consegui entender, você esta usando apenas o senso comum, o sacrifício de cristo não foi devido a algo que havia no homem, mas sim a sua graça, inteiramente pela graça: "Pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus" (Efésios 2:8) Você esta passando vergonha em dizer essas baboseiras sem base bíblica, e ainda por cima não fala como um Cristão, fala com insultos, pois não tem argumentos. Quero só dizer mais uma coisa, a depravação do homem é tanta que: O ser humano não tem poder de aceitar a Cristo, esse poder vem de Deus, é Deus que o aceita, pois estão mortos em seus pecados, o ser humano por si só não ira a Cristo e não ira se arrepender, o ser humano por si mesmo não terá fé em Cristo, amenos que Deus dei vida estando ele ainda morto em seus pecados, quando ainda seguia o curso deste mundo; amenos que Deus o leve a Cristo e o conceda arrependimento e fé o ser humano não ira a Cristo para ter vida, portanto não há nem um motivo para os crentes em Cristo se gloriarem, pois a salvação não foi obra nossa, mas de Deus, e ele terminara a obra que começou, sendo assim, quem é que nos faz destacado em relação aos demais? E o que temos que não tenhamos recebido? E, se o recebemos, então qual o motivo de orgulho, como se não tivéssemos ganho? Como esta escrito: Aquele que se gloria, gloria-se no senhor.

  15. Mateus Silva

    ESSE TEMPO TODO VC ESPEROU PRA DEBATER DE NOVO?

    TA NA CARA QUE TU PENSA SABER MAIS QUE EU COM MINHAS EXPERIENCIAS PESSOAIS COM DEUS, OU TU E NOVO NA FE E MAIS UM OTARIO CONTROLADO POR PASTOR, EU SAI DESSE CONTROLE FAZ TEMPO, SO PERTENCO A DEUS E NINGUEM MAIS!

    VOU TE BLOQUEAR PQ NAO VALE A PENA CONTENDER COM QUEM SE ACHA SABIO E ESTUPIDO, VC NAO ESTA A NIVEL DE DEBATE ADULTO!

    MAS SE TU NAO VALE NADA BLZ, SO RESPONDA SE DEUS IA SE SACRIFICAR A TOA POR NINGUEM E AMAR O QUE NAO VALE SER AMADO!

    SEU BURRO!

  16. Hildo Silver Tem que ser um grande cara de pau, uma pessoa sem conhecimento bíblico e sem conhecimento do que a maioria das igrejas do Brasil estão ensinando no momento para dizer que é eu que sou papagaio de pastor, pois ate agora é você que esta repetindo o que o Andre Valadão disse. Ultimamente as igrejas brasileiras em sua maior parte neo-pentecostal e pentecostal colocam o homem no centro de tudo, enfatizam a grandeza do homem e não a soberania de Deus, cantam hinos como por exemplo "quero de volta o que é meu" O Pastor Marco Feliciano desse uma vez em sua pregação que somos deuses, o pastor Luizinho ensina a igreja mentir para evangelizar. O deus da maiorias das igrejas brasileiras no momento é o ventre, o orgulho que eles ostentam fundamenta-se no que é vergonhoso; eles se preocupam apenas com o que é terreno, agem como se a cruz de cristo não fosse a manifestação do nosso pecado, mas sim do nosso valor, ai fosse vem me dizer que é eu que sou papagaio de pastor? sendo que é eu que estou andando na contra mão dos ensinamentos da maior parte das igrejas brasileiras?! Sendo que é Justamente você que esta repetindo as palavras do Andre Valadão? Você deve ser um valadete. O desafio ainda continua mostra-me pela escritura que a Cruz de Cristo não revela pecados mas sim nosso valor. O que você fala não condiz com o que a bíblia ensina. "MAS DEUS PROVA O SEU PRÓPRIO AMOR PARA CONOSCO PELO FATO DE TER CRISTO MORREIDO POR NÓS, SENDO NOS A INDA PECADORES" (Romanos 5:8). Ora, se quando éramos inimigos de Deus fomos reconciliados com Ele mediante a morte de seu Filho, quanto mais no presente, havendo sido feitos amigos de Deus, seremos salvos por sua vida. (Romanos 5.10). Se a Salvação não fosse uma dádiva imerecida ninguém seria salvo. Eu escrevi dois comentários, com intuito de provar que à afirmação que diz que, A cruz não revela pecados, e sim, nosso valor esta errada, também mostrar que não havia nem um valor no homem que fosse digno do amor de Deus, e dizer que o homem não tem nada de especial que não tenha ganho, seja a fé, o pensar e crer, como vemos em Filipenses 1.29, Ef 2.8, 1Co 4:7, 2 Co 3.5, então, Assim claro esta, não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece, como vemos em romanos 9:16. O que possuis que não tenhas recebido como esta em 1 Co 4, não permite a nenhum fiel dizer: “Tenho a fé que não recebi”. Toda tentativa de soberba fica assim reprimida com as palavras desta resposta. Mas o seguinte se pode dizer: “Ainda que não tenha a fé perfeita, tenho, contudo, seu começo, pela qual primeiramente acreditei em Cristo”. Isso porque então não se pode responder: O que possuis que não recebeste? E, se o recebeste, por que haverias de te ensoberbecer como se não o tivesses recebido? (1Cor 4,7). Em nada nos devemos gloriar, porque nada é nosso. Uma vez admitindo isso, conseguirá entender o evangelho da graça de Deus, a salvação é inteiramente do senhor, e ela é oferecida de forma imerecida ou seja pela graça, mediante a fé mas não de nos mesmo, mas como dádiva de Deus, ou seja a salvação é um favor imerecido. "Pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus" (Efésios 2:8) (Nota: Graça significa um favor imerecido).

  17. Hildo Silver Você diz:"A CRUZ É ISSO,O VALOR QUE TEMOS PRA NAO SER CONDENADOS NO FOGO ETERNO" Qualquer cristão que tenha estudado um pouco a sua Bíblia sabe que a cruz de Cristo é justamente a exposição máxima do nosso pecado. A Bíblia sistemática e categoricamente afirma que a humanidade foi inteiramente afetada pelo pecado, que “todos pecaram e carecem da glória de Deus” (Rm 3.23), que “não há um justo, nem um sequer” (Rm 3.10), que somos como um vale de ossos secos, mortos espiritualmente (Ez 37.1-14), que somos como a pior das esposas, que após ter sido resgatada da morte pelo marido, cuidada e criada como uma princesa, vai e se entrega a todos os outros homens, sendo pior do que as meretrizes porque a elas “se dá a paga, mas tu dás presente a todos os teus amantes; e o fazes para que venham a ti de todas as partes adulterar contigo” (Ez 16.33). A Bíblia não “pega leve” quando fala do nosso pecado e nem deveria. Nas palavras de Paul Washer, “o pecado é uma ofensa infinita contra um Deus infinitamente santo” e na Queda houve uma completa separação entre o homem e Deus. Agora peço-te que mostre-me pela escritura e pela razão que o homem mereci ser amado por Deus. Ora, quem é o homem para que seja digno do sacrifício de Cristo, "Afinal, que valor tem o homem?" (Isaias 2.22) Então, como assim, “a cruz revela o nosso valor”? Isaías diz que “todas as nações são perante ele [no caso, Deus] como cousa que não é nada; ele as considera menos do que nada, como um vácuo” (Is 40.17). E o profeta continua, agora exaltando a majestade de Deus: “com quem comparareis a Deus? Ou que cousa semelhante confrontareis com ele?” (Is. 40.18). Um pouco acima, Isaías diz: “Eis que as nações são consideradas por ele como um pingo que cai dum balde e como um grão de pó na balança; as ilhas são como pó fino que se levanta. Nem todo o Líbano basta para queimar, nem os seus animais, para um holocausto” (Is 40.15-16). De novo eu pergunto, "qual é mesmo o nosso valor?" (Isaias 2.22) No ser humano não nem um valor que mereça o amor de Deus, pelo fato de Deus se justo e homem não, portanto é como esta escrito: Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus (Rm 3.23) "Não há ninguém que entenda; Não há ninguém que busque a Deus. Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis" (Rm 3)
    Ainda, grandes homens na Bíblia reconheceram continuamente a sua insignificância. Paulo disse “desventurado homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte?” (Rm 7.24). Ao reconhecer sua completa ausência de valor, ele humildemente dá graças a Cristo pela cruz: “Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor. De maneira que eu, de mim mesmo, com a mente, sou escravo da lei de Deus, mas, segundo a carne, da lei do pecado” (Rm 7.25).
    Em outra ocasião, Paulo, para muitos o maior pregador da história da igreja, afirma ser o principal dos pecadores: “…que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal” (1 Tm 1.15). Ele ainda se considerava o menor dos apóstolos: “Porque sou o menor dos apóstolos, que mesmo não sou digno de ser chamado de apóstolo, pois persegui a igreja de Deus” (1 Co 15.9). E, por fim, o apóstolo ainda disse: “Mas longe esteja de mim gloriar-me, senão na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim, e eu, para o mundo” (Gl 6.14). Diante de tudo o que Paulo afirma, cabe novamente a pergunta, "qual é mesmo o nosso valor?"(Isaias 2.22) Davi, o maior rei de Israel, talvez na maior crise de sua vida, humildemente disse: “…pois eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim… eu nasci na iniquidade, e em pecado me concebeu a minha mãe… não me repulses da tua presença, nem me retires o teu Santo Espírito. Restitui-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com Espírito voluntário” (Sl 51. 3, 5, 11-12). "Sendo assim, desisti de acreditar no ser humano, cuja vida não passa de um sopro em suas narinas. Afinal, que valor tem o homem?" (Isaías 2.22) O desafio ainda continua mostra-me pela escritura que a Cruz de Cristo não revela pecados mas sim nosso valor.

DEIXE UMA RESPOSTA