As manifestações de antissemitismo ao redor do mundo, com casos registrados inclusive no Brasil, motivaram pastores a se posicionarem em uma nota que expõe o absurdo de se aliar a um grupo terrorista e endossar o discurso de ódio que prega a eliminação de toda uma nação.
Pastores como Augustus Nicodemus, Jonas Madureira, Franklin Ferreira, Renato Vargens, Heber Campos Jr, Luiz Sayão e Mauro Meister, dentre dezenas de outros, publicaram a nota no site da Coalizão Pelo Evangelho.
Na introdução, os pastores resumem que “o antissemitismo é uma manifestação de ódio e preconceito direcionada aos judeus” e caracteriza “uma atitude repugnante que existe há muitos séculos e continua a ser uma triste realidade em várias partes do mundo, inclusive, e muito tristemente, no Brasil”.
“É inaceitável que, pouco mais de 80 anos após o Holocausto (Shoa) promovido por Adolf Hitler e o nazismo alemão, que tirou a vida de mais de 6 milhões de judeus, o antissemitismo ainda persista. […] É perturbador que, após os atos horríveis de terrorismo e assassinato promovidos pelo grupo terrorista Hamas contra famílias e civis israelenses em 7 de outubro de 2023, se vejam tantas manifestações de apoio ao grupo terrorista”, acrescenta a nota.
Destacando o caráter anticristão que molda o antissemitismo, os pastores denunciam ainda que esse discurso “é gestado em segmentos de jornais, grandes universidades e até mesmo igrejas”, evidenciando que a infiltração dessa ideologia já avançou de maneira silenciosa no meio cristão.
“É importante que a liberdade de expressão não seja usada como desculpa para incitar o ódio, o terror, a erradicação de uma nação e a violência. A Coalizão pelo Evangelho, como também os demais subscritores dessa nota, repudiam toda manifestação antissemita, que, como toda forma de racismo, é um pecado terrível que diminui o ser humano, portador da imagem de Deus”, sublinham os pastores.
“A fé cristã nasce no seio do judaísmo, e a Escritura Sagrada testifica que a salvação vem dos judeus. Por fim, reconhecemos a importância e grande contribuição de Israel e seu povo para o mundo. O Israel moderno desempenha um papel significativo em diversas áreas, tais como a democracia e a liberdade, a ciência, a tecnologia e a cultura. Fazemos bem em amar seu povo e clamar a Deus que visite esta nação com poder, graça e proteção”, encerra a nota da Coalizão Pelo Evangelho.
Confira a íntegra da nota e seus signatários:
O antissemitismo é uma manifestação de ódio e preconceito direcionada aos judeus, baseada em estereótipos negativos e discriminação étnica e religiosa. É uma atitude repugnante que existe há muitos séculos e continua a ser uma triste realidade em várias partes do mundo, inclusive, e muito tristemente, no Brasil.
É inaceitável que, pouco mais de 80 anos após o Holocausto (Shoa) promovido por Adolf Hitler e o nazismo alemão, que tirou a vida de mais de 6 milhões de judeus, o antissemitismo ainda persista. O Holocausto foi um dos eventos mais sombrios da história da humanidade, no qual milhões de inocentes foram assassinados em massa de maneira brutal e desumana.
É perturbador que, após os atos horríveis de terrorismo e assassinato promovidos pelo grupo terrorista Hamas contra famílias e civis israelenses em 7 de outubro de 2023, se vejam tantas manifestações de apoio ao grupo terrorista Hamas, que expressam a intenção de eliminar o Estado de Israel “do rio ao mar”. Essa retórica é perigosa demais e promove o ódio, colocando em risco a vida dos cidadãos israelenses e minando os esforços de paz na região. Não raro, esse discurso antissemita vem travestido de identitarismo político e defesa de minorias e é gestado em segmentos de jornais, grandes universidades e até mesmo igrejas, mas que por fim revela um desprezo inexplicável contra uma nação inteira.
Em grandes centros urbanos de vários lugares do mundo, como em Washington DC, nos Estados Unidos, Londres, no Reino Unido, Paris, na França, e outras cidades na Europa e mesmo do Brasil, milhares de pessoas se reúnem para manifestar seu apoio ao grupo terrorista Hamas – e mesmo ao Estado Islâmico (ISIS)! – e levantar placas com mensagens abjetas que emulam a suástica nazista em conjunção com a Estrela de Davi e que pedem a destruição do Estado de Israel e seu povo. Jornalistas ou qualquer pessoa que endossem tais ideias devem ser responsabilizados por promover a violência e o extremismo político. É importante que a liberdade de expressão não seja usada como desculpa para incitar o ódio, o terror, a erradicação de uma nação e a violência.
A Coalizão pelo Evangelho, como também os demais subscritores dessa nota, repudiam toda manifestação antissemita, que, como toda forma de racismo, é um pecado terrível que diminui o ser humano, portador da imagem de Deus. Chamamos, assim, os cristãos de fala portuguesa do mundo todo a levantar sua voz contra o antissemitismo, intercedendo diante de Deus pela paz em Israel e pelo reconhecimento do Messias, Jesus Cristo, o Leão da tribo de Judá, como salvador da humanidade – dos judeus, dos árabes e de toda tribo, e língua, e povo e nação. A fé cristã nasce no seio do judaísmo, e a Escritura Sagrada testifica que a salvação vem dos judeus.
Por fim, reconhecemos a importância e grande contribuição de Israel e seu povo para o mundo. O Israel moderno desempenha um papel significativo em diversas áreas, tais como a democracia e a liberdade, a ciência, a tecnologia e a cultura. Fazemos bem em amar seu povo e clamar a Deus que visite esta nação com poder, graça e proteção.
Conselho da Coalizão pelo Evangelho
Augustus Nicodemus Lopes é pastor auxiliar na Primeira Igreja Presbiteriana do Recife/PE.
Cleyton Gadelha é pastor emérito da Igreja Batista de Parquelândia e diretor executivo da Escola Teológica Charles Spurgeon, Fortaleza/CE.
Davi Charles Gomes é pastor da Igreja Presbiteriana Paulistana, São Paulo/SP, e CEO da World Reformed Fellowship.
Euder Faber é pastor da Igreja O Brasil para Cristo, Campina Grande/PB, e presidente da Visão Nacional para a Consciência Cristã.
Franklin Ferreira é pastor da Igreja da Trindade, São José dos Campos/SP, co-fundador e reitor do Seminário Martin Bucer.
Heber Carlos de Campos Júnior, é pastor da Igreja Presbiteriana do Parque das Nações, Santo André/SP, professor no Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper e do Seminário Teológico Presbiteriano Rev. José Manoel da Conceição (JMC).
Hélder Cardin é pastor na Primeira Igreja Batista de Araras, Araras/SP, chanceler das escolas teológicas Palavra da Vida Brasile professor pesquisador no Seminário Bíblico Palavra da Vida e vice-presidente da Coalizão pelo Evangelho.
Jonas Madureira é pastor da Igreja Batista da Palavra, São Paulo/SP, professor no Seminário Martin Bucer.
Leonardo Sahium é pastor da Presbiteriana de Brasília/DF e presidente da Junta de Educação Teológica da Igreja Presbiteriana do Brasil.
Luiz Sayão é pastor sênior da Igreja Batista Nações Unidas, São Paulo/SP.
Mauro Meister é pastor da Igreja Presbiteriana – Barra Funda, São Paulo/SP.
Renato Vargens é pastor da Igreja Cristã da Aliança, Niterói/RJ, escritor e conferencista.
Sillas Campos é pastor da Igreja Batista Central de Campinas, Campinas/SP, e presidente do Ministério Fiel.
Solano Portela é presbítero da Igreja Presbiteriana do Brasil, servindo na Igreja Presbiteriana de Santo Amaro, São Paulo/ SP. Atualmente aposentado como docente do Centro Presbiteriano de Pós Graduação Andrew Jumper, ensina cursos on-line nas áreas de educação e ética, sob demanda.
Tiago J. Santos Filho é um dos pastores da Igreja Batista da Graça, São José dos Campos/SP, co-fundador e deão de estudos avançados no Seminário Martin Bucer, diretor executivo da Editora Fiel e presidente do Conselho da Coalizão pelo Evangelho.
Valter Reggiani é pastor da Igreja Batista Reformada de São Paulo, São Paulo/SP.
Wilson Porte Jr. é pastor da Igreja Batista Liberdade, Araraquara/SP, e professor e presidente do conselho administrativo do Seminário Martin Bucer.
Pastores associados à Coalizão pelo Evangelho:
Alan Rennê Alexandrino Lima, pastor da Igreja Presbiteriana do Cruzeiro do Anil, São Luís/MA.
Allen Porto, pastor da Primeira Igreja Presbiteriana de Barretos/SP
Fabio Luciano Soares e Santos, pastor da Igreja Batista Betel de Mesquita/RJ.
Fernando Angelim, pastor da Igreja Batista Reformada de Belém, Belém/PA.
Judiclay Santos, pastor titular da Igreja Batista do Jardim Botânico, Rio de Janeiro/RJ, Diretor da Pro Nobis Editora.
Maurício Fonseca dos Santos Jr., presbítero na Igreja Presbiteriana Paulistana, São Paulo/SP.
Mauricio Silva de Andrade, pastor sênior da Primeira Igreja Batista Bíblica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro/RJ.
Paulo Cesar Valle, pastor da Igreja Batista do Redentor, Volta Redonda/RJ.
Rodrigo Majewski, presbítero, Assembleia de Deus em Porto Alegre, professor no Seminário Martin Bucer e na Faculdade Cristã de Curitiba/PR.
Valdeci Santos, pastor da Igreja Presbiteriana Campo Belo, São Paulo/SP.
Vinicius Musselman Pimentel, um dos pastores da Igreja Batista da Graça, São José dos Campos/SP, e supervisor editorial no Ministério Fiel.
Demais pastores signatários:
Abner M.C. Fortes, Igreja Cristã Verdade da Cruz/Batista Nova Cidade, São Paulo – SP.
Adriano Ribeiro dos Santos, Igreja Batista Palavra Fiel, Ponta Grossa – PR.
Alex Daher, Igreja Batista Jardim Minesota, Sumaré – SP.
Anderson Alcides, Primeira Igreja Batista, Brotas de Macaúbas – BA.
Anderson Dias Carneiro, Igreja Batista Reformada em João Monlevade, João Monlevade – MG.
Anderson Figueiredo Vieira, Igreja Batista Brasileira, Chichester – Inglaterra.
Áquila Serra Cabral, Primeira Igreja Batista de Muriaé, Muriaé – MG.
David Bowman Riker, Primeira Igreja Batista, Belém – PA.
David Marcos Soares Ferreira, Igreja Batista Reformada de Campos, RJ.
Diego Francisco Santos, Primeira Igreja Batista em Canela, Canela – RS.
Elias dos Santos Medeiros, Reformed Theological Seminary, Professor de Missões Emérito.
Evandro C. S. Junior, Terceira Igreja Baptista do Porto, Porto – Portugal.
Fabiano Prado Lima, Immanuel Baptist Church, Sacramento, CA, EUA.
Fabio Roberto Rodrigues, Primeira Igreja Batista, Monte Mor – SP.
Francisco Leonardo Schalkwijk, pastor-emérito da Igreja Evangélica Reformada e da Igreja Presbiteriana do Brasil. Itajubá/MG
Gilson Santos, Igreja Batista da Graça, São José dos Campos – SP.
Glauber Manfredini, Igreja Batista Reformada no Japão.
Gleydson Marinho, Igreja Acção Bíblica de Faro, Faro – Portugal.
Guilherme Reggiani, Igreja Batista Reformada de São Bernardo do Campo, São Bernardo do Campo-SP.
Heber Gonçalves Cunha, Segunda Igreja Batista em Cambuci, Cambuci-RJ.
Helenon Augusto Carvalho Campos, Igreja Batista Chácara Antonieta em Limeira, Limeira – SP.
João P. Brasileiro, Primeira Igreja Batista Reformada em Paulista, Paulista – PE.
Joel Bueche Lopes, Igreja Acção Bíblica de Faro, Faro – Portugal.
Jonas Lucas Ferreira Padilha, Primeira Igreja Batista em Miguel Pereira.
Jonathan Luz, Igreja Batista Filadélfia, Fortaleza – CE.
Jonathas de Lima, Primeira Igreja Batista da Família, Barreiras – BA.
Luan de Almeida da Silva, Igreja Batista Ebenézer, Ilhéus-BA.
Luiz Correia do Nascimento Júnior, Igreja Batista Filadélfia, Fortaleza – CE.
Madson Gonçalves da Silva, Igreja Batista em Paul, Vila Velha – ES.
Nelson Ávila Mesquita Neto, Igreja Batista de Itaitinga, Ce.
Norival Ferreira de Andrade, Primeira Igreja Batista de Monte Mor, Monte Mor – SP.
Ricardo Luiz Fiorotto, Igreja Batista do Redentor, Jundiaí-SP.
Warton Hertz, Coordenador de Parcerias do Ajuda Barnabas.
Werveton Mury Campos, Igreja Batista em Água Fria, São Fidélis-RJ
Willian Vitor Orlandi, Igreja Batista Reformada de Indaiatuba, SP.
Willy Robert Henriques, Igreja Batista Redenção, Juiz de Fora – MG.