Apesar de serem oprimidas pelas religiões mulheres são mais devotas que os homens, afirma ex-pastor

18

Na maioria das religiões o homem exerce, normalmente, um papel de maior destaque e importância, em termos sacerdotais e também nas sociedades com grande influência religiosa. Apesar dos avanços sociais recentes que deram mais liberdade às mulheres, essas são, muitas vezes, relegadas a um papel secundário no dia a dia religioso.

Com base nesse raciocínio, o ex-pastor batista e bacharel em teologia Axel Bezerra Alves escreveu um artigo no qual traça o paralelo entre as doutrinas restritivas às mulheres ainda presentes em muitas religiões, com o fato de elas serem, normalmente, mais devotas e mais dedicadas à religião do que os homens.

Em seu texto, publicado recentemente no blog do jornalista Paulo Lopes, Alves trata a questão como um paradoxo. Ele afirma ainda se tratar de um bom assunto para estudos antropológicos e psicológicos, ao citar as imigrantes muçulmanas na Europa, que muitas vezem entram na justiça para terem o direito de usar o véu característico de sua religião.

Ao desenvolver o assunto, ex-pastor classifica as principais religiões do mundo, como cristianismo, como “extremamente machistas” e cita algumas características ou fatos históricos relacionados às religiões para endossar tal linha de pensamento. Entre outros, ele cita o fato de a igreja católica, bem como algumas protestantes, não permitirem o sacerdócio feminino. Ele critica também o islamismo, afirmando que “entre os muçulmanos, é evidente a submissão da mulher; é obrigada a dividir o marido com outras em silêncio, casa-se muito cedo, às vezes antes da puberdade”.


Bacharel em teologia, Alves afirma também que nas salas de aula os professores que tentam questionar a religião encontram maior resistência nas mulheres religiosas, e que entre os homens a resistência é muito menor.

Criticando diretamente as religiões, o ex-pastor finaliza dizendo que “a religião é condescendente com estupradores e pedófilos”, e que é um “tropeço” na luta pela conquista de direitos femininos.

Por Dan Martins, para o Gospel+

18 COMENTÁRIOS

  1. Era um site ateu, mas o ex pastor Axel Bezerra Alves , acho que ainda é cristão, escreve para o blogue né? O Telejornal da Globo que os cristãos assistem não é cristão, ou é? Os Shoppings, as Lojas, as Faculdades, e demais orgãos sociais que fazem a vida acontecer, são todos de Cristo? Cristo viveu num mundo cristão? Sinceramente, irrita-me pessoas que pensam que até notícias, temos que pegar da Igreja. Até parece que os cristãos são melhores que os outros. O site pega notícias de um ateu? Está errado. O site fala daquilo? Está errado. O site não fala nada, também está errado. Acho que o site deveria filiar-se a uma Igreja né? A para.

  2. PESQUISADORES DIZEM NÃO EXISTIR UM ‘GENE GAY’

    Posted on Julho 21, 2010 by A Ovelha Perdida under Comportamento, Investigação

    Uma equipe da Universidade de Illinois, que analisou todo o genoma humano, afirma que não existe um “gene gay”.
    Num artigo publicado no jornal Human Genetics, eles disseram que fatores ambientais também podem estar envolvidos.
    As conclusões incendeiam o debate sobre se a orientação sexual é uma questão de escolha.

    Cromossomas

    Segundo o chefe da equipe de pesquisadores, Brian Mustanski, boa parte das pesquisas anteriores sobre homossexualidade masculina se concentrou apenas no cromossoma X, passado para meninos por suas mães.

    Os cientistas examinaram 22 pares de cromossomas não-sexuais de 456 pessoas, todas parte de 146 famílias com dois ou mais irmãos gays.

    Eles encontraram diversos pedaços idênticos de DNA compartilhados por irmãos gays em outros cromossomas que não apenas o X.

    Cerca de 60% desses irmãos compartilhavam DNA idêntico em três cromossomas.

    “O nosso estudo ajuda a estabelecer que genes desempenham um papel importante em determinar se um homem é hetero ou homossexual”, disse, acrescentando que outros fatores também são importantes.

    “A melhor suposição é que genes múltiplos, potencialmente interagindo com influências ambientais, explicam diferenças em orientação sexual.”

    Alan Wardle, do grupo activista gay Stonewall, disse: “É um estudo interessante que contribui para o debate”.

    “Independentemente de a orientação sexual ser determinada pela natureza, pela criação ou pelos dois, a coisa mais importante é que gays e lésbicas sejam tratados com igualdade e possam viver sem sofrer discriminação”, afirmou ele.

    Mustanski disse que o próximo passo será tentar confirmar as descobertas com novos estudos, e identificar genes particulares dentro das sequências recém-descobertas que estão ligados à orientação sexual.

    Fonte: BBC Brasil.

    Partilhar isto:

  3. Realmente mulheres biblicamente estão impedidas de exercerem o ministério pastoral, isso é nitido quando lemos as escrituras, especialmente o Novo Testamento. A igreja primitiva nunca ordenou mulheres ao ministério pastoral. Jesus escolheu 12 homens para ser seus discipulos, futuros apóstolos… um deles se perdeu, e para o lugar dele a igreja primitiva escolheu entre outros 2 homens um substituto (Atos 1:23).

    Infelizmente muitas denominações tem ordenado mulheres, cometendo a heresia de chamá-las de pastoras, o que contraria veementemente a bíblia. Quando eu aceito um convite de um amigo ou conhecido para visitar uma denominação, e ao entrar eu vejo uma mulher como “pastora”, eu vou embora no mesmo instante, pois sei de cara que tal denominação não se baseia nas escrituras.

    • É por comportamentos machistas e misóginos como o seu, que muitos pensam como o autor desse texto, que a mulher é depreciada na religião. Por exemplo, se for a uma lotérica pagar uma conta e for uma mulher que irá te atende, você irá embora? Se for fazer um curso e houver professoras você desiste do curso? Por acaso não nasceu de mulher não, para desprezá-las tanto assim.

    • É por comportamentos machistas e misóginos como o seu, que muitos pensam como o autor desse texto, que a mulher é depreciada na religião. Por exemplo, se for a uma lotérica pagar uma conta e for uma mulher que irá te atende, você irá embora? Se for fazer um curso e houver professoras você desiste do curso? Por acaso não nasceu de mulher não, para desprezá-las tanto assim.

  4. Lamentável o espaço dado aos ateus e adeptos do marxismo cultural…em seus sítios somos escorraçados com chicotes virtuais combatendo a nossa fé, se pudessem usariam em nós os equipamentos verdadeiros.

    Um exemplo, Maria é a mais elevada de todas as puras criaturas, proclamada pela Igreja Rainha do Céu e da Terra. A dignidade da mulher é enorme e a igreja é a primeira a reconhecê-lo e a proclamá-la.
    Quanto a alusões depreciativas na Sagrada Escritura vindas dos usuários do google e facebook (Meu Deus! Como esse povo tem a coragem de expor baboseiras sem o mínimo entendimento sobre o assunto), a leitura superficial e desorientada impede a exposição de passagens que se referem as mulheres que procuram levar outros ao pecado. (Aliás, não faltam alusões depreciativas aos homens também e ao gênero humano em geral. “Todo homem é mentiroso”, por exemplo). O propósito da Sagrada Escritura é de ensino e correção e para isso o mal deve ser apontado. Mas há também elogios específicos a muitas mulheres e à mulher em geral. Por exemplo, o trecho que diz (está no capítulo 26 do Eclesiástico):

    “Feliz o homem que tem uma boa mulher, pois, se duplicará o número de seus anos. A mulher forte faz a alegria de seu marido, e derramará paz nos anos de sua vida. É um bom quinhão uma mulher bondosa; no quinhão daqueles que temem a Deus, ela será dada a um homem pelas suas boas ações. Rico ou pobre, (o seu marido) tem o coração satisfeito, e seu rosto reflete alegria em todo o tempo.”
    “A graça de uma mulher cuidadosa rejubila seu marido, e seu bom comportamento revigora os ossos. É um dom de Deus uma mulher sensata e silenciosa, e nada se compara a uma mulher bem-educada. A mulher santa e honesta é uma graça inestimável; não há peso para pesar o valor de uma alma casta. Assim como o sol que se levanta nas alturas de Deus, assim é a beleza de uma mulher honrada, ornamento de sua casa. Como a lâmpada que brilha no candelabro sagrado, assim é a beleza do rosto na idade madura. Como colunas de ouro sobre alicerces de prata, são as pernas formosas sobre calcanhares firmes. Como fundamentos eternos sobre pedra firme, assim são os preceitos divinos no coração de uma mulher santa.”

    Cada coisa se aplica a um tipo de mulher, pois entre as mulheres, como entre os homens, existe de tudo…
    Que, no casamento, o homem seja a cabeça (dizia um sacerdote amigo meu que a mulher é o pescoço e vira a cabeça para onde quer…) em nada nos diminui. Obedecer não é desonra; Cristo, o Filho de Deus e homem foi obediente até a morte e morte de cruz, como diz o mesmo Paulo Apóstolo.

    Herdeiros de um recente passado revolucionário, e vivendo em um presente que caminha para outras etapas de semelhante processo, estamos como que colhendo frutos das várias transformações filosóficas sofridas pela humanidade nos últimos séculos. Tais mudanças, que muitos têm por evolução, mostram-se culpadas do atual declínio moral por que passa a sociedade contemporânea.

    “Embora a doutrina sobre a ordenação sacerdotal que deve reservar-se somente aos homens, se mantenha na Tradição constante e seja firmemente ensinada pelo magistério cristão nos documentos mais recentes, todavia atualmente em diversos lugares continua-se a retê-la como discutível, ou atribui-se um valor meramente disciplinar à decisão da Igreja de não admitir as mulheres à ordenação sacerdotal. Portanto, para que seja excluída qualquer dúvida em assunto da máxima importância, que pertence à própria constituição divina da Igreja, em virtude do meu ministério de confirmar os irmãos (cf. Lc 22,32), declaro que a Igreja não tem absolutamente a faculdade de conferir a ordenação sacerdotal às mulheres, e que esta sentença deve ser considerada como definitiva por todos os fiéis da Igreja.” (João Paulo II)

    Sustentar que a visão da Igreja Católica no que concerne ao sacramento da Ordem agride as mulheres, é desconhecer os capítulos propedêuticos da sagrada doutrina, e demonstrar confusão histórica ou total desonestidade intelectual. A Igreja sempre venerou as mulheres e, se lhes nega a participação no sacerdócio ministerial no Corpo de Cristo não é por outra razão senão a de respeitar o que o próprio Senhor assim revelou. Os nossos religiosos não criam a doutrina, e sim a preservam, fielmente, mesmo à custa das novidades que o mundo apresenta, insaciável por pensamentos diferentes da sã revelação, a qual não suportam visto que não se coaduna com sua visão de mundo – marcadamente influenciada pelas teses dominantes. O mundo está como está justamente por nos afastarmos das ensinamentos bíblicos, e criarmos agrados e afagos a raça humana repleta de vontades, vícios e a grita por diretos.

    “Eu te conjuro em presença de Deus e de Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, por sua aparição e por seu Reino: prega a palavra, insiste oportuna e inoportunamente, repreende, ameaça, exorta com toda paciência e empenho de instruir. Porque virá tempo em que os homens já não suportarão a sã doutrina da salvação. Levados pelas próprias paixões e pelo prurido de escutar novidades, ajustarão mestres para si. Apartarão os ouvidos da verdade e se atirarão às fábulas. Tu, porém, sê prudente em tudo, paciente nos sofrimentos, cumpre a missão de pregador do Evangelho, consagra-te ao teu ministério.” (2 Tm 4,1-5)

    A Igreja não pode sofrer upgrades de modernidade. A Revelação foi toda feita até a morte do último Apóstolo, João. Nada mais é acrescentado ao depósito da fé, que “a Igreja de Deus vivo, coluna e sustentáculo da verdade” (1 Tm 3,15), sobre a qual “as portas do inferno não prevalecerão” (Mt 16,18), fielmente preserva, conforme o mandamento de Paulo. “Guarda o precioso depósito, pela virtude do Espírito Santo que habita em nós.” (2 Tm 1,14) Se somos “concidadãos dos santos e membros da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, tendo por pedra angular o próprio Cristo Jesus” (Ef 2,19-20), não nos é permitido apartar do conjunto das verdades reveladas aquelas que nos parecem um tanto desinteressantes. À Igreja não cabe mudar seus ensinamentos. Nós é que precisamos a ela nos submeter.

    Portanto, nós submetemos ao rigoroso interdito do anátema, se porventura qualquer um, ou nós mesmos, ou um outro, tiver a presunção de introduzir qualquer novidade em oposição à Tradição Evangélica, ou à integridade da Fé e da Religião, tentando mudar qualquer coisa concernente à integridade da nossa Fé, ou consentindo a quem quer que seja que pretendesse fazê-lo com ardil sacrílego.

    Pensar diferente é aderir à heresia modernista, e usar de suas técnicas nefastas para fazer triunfar os princípios igualitários.

    Quantos serviços a mulher está a frente nas Igrejas ? Em quase todos, e diga-se passagem uma missão muito bem desempenhada.

    O resto é papo furado de modernistas, feministas e radicais de diversos segmentos desejos por minar e ruir todo o cristianismo.

    Orai e Vigiai.

  5. A bíblia fala que a mulher sábia edifica sua casa. Ora, então o que motiva interpretar que a mulher sábia edificando também a igreja?

    A bíblia foi contra a mulher naquela época em face de que nada conheciam, então que ficassem caladas.

    Hoje as mulheres estão preparadas, fato que passou a ocorrer primeiramente quando da industrialização, nos idos de 1800/1900, e depois com a segunda guerra, em que as mulheres tiveram que partir para as atividades industriais em vistas dos maridos e homens da época ter se envolvido no conflito, portanto, nada devendo às feministas, pois estas apenas vieram tomar carona em algo que se desenvolvia naturalmente.

  6. ME DIGAM DE QUAL LADO VOCE ESTÁ EIS A MINHA RESPOSTA
    olhando pelo prisma do escritor, vi que despertou dentro de mim um turbilhão de pensamentos uns bons e outros nem tanto, me lembrei da história que descrita no novo testamento fala da mulher com um fluxo de sangue, e que havia gastado tudo quanto tinha com os médicos e por nenhum deles puderá ser curada.
    primeiro pensamento…que em volta de Jesus sempre existe duas multidões, aqueles que experimentaram do seu amor e poder recebendo a cura através de seus milagres, seja no humano ou no espiritual, e que estes milagres aqui como aconteceu através de jesus acontece hoje através de homens e estes dizem que o representam, então se acontece algo poderiamos dizer que são de DEUS. pois o próprio Cristo disse que satanas não expulsa seus proprios demonios para não dividir o reino..disse Jesus deixai pois se é por nós não é contra, então como julgar se são por Cristo, se estão fazendo milagres se estão curando se estão expulsando demonios se as pessoas tinham gasto tudo que possuiam com médicos e não haviam sido curadas por eles, agora aparece alguém e em nome de Jesus os cura….turbilhão de pensamentos… tem aqueles então que servem a Jesus e andam atras dele incondicionalmente, seja em que igreja for e seja o pastor que for seguem simplesmente a Jesus, não se perguntam se os lideres andam de helicoptero ou se tem mansão, se ficou rico com a igreja, simplesmente andam atras de Jesus, e onde receberam o milagre la ficam, alguns como está mulher que gastou tudo que tinha com médicos, ou poderia ser aquele pai ou pai que prefira mil vezes ver seu filho dentro da igreja dando todos seus recursos, que destruido levando seus recursos para um buteco, e este trazendo dentro da casa brigas desavenças desafetos tristezas e dor, ou quem sabe para traficantes, onde não só gastam seu dinheiro mas perdem também a dignidade familia amigos muitos viram ladrões para sustentar seu vício se prostituem, vão para o fundo do poço, então tem gente assim atras de Jesus, pergunto se os lideres são podres, porque acontece milagre, será que as pessoa que la estão e la receberam seus milagres vão para o inferno caso seu lider seja um ladrão oportunista, e se for porque acontece milagres la e não em outros lugares onde os pastores são pobres e desmazelados.
    tem a segunda multidão, daqueles que estão doentes fracos espirituais, desiludidos, cabeça baixa, mas não tem coragem de ir a Cristo para receber seu milagre, até veem os outros abençoados, mas são contra levantam centenas de teses contra este evangelho, levantam questões morais, se colocam no lugar de advogado de DEUS sem que DEUS os tenha chamado para isto julgam, distribuem textos mensagens, querem fechar a porta para o oprimido e doente, querem que estas igrejas desapareçam querem que seus pastores desapareçam , querem que o trabalho de evangelização que fazem desapareça, querem que as missões que eles fazem desapareçam, vejo que só não fazem mas querem que a outra multidão que faz deixe de fazer.
    não pensam que o evangelho entrou no Brasil através de pessoas que doutro lado do mundo deram seus recursos para isto acontecer, ao ponto de poder dizer, que não há no Brasil quem quer que seja que não tenha recebido a o evangelho se não fosse desta maneira, agora esta outra multidão mesmo tendo recebido porque alguém pagou para isto, querem que esta porta se feche……
    primeira pessoa deste texto de Jesus..a filha de jairo está em lucas cap. 8 e versículos 40 a 56… só vão a jesus na hora da morte
    segunda pessoa…aquelas que já gastaram tudo que tinham com seus médicos, isto inclue promessas velas macumbas ciencia, ou seja tentaram de tudo antes de ir a Jesus
    terceira pessoa e esta uma que já acompanhava a Jesus pergunta mas mestre como alguém te tocou se a multidão te oprime…ou seja um crente discrédulo, que mesmo ali junto vendo ouvindo sentindo, tem duvidas se o senhor está no negócio…para eles tem a resposta de Jesus alguém me tocou pois de mim saiu virtude….
    quarta pessoa e esta só tinha esperança que se ao menos tocar nele receberia sua cura, não era crente não acompanhava Jesus aind mas creu, a resposta para ela é tem bom animo filha a tua fé te salvou, então independente de estar dentro deste ou daquele grupo a sua fé a salvou independente deste ou daquele pastor , independente desta ou daquela igreja a sua fé a salvou
    quata pessoa esta no versículo 49 , e é oque acontece agora aqui, o esfria crente, principal da sinagoga mas esta de satanas, perturbado enfatuando sem ter sido chamado se colocando como juíz e sacerdote sobre o povo de DEUS
    Responder Comentar
    clamando disse: 12 de janeiro de 2014 ás 15:43
    voltando para estes jesus dis para os que estão atras dele a sua grande multidão versículo 50 não temas crê somente e será salva
    tem aqueles que só reclamam sim aqueles que se a igreja faz missões é porque o pastor já roubou demais e não fez mais que a obrigação, se não faz é porque seu negócio é entrar na lista da forbes na verdade estão loucos é que esta obra deixe de ser feita…mas para estes a resposta é parem de reclamar e chorar esta obra não está morta, só dorme
    tem aqueles escarnecedores que riem deles gostam quandfo se publica matéria escarnecendo chamando de ladrões, pois para eles está obra está morta e isto é alegria, da mesma forma em que os demonios comemoraram a morte da cruz, mas quando viram Cristo triunfou sobre eles e expos a eles publicamente envergonhados, assim também estes todos que hoje lutam e escarnecem comemorando ..serão publicamente envergonhadoos, quando Jesus voltar e separar aqueles que deram frutos daqueles que enterraram seu talento ou deixaram seu talento ser usado pelo diabo
    e por ultimo tem aqueles que estão na multidão de Jesus versículo 56 que ficam maravilhados quando veem o espirito voltar sobre a vida de quem estava morto, que estava doente, que estava endemoniado, aqueles que creem ficam maravilhados ao ver que ainda DEUS ESTÁ NO CONTROLE E QUE ELE NUNCA ERRA.

  7. O problema todo está na RELIGIÃO, seja ela qual for, pois Deus usa tanto homens quanto mulheres para fazer sua obra, pois só existe uma religião “Jesus”. A igreja é uma só, Deus faz como Ele quer, os homens é que criam artifícios para não largar o seu “Trono”.

DEIXE UMA RESPOSTA