O ex-treinador de futebol americano Rocky Seto ficou conhecido nos Estados Unidos por ajudar o Seattle Seahawks a vencer o Super Bowl XLVIII em janeiro de 2014, e por afirmar que “Jesus is better than the Super Bowl” (“Jesus é melhor que o Super Bowl”, em tradução do inglês). Agora, aposentado de sua carreira no esporte, está se dedicando ao ministério pastoral.
O futebol americano é o esporte mais popular dos Estados Unidos, e a final do campeonato, Super Bowl, é o evento mais assistido ao redor do planeta. Rocky Seto alcançou o ápice de sua profissão como técnico assistente do Seattle Seahawks, mas as conquistas já não o motivavam mais, e assim, decidiu largar tudo.
“O que mais vai importar no final? Os Super Bowls não vão importar! Campeonatos não vão importar! No final, onde a gente classifica Deus? Devemos simplesmente colocar Jesus como nossa prioridade, pois Ele é o maior tesouro”, disse Rocky Seto, em entrevista concedida à emissora Christian Broadcasting Network (CBN).
A elogiada e vencedora carreira ficou para trás quando Seto decidiu que iria dedicar seu tempo e energia em pastorear a igreja que ele frequentava no sul da Califórnia, em janeiro de 2017: “O treinador Carroll fez um anúncio para a equipe de que eu deixaria os Seahawks para entrar no ministério em tempo integral”, relembrou.
“O treinador me convidou para conversar com a equipe. E tenho que falar sobre Jesus e sobre o Evangelho, a bondade de Deus. Então eu falei sobre isso com a equipe. Foi incrível! Eu senti que o Senhor me preparou para esse momento”, acrescentou Seto, que foi aplaudido de pé e abraçado pelos jogadores. “Foi encorajador. O Senhor é bom. Depois disso, fiquei lá por mais alguns dias, limpei meu escritório e fui embora”.
Aprendizado
Para o ex-treinador, a profissão no futebol americano o preparou para desempenhar o ministério pastoral: “Ser treinador e pastor tem paralelos incríveis. Deus me fez ser treinador durante os últimos 20 anos. Deus me criou para liderar e desenvolver líderes. Esse é o meu chamado, desenvolver líderes para amar Jesus. Cristo define a liderança não como ser servido, mas como servir”, pontuou.
“Deus abençoou e abriu as portas para que eu fosse treinador. Nosso erro pode estar em achar que podemos fazer essas coisas sem Deus, mas é Ele que faz tudo. Então, é sempre melhor estar sob a vontade de Deus”, ressaltou Seto, destacando que há anos vinha pensando em focar em seu ministério. “Eu não sabia quando e onde. Então o pastor Cory Ishida me chamou e disse: ‘Acho que você vai ser meu próximo pastor sênior'”.
“Se Deus te chamou para ser um advogado, um jardineiro, uma dona de casa criando seus filhos, esse é o chamado final. Se você valoriza Jesus acima de todas as coisas em sua vida, então Ele domina sua vida. Se Jesus está constantemente em seus pensamentos, Ele de fato impactará seus desejos”, finalizou.