Cristãos ortodoxos da Rússia estão substituindo o logotipo da Apple por uma cruz nos aparelhos da empresa, sob o argumento de que a maçã representa a introdução do pecado no mundo.
Ao invés de trocar seus equipamentos por outros de marcas diferentes, os fiéis e clérigos acharam mais simples apenas trocar ou cobrir o logotipo: “Uma maçã mordida é o símbolo do pecado original”, afirmam os fiéis, que justificam a troca pela cruz dizendo que esse símbolo representa a vitória de Jesus sobre a morte e o pecado, informou o site Sepa Mas.
A origem do logotipo da maior empresa privada do mundo é uma incógnita e fonte de diversas lendas a respeito do assunto. Uma delas reza que o fundador da empresa, Steve Jobs, teria dito na reunião para definir a marca que, se nenhuma ideia melhor aparecesse, a maçã que estava sobre sua mesa passaria a ser o logotipo e a marca registrada da empresa de tecnologia, que é sediada em Cupertino, Califórnia.
Outra versão famosa diz que a maçã mordida é uma homenagem à história de Isaac Newton e a fruta, e que a mordida representa o senso de descoberta.
Apesar desses argumentos, constantemente religiosos ao redor do mundo expressam opiniões em que classificam a Apple e seus produtos de tecnologia como uma figura maligna. Recentemente, um rabino ultraortodoxo de Israel incentivou seus seguidores a queimarem seus iPhones.
Por Tiago Chagas, para o Gospel+