Polêmica apresentação de Miley Cyrus no VMA gera críticas e aconselhamentos à cantora; “Devemos ajudá-la, não julgar”, dizem pastores

10

A performance da cantora Miley Cyrus durante sua apresentação no VMA deste ano chocou diversos telespectadores, comentaristas e líderes cristãos.

Miley, filha de cristãos, começou a ser conhecida mundialmente através da personagem Hannah Montana, que era a atração principal de um musical produzido pela Disney para o público infanto-juvenil.

O show de Miley Cyrus durante o prêmio anual da MTV nos Estados Unidos foi considerado pornográfico pela jornalista Jennifer Leclare, colunista do portal cristão Chrisma News. “Quando não convertidos reprovam [sua atitude], significa que você ultrapassou os limites em muito”, escreveu Leclare. “Billy Ray Cyrus, pai da jovem equivocada, provavelmente passou mal do estômago ao assistir seu bebé simular masturbação na frente das massas […] Digno de nota é o fato de que até mesmo os meios de comunicação liberais e os colegas celebridades de Miley estão chocados com o desempenho da antiga estrela de Hannah Montana”, complementou.

“Esse jovem, que tem 20 anos, é, obviamente, profundamente perturbada. Provavelmente tem problemas de confiança. E eu acho que ninguém deveria ter colocado ela em cima do palco. Isso foi nojento”, afirmou a jornalista Mika Brzezinksi , âncora de um telejornal matutino na rede de TV MSNBC.


Retaliação

O Parents Television Council (PTC), uma entidade que fiscaliza o conteúdo da programação das emissoras de TV abertas nos Estados Unidos, está pressionando as autoridades para que a emissora seja transferida para um sistema por assinatura.

“A MTV mais uma vez fez sucesso de marketing com mensagens sexualmente carregadas para as crianças usando ex-estrelas infantis, enquanto falsamente avaliam este programa como adequado para crianças e jovens de 14 anos. Isso é inaceitável”, criticou Dan Isett, representante do PTC. “Uma coisa é absolutamente clara: a MTV deve ser comercializada apenas para adultos, pois manipula a classificação de conteúdo para fazer os pais pensarem que o conteúdo é seguro para seus filhos”.

Reflexão e apoio

Na imprensa, muita gente questionou se a famigerada apresentação não seria um golpe de marketing da MTV em parceria com a cantora. O pastor David Vigil, da Oak Hills Church, em San Antonio, publicou artigo dizendo que independentemente das intenções publicitárias, a Igreja precisa se posicionar de forma a manifestar amor.

“Quando Jesus andou na terra, ele usou este tipo de oportunidade para mostrar o caráter e a natureza de Deus. Nós da igreja geralmente respondemos de maneira julgadora, e ainda nos expressamos de formas menos relevantes. Será esta uma oportunidade para explicar o amor de Deus e Sua bondade para com os nossos filhos? Não vivemos mais em uma época em que nós podemos apenas dizer aos nossos filhos: ‘É errado, e ela vai para o inferno’. Esta atitude farisaica e ignorante é o que está nos fazendo perder adolescentes preciosos que uma vez entregaram suas vidas a Cristo. Devemos entender o tempo em que vivemos. Como é que vamos comunicar eficazmente a bondade de um Deus Santo para uma geração que está sendo constantemente puxada para um mundo de secularismo através de todas as fontes de mídia eletrônica em torno deles?”, questionou o pastor.

Scott Williams, pastor da LifeChurch e colunista do America Preachers foi além em sua análise do caso. “Não foi apenas o fato de que o desempenho foi estranho, ridículo, desnecessário que causou tristeza por Miley […] Ele me fez realmente pensar sobre o que estaria acontecendo com Miley e ao ao redor dela. Questões como: ‘O que ela está pensando?’, ‘Por que ela está pensando isso?’, ‘Ela é alheio ao que está acontecendo ao seu redor?’”.

Segundo Williams, o episódio foi apenas um sintoma de que muitas coisas está errada no trabalho com os adolescentes. “Eu vejo este mesmo cenário com os líderes das igrejas o tempo todo. Embora eles não possam estar correndo por aí semi-nus, eles estão tomando decisões pobres e criando culturas destrutivas. Ainda mais problemáticos, aqueles mais próximos ao líder que muitas vezes aplaudem o comportamento de liderança negativa ou assistem de pé, silenciosos, o caminho da destruição”, criticou.

O pastor e escritor Jarrid Wilson, líder de uma igreja em Memphis, publicou em seu site pessoal uma carta aberta à cantora, com tom oposto às críticas feitas a ela por internautas e jornalistas.

Em seu texto, Wilson diz que o estrelato pode confundir e levar a atitudes impensadas, que no fundo, podem ser a expressão de sentimentos não compartilhados.

Leia a íntegra:

Querida Miley Cyrus,

Primeiro, eu quero dizer como estou arrependido pela forma como os cristãos estão tratando você, hipocritamente julgando-a por sua performance no VMA. Enquanto a maioria do mundo se afasta e pergunta ‘O que diabos aconteceu com Miley?’, eu, pessoalmente me pergunto: ‘O que está acontecendo no coração de Miley?’

Eu não posso dizer que gostei de sua performance, mas eu posso dizer que meu coração se parte por você, seu futuro e sua identidade como mulher.

Há tantas coisas que eu não sei sobre você, mas algo me diz que você está passando por mais do que você está disposta a compartilhar com as pessoas ao seu redor. Eu não posso imaginar ser cercado pelos paparazzi o tempo todo, sendo sempre comparada a seu pai, e sendo constantemente questionada: ‘O que aconteceu com essa menina doce de Hannah Montana?’.

Eu entendo, você é um adulta agora. Você não quer ser sempre visto como a Menina-Estrela da Disney Channel. Mas eu posso prometer a você que este não é o caminho para quebrar esse molde. Algumas coisas:

1. Você merece ser respeitado.
2. Você merece ser tratada como uma dama.
3. Você merece um homem que irá tratá-lo com honra.

Mas o atual estilo de vida que você está vivendo irá tornar muito difícil para você encontrar qualquer uma dessas coisas. Digo isso porque eu me preocupo com você, apesar de eu nunca ter te conhecido. Você tem uma plataforma que está além do alcance, e eu acredito que o seu potencial para usá-lo para o bem é imensurável.

Eu não vou jogar nenhuma passagem bíblica contra você. Eu não vou dizer-lhe como você está errada. E eu não vou dizer que você precisa de Jesus. Por quê? Porque, francamente, eu acho que você já sabe todas essas coisas.

Você é uma garota inteligente, que encontrou-se presa no mundo do entretenimento. Eu suponho que seja difícil. Eu não posso imaginar que está sendo constantemente cercado por drogas, sexo e álcool. E eu não consigo imaginar a pressão dos seus pares sobre você, o que você deve sentir a respeito de rótulos, gerentes e outros artistas ao redor do mundo pressionando você a ser algo que você não é. Estou aqui para te dizer: VOCÊ NÃO PRECISA ouvi-los. Você está autorizada a tomar suas próprias decisões, e, francamente, esta pode ser a primeira vez que alguém já te disse isso…

Independentemente do que os tablóides digam, minha esposa e eu ainda acreditamos em você, e sempre vamos mostrar uma mão aberta de graça e segundas chances.

-Jarrid Wilson

A publicação da carta do pastor foi repercutida por diversos veículos de imprensa cristãos dos Estados Unidos e tratada por formadores de opinião como uma visão humana e carinhosa para com a jovem cantora, que cresceu cantando na igreja, antes de fazer sucesso como Hannah Montana.

Assista no vídeo uma reportagem que mostra um trecho da polêmica apresentação de Miley Cirus no VMA.
*O conteúdo pode ser considerado ofensivo

Assine o Canal

Por Tiago Chagas, para o Gospel+

10 COMENTÁRIOS

  1. Quanto mais depravado e imoral,mas chama a atenção da mídia,daqueles que vivem das obras da carne.
    Isso faz parte daqueles que querem a gloria desse mudo oferecida por satanás.

  2. ate posso entender o Pastor, mas deste jeito ai e muito dificio, com fama e dinheiro muito dinheiro, o que vira eu sei bem o que vira, aguardemos os próximos capítulos e veremos

  3. Estes episódios o mundo já viu muitas e muitas vezes, posso entender perfeitamente a posição do pastor com sua carta dirigida a ela, mas mas eu tenho que dizer eu sou bem mais realista, a realidade e outra onde a muita fama e onde a muito dinheiro, rum rum, veja aqule lutador famoso o tal do maik e tantos outras pessoas famosas que caíram como uma manga madura o tempo o tempo dirá nada melhor que o tempo, ai e muito dificio ela já esta ate o pescoço neste furdunço e desta perdição e muito dificio sair mas mas aguardemos os próximos capítulos o tempo dira

  4. Vai Arrebentar
    Olha a pérola que peguei no facebook da Jussara Stardust.
    certo dia estava eu sentada em minha sala conversando com duas pessoas de repente fui transportada imediatamente
    para o céu lá eu me encontrava em uma fila aguardando a minha vez até que eu ouvi em alta voz alguém gritando e falando: Não não me de mais uma chance eu volto lá e faço tudo o que eu não fiz Então entrei em desespero em seguida escuto uma voz como de trovão dizendo;O que você podia fazer ja fez agora não poderá voltar lá, e logo em seguida fui dando passos largos para traz quando me deparei com um enorme pano branco quando olhei para cima não tinha rosto mas já tinha a confirmação que era um anjo então ele me disse o que tinha que fazer você já fez aguarde seu julgamento a sensação foi muito desesperadora pois percebi que era ora de prestar conta com Deus de tudo o que eu fiz aqui na terra. Nunca deixe para amanhã o que se pode fazer hoje. Ou em casa,na escola, na igreja, no trabalho onde quer que esteja faça.
    ~ Frase de jussara

    • fernanda, para ser usada pelo diabo, não precisa muito, veja pedro, andava com JESUS comia com JESUS, VIU SEUS GRANDES MILAGRES, A O VIVO E EM CORES, E AINDA ASSIM EM UM VERS. JESUS DIZ PEDRO BEM DIZES , MAS ISTO TE FOI REVELADO PELO ESPIRITO DE DEUS, NOUTRO VERS. JESUS REPREENDE SATANAS DA VIDA DO MESMO PEDRO, ENTÃO É SÓ DAR LUGAR QUE SATÃ AGE MESMO

  5. Que brilhante esse pastor Jarrid Wilson, Deus o usou de forma muito clara.
    Ele falou com amor, sinceridade e respeito à essa jovem. Isso está faltando no meio cristão, pois esse é um comportamento que se espera do crente e não dos que estão no mundo, pois esses, os incrédulos, que ainda não experimentaram do amor de Deus, seria normal criticar, julgar, ofender… Porém, todo aquele que já teve um encontro com Deus, e vive no amor de Jesus, deve ter uma postura como a desse pastor, de amor, respeito, compaixão, perdão e coração aberto para receber os que falham e precisam de ajuda para enchergar a tolice cometida, afinal, crentes e descrentes são seres humanos e erram em todo tempo. A diferença é que o servo de Deus sabe que é preciso perdoar e dar uma segunda chance, o que nem sempre é visto no meio descrente, na maioria das vezes.
    Parabéns pastor Jarrid Wilson, que a sua posura seja observada e seguida e, quanto à Miley Cirus, que Deus fale com você e que você tenha um encontro com Jesus e passe a viver e fazer a vontade Dele.

DEIXE UMA RESPOSTA