A arqueologia continua contribuindo para trazer à tona evidências da fé cristã ao longo da história. Dessa vez, um grupo de arqueólogos acredita ter descoberto os vestígios de uma igreja cristã localizada no monte Megido, possível local onde deverá ocorrer a famosa batalha de Armagedom, segundo teólogos.
Os pesquisadores fizeram escavações por vários anos em uma região que fica a meia hora de carro ao sul de Nazaré, em Israel, nos entornos de um presídio cujo nome é Armagedom.
No primeiro momento eles desanimaram ao descobrirem que uma sala de orações cristã do terceiro século, incluindo um mosaico referindo-se a “Deus Jesus Cristo”, não poderia ser completamente explorada porque fazia parte das estruturas do presídio.
No local vivem cerca de 1000 prisioneiros, a maioria de alta periculosidade, como integrantes do grupo terrorista Hamas e adeptos da “jihad islâmica”. Entretanto, após anos de idas e vindas com o Governo de Israel, os pesquisadores conseguiram a autorização para continuar explorando o local, a partir de 2021.
A intenção do Governo é transferir os presos para outra região e transformar o antigo presídio em um centro histórico de visitação turística, especificamente voltado para os cristãos. A expectativa é receber pelo menos 300 mil visitantes por ano.
Liderada pelo arqueólogo israelense Adams e Prof Israel Finkelstein, da Universidade de Tel Aviv, o local é cercado de mistério, já que muitos acreditam ser o vale onde ocorrerá a batalha final entre o bem e o mal, na segunda vinda de Jesus Cristo, mais conhecida como a grande batalha de Armagedom. Com informações: Christian Today.