Ateu mais famoso do mundo, Richard Dawkins afirma que na verdade, é cristão

26

Richard Dawkins é tido como o ateu mais conhecido do mundo, e uma declaração dada por ele durante o Festival de Hay causou um verdadeiro rebuliço na comunidade ateísta internacional.

Biólogo adepto da teoria da evolução, Dawkins afirmou que não é um ateu completo, e sim, um cristão secular. Anteriormente, ele já havia dito que não tinha certeza de que Deus não existe.

Dawkins disse que não está pronto para abraçar os aspectos sobrenaturais e carismáticos do cristianismo, mas expressou sua afinidade com a cerimônia religiosa durante sua palestra: “Eu me descreveria como um cristão secular no mesmo sentido que os judeus seculares têm um sentimento de nostalgia e cerimônias. Mas se você não tem o sobrenatural, não é claro para mim por que você iria chamar-se de ministro. Mas eu sou um cristão secular, se você quiser me chamar assim”, afirmou, segundo informações do The Telegraph.

Dado a polêmicas, Dawkins afirmou em seu livro best-seller Deus, Um Delírio, que “o Deus do Antigo Testamento é sem dúvida o personagem mais desagradável da ficção: ciumento e orgulhoso, mesquinho, injusto, implacável controlador; um limpador étnico sanguinário vingativo; um sadomasoquista, valentão caprichosamente malévolo misógino, homofóbico, racista, infanticida, genocida, filicida, pestilento, megalomaníaco”.


O escritor Michael L. Brown afirmou em seu programa de rádio que “esta frase se tornou a citação favorita dos ateus, uma espécie de clássico instantâneo e parte do legado de Dawkins”.

Mais recentemente Dawkins deu palpites sobre o presidente dos Estados Unidos e afirmou que tinha “certeza de que Obama é ateu”.

26 COMENTÁRIOS

        • Muitos serão purificados, e embranquecidos, e provados; mas os ímpios procederão impiamente, e nenhum dos ímpios entenderá, mas os sábios entenderão. Daniel 12:10

          • Que tipo de vida pode haver sem Deus? Nenhuma Jesus mesmo falou: Eu Sou o Caminho a Verdade e a Vida… ou seja sem Deus o homem perde seu apoio natural, e ja não vive mais, apenas existem, pois como deve ser triste torper-se em conhecimento e abondonar o Criador, que nos ama, amor de verdade.

  1. Nossa, quanta besteira escrita em um único artigo, pra quem conhece e leu os livros de Dawkins sabe muito bem o que ele quis dizer e isso em nada anula o fato dele ser Ateu.
    Estudar interpretação de texto antes de escrever em um blog é bom viu…kkk

  2. AS VERDADES QUE ENVOLVE A PALAVRA DEUS ,TODAS ELAS TEM QUE VIR A TONA ,PARA QUE SOMENTE A VERDADE DO SENHOR PREVALEÇA ,DUVIDAR DE DEUS,E SUICÍDIO,AINDA BEM QUE ELE TEVE TEMPO DE RECONHECER O ERRO QUE ELE PRATICAVA,E INDUZIA OUTROS,AGORA IMAGINE,QUANTOS MILHARES DEFENDERAM,AS PALAVRAS DELE,QUANTO ENGANO,POR ESTA E OUTRAS RAZÕES,É QUE POSSO CADA DIA MAIS AFIRMAR SEM MEDO DE ERRAR,QUE REALMENTE A ÚNICA E VERDADEIRA PALAVRA E A DE DEUS,PALAVRAS E OPINIÕES HUMANAS,TEM O SEU TEMPO DE VALIDADE,QUE É ATE QUE A VERDADE VENHA A TONA COMO ACONTECEU AGORA ,MILHARES DE PESSOAS ESTÃO MAIS PERDIDOS QUE CEGO EM TIROTEIO,NÃO SABEM PARA ONDE CORRER, OU EM QUEM SE AGARRAR,OBS: AGARRE-SE EM DEUS, E ESTARÁ SEGURO,E NUNCA FICARÁ DESAMPARADO.

  3. Professor Dawkins na verdade já disse isto várias vezes ele próprio criou uma tabela que indicaria o nivel de ateismo em uma pessoa que seria de 1 ao 7 ele próprio disse que é numero 6 isto quer dizer agnóstico.

    Antony Flew um dos maiores filosofos e advogado do ateismo se converteu ao teismo e deixou um livro contando a sua conversão

    Ateismo é uma tolice!

    • Fui a pagina do Telegraph e fiquei sabendo de mais uma que o Gnoticias não mencionou, o Dawkins também foi visto entrando na igreja as escondidas para ver o sermão, acredito que ele esta sentindo que na verdade só há um caminho e uma só verdade… Jesus Cristo

  4. Como diz o pastor Juliano Son – na música Ridículo!!!

    Dizem vã é a minha fé
    Um delírio é crer em Deus
    Adorar a quem morreu
    Tão pequeno é este ser

    Veja, Deus é morto
    Um delírio
    Veja, Veja
    Que ridículo é ser você

    Uhuuu, Uhuuu, Uhuuu
    Você é ridículo
    Uhuuu, Uhuuu, Uhuuu

    Prefiro mesmo assim continuar
    E acreditar
    Ridículo serei se isso for trazer glória

    O melhor está por vir
    Cidadãos deste país
    Ele vem outra vez
    Melhor será se você crer

    Veja, ressurgiu dos mortos
    Ele vive, Creia
    Ele deu a vida por você

    Uhuuu, Uhuuu, Uhuuu
    Foi por amor à você
    Uhuuu, Uhuuu, Uhuuu

    Então eu viverei com você
    Na glória
    Eu sei, com você
    Na glória
    ——————————————————————————–

    Link: http://www.vagalume.com.br/livres-para-adorar/ridiculo.html#ixzz33CfodknY

  5. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, não consigo dizer nada imaginando a cara dos ateus de plantão aqui,kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  6. O negócio é o seguinte:
    .
    Estou acompanhando as declarações desse cara e ultimamente ele vem dando pista que está passando do ateísmo para o agnosticismo e, que em breve, para o deísmo e, por fim, teísmo.
    .
    Um ponto de reflexão: O cara é biólogo, um dos maiores defensores do Darwinismo. Será que tudo que ele estudou e defendeu, tudo que olhou no microscópio, todos os dados e “evidências” acerca do evolucionismo ainda não sepultou Deus ou o sobrenatural em seu coração?
    Das duas uma: Ou ele sabe que a “evolução” (macroevolução) é uma furada e está mais para o campo da suposição que do empirismo, ou ele viu “algo” que fez todas as suas convicções insustentáveis, mas não revela a ninguém pelo orgulho humano.

    • Verdade assistir um video onde o repórter perguntar a ele: e quando você morrer de repente esbarra em Deus e Ele te dizer, por que você foi assim eu te dei um salário multi milionário te dei sabedoria e sucesso em sua vida e o que você fez? Instigou outros a não crer em Mim.
      Ai o Dawkins respondeu: eu direia Senhor tu morreste so para não se revelar?
      No final a Bíblia bem que avisou sobre a teoria da evolução das espécies, que por sinal nunca encotraram o tal elo perdido uma espécie em real transição e não em aperfeiçoamento como o pássaro da ilha de galapos onde Darwin foi, a Bíblia disse: e adoraram a criatura ao invés do Criador …. incalculando-se de sábios tornaram se loucos. Ta em romanos capítulo 1.

    • Muitos clamaram outros estão clamando, outros já clamarão e outros esperam ainda clamar, mas o certo era o clamando, a poeira das estrelas tem parte.

        • MARA ELIZA
          Esta é fácil de responder, quando comecei a postar.
          Postei com a MARY com o SANTANA e mais alguns, enquanto concordei completamente com eles, me trataram bem.
          Mas na primeira que como cristão que sou, discordei do apoio deles a gays e ateus, virei inimigo, começaram a me perseguir e logo passaram para me chamar de clamando.
          Claro fui dar uma zaping pelas paginas, vi que este tal de clamando, era na verdade um grande desafeto , do STARDUST MARY SANTANA EDOSN e mais alguns.
          E que enquanto o clamando batalhava a favor da igreja de pastor e a palavra Eles eram totalmente contrários, e não que o tal clamando não falasse de SILAS RICARDO GONDIM CAIO FABIO E EM ESPECIAL FELICIANO.
          Sim ele batia firme em MACEDO E VALDEMIRO, mas o negócio é que ele defendia o dízimo e ofertas como forma da igreja evangelizar de ter as portas abertas e manter missionários, coisas que eles são totalmente contra, entendeu.

  7. Por questão de duvidas leremos I Corintios 1:18 ao 21 – (18) Porque a palavra da cruz é loucura,para os que perecem;mas para nos que somos salvos;é poder de DEUS. (19)Porque esta escrito;destruirei a sabedoria dos sábios,E aniquilarei a inteligência dos inteligentes (20) Onde esta o sábio?onde esta o escriba?onde esta o inquiridor deste seculo?por ventura não tornou DEUS;louca a sabedoria deste mundo? (21) Visto como na sabedoria de DEUS o mundo não conheceu a DEUS pela sua sabedoria,aprove a DEUS EM SALVAR OS CRENTES PELA LOUCURA DA PREGAÇÃO. a quem tem entendimento da palavra de DEUS,que entenda,aos que não tem peça a DEUS ENTENDIMENTO.

  8. 》》》 “Sou um cristão secular”. O que Dawkins quer dizer com isso?

    Richard Dawkins tem sido muito conhecido não somente pelo seu brilhante trabalho em biologia molecular como também por seus constantes ataques às religiões. Ataques esses em especial às religiões monoteístas (judaísmo, islamismo e cristianismo). Um exemplo claro está em seu livro “Deus, um delírio” onde, no capítulo “2. A Hipótese de que Deus Existe”, ele externa seus sentimentos para com as religiões supracitadas da seguinte maneira:

    “O Deus do Antigo Testamento é talvez o personagem mais desagradável da ficção: ciumento, e com orgulho; controlador mesquinho, injusto e intransigente; genocida étnico e vingativo, sedento de sangue; perseguidor misógino, homofóbico, racista, infanticida, filicida, pestilento, megalomaníaco, sadomasoquista, malévolo. Aqueles que são acostumados desde a infância ao jeitão dele podem ficar dessensibilizados com o terror que sentem.¹”

    Esse entendimento de embate contra as religiões, tem sido divulgado também por prolixos (quando se referem ao cristianismo) como descrito no site de Paulopes:

    “O geneticista da Universidade de Oxford tem travado uma guerra intelectual contra a religião, tendo como argumentação a ciência e a racionalidade.”

    Contudo e recentemente, durante o Hay Festival 2014 ele confessa ser um “cristão secular”. Sua declaração está em relação a alguns elementos que normalmente são aceitos pela igreja cristã em geral como os milagres de Jesus e Sua ressurreição. O que Dawkins parece aceitar dentro do cristianismo seja a Sua vida e pregação terrenas. Essa concepção de Dawkins se parece muito com os estudiosos de Jesus Seminar².

    A notícia tem sido promulgada por diversos sites de notícias cristãs como Charisma, GospelHoje e Gospel+. Até mesmo num fórum da Uol e em sites diversos de acordo com uma busca pelo Google(6). Mas em todos os que li, sem exceção, o que percebi é uma simples reprodução do original Telegraph.co.uk. O que parece uma clara corrida para conquista de leitores sem se importarem com o que de fato o público quer saber: “O que Dawkins quer dizer quando confessa “sou um cristão secular”?

    O que eu posso dizer resumidamente com o que Dawkins possa querer dizer com isso, é que assim como em seu trabalho em biologia, esse dizer não me parece ser uma profissão súbita de fé cristã. Absolutamente não é o que me parece. Não é de hoje que ele vem investigando as religiões monoteístas e precisamos recordar que recentemente Dawkins confessou ser a favor de uma pedofilia leve como uma preparação em escolas.

    Além disso ele defende a ideia de uma escola de pensamento livre, um trabalho feito com crianças. O que Dawkins parece dizer com seu cristianismo secular é simplesmente o que Paulopes descreve em seu site:

    “Não precisamos das religiões para estabelecer a nossa moral”(3).

    Seguindo sua rejeição às religiões que por muito tempo, têm predominado no mundo por milênios. Seus recentes declarações como favorecimento à pedofilia leve, aborto, entre outras. Seus ataques às religiões feitas costumamente em público e em sua rede social no Facebook. Suas esquivas, talvez por receio em perder um debate com cristãos proeminentes como William Lane Craig e que ele não acredita no sobrenatural encontrado nas religiões monoteístas como revelação, podemos entender claramente que o que Dawkins quer é transvalorizar a moral judaico-cristã, já que para ele, não somente as religiões monoteístas, mas outras também, são perigosas tanto quanto o ideal de homens-bomba.

    Seria Ricahrd Dawkins uma reencarnação de Friedrich Nietzche?! Não se convençam tão rapidamente de que ele se converteu.

    Referência (mais referências no blog http://concrecoesfilosoficas.wordpress.com):

    ¹ Deus, um delírio / Richard Dawkins ; tradução de Fernanda Ravagnani. — São Paulo : Companhia das Letras, 2007. (pág. 43)

    ² Site oficial: http://www.westarinstitute.org/projects/the-jesus-seminar/

    ³ Respectivamente: Charisma http://www.charismanews.com/world/43997-atheist-richard-dawkins-i-am-a-secular-christian ; Gospelhoje http://gospelhoje.com.br/ateu-mais-famoso-mundo-richard-dawkins-afirma-e-cristao/ ; Gospel+ http://noticias.gospelmais.com.br/ateu-mundo-richard-dawkins-cristao-68134.html ; forumjogosuol http://forum.jogos.uol.com.br/richard-dawkins-admite-ser-cristao-e-deixa-orfaos-os-ateus-toddynho_t_3055417 ; Google https://www.google.com.br/#q=dawkins+crist%C3%A3o+secular

  9. São sinais de conversão, me parece que a de R Dawkins está próxima. No fundo ele sabe que as incertezas da TE e as evidências a favor do TDI são gritantes.

DEIXE UMA RESPOSTA