A atleta cristã de origem nigeriana Yemisi Ogunleye competiu pela Alemanha nas Olimpíadas de Paris e conquistou a medalha de ouro no arremesso de peso feminino. Em sua volta à igreja, testemunhou a vitória no esporte e liderou um momento de louvor.
Em seu testemunho, Yemisi Ogunleye declarou que a conquista da medalha de ouro foi resultado da intervenção divina. Ela ofereceu aos anciãos e demais membros a usarem a medalha durante o culto como forma de reconhecimento pela contribuição da congregação em sua formação.
Em suas palavras, foi a igreja que a construiu, em referência ao papel fundamental que a congregação teve em sua formação. Ela também explicou que quando sua mãe a levou à igreja pela primeira vez, no começo de sua vida, ela não entendia a necessidade de frequentar cultos.
No entanto, ela acrescentou que hoje é profundamente grata à mãe porque essas experiências iniciais estabeleceram a base para sua fé, o que também a ajudou no atletismo.
De acordo com informações do portal The Christian Post, a atleta de 25 anos conseguiu garantir o arremesso vencedor de 20 metros ao superar a neozelandesa Maddi Wesche por apenas 14 centímetros.
Durante uma coletiva de imprensa, Ogunleye, que já cantou em um coral gospel, disse que cantar para Deus em louvor e adoração a ajudou a se concentrar no Senhor durante tempos difíceis, incluindo sua performance nas Olimpíadas.
Ela disse que se apoiou em Deus durante as Olimpíadas cantando a música gospel I Almost Let Go (Kurt Carr), o que surpreendeu o pastor Franklin Graham, que elogiou a coragem da atleta em expressar sua fé em Cristo: “A vencedora da medalha de ouro olímpica Yemisi Ogunleye surpreende a imprensa com uma linda canção sobre como Jesus Cristo a manteve”, escreveu o pastor no Facebook.
Em outra entrevista, Yemisi disse que sua decisão de participar das Olimpíadas foi tomada debaixo de orientação divina: “Algum tempo atrás, eu estava apenas orando e perguntando a Deus o que Ele queria fazer com os Jogos Olímpicos. E Ele disse ‘nós vamos ganhar ouro’. Eu não tinha fé naquele momento. Mas Ele continuou me dizendo. Parece literalmente loucura, mas eu vi isso diante dos meus olhos, e eu realmente comecei a ter fé e confiança de que seria possível”, contou.