Desde que estreou nos cinemas, o filme Barbie vem gerando debates devido à carga de conteúdo ideológico em sua produção, algo que também chamou atenção de Alex Mello, Mestre em Ministérios Familiares e pastor da Primeira Igreja Batista do Parque Meia Lua, em Jacarei, São Paulo.
O líder religioso publicou um artigo fazendo uma análise do novo filme da Barbie, onde vários problemas foram apontados, como por exemplo o viés “agressivamente feminista” e “anti-homem” da produção.
“No filme da Barbie, as meninas que brincavam de mamãe e filhinha com suas bonecas bebês se encantam com a aparição da primeira Barbie e destroem suas bonecas”, diz o pastor.
“É claramente uma mensagem contra o patriarcado (…). Os homens que aparecem na Barbilândia são colocados no papel secundário de Ken, que só existe para completar a missão da Barbie, contrariando a ordem da criação em que o homem recebe de Deus a missão e Deus cria a mulher para lhe completar”, ressalta.
A interpretação do pastor concorda com a opinião da influenciadora cristã Priscilla Mazzo, conhecida como a “Barbie de Maringá”. Em um vídeo publicado dias atrás, em suas redes sociais, ela também criticou o novo filme da personagem cor de rosa, dizendo que ele não reflete em nada os valores cristãos.
Desconstrução
Ainda segundo o pastor Mello, o filme da Barbie busca desconstruir o papel correto da figura masculina, apresentando homens com padrões de comportamento distantes do que significa, de fato, ser um bom cavalheiro, amigo ou esposo.
“Os homens do mundo real são grosseiros e tóxicos. No filme, todos os homens são idiotas, e esse é um dos valores claros transmitidos pelo filme”, diz o pastor em seu artigo para o Voltemos ao Evangelho.
O ideal feminista, segundo o pastor Mello, é transmitido claramente pela forma como a produção exalta a figura feminina, enquanto retrata os homens como se fossem débeis e fúteis, sem valor social.
“A Barbilândia no filme é um matriarcado onde as barbies exercem todos os papéis sociais relevantes, são presidente, ganham prêmio Nobel, são astronautas e tudo mais que seja socialmente relevante, ao passo que os kens não aparecem exercendo qualquer função, pelo contrário, estão na praia preocupados com seu físico”, conclui o pastor.
Assista, abaixo, a opinião de Priscilla Mazzo após ter assistido o filme com a sua filha:
Ver essa foto no Instagram