Antes a comunidade científica acreditava que beber bastante água seria benéfico à saúde. Entretanto, um recente estudo realizado pelo Centro Superior de Investigações Científicas da Espanha e o Instituto de Medicina dos Estados Unidos afirma que nem sempre ingerir o líquido em grande quantidade é o ideal.
Segundo a pesquisa, em média, uma mulher deve ingerir diariamente cerca de 2,7 litros e um homem uns 3,7 litros. Mas são adicionados a esta contagem os tipos de bebidas e alimentos que contém água. Para cada caso é preciso identificar a temperatura ambiente, o tipo de atividade física e outros.
O excesso de água pode gerar também edemas em cardíacos. “Os doentes cardiovasculares precisam de diuréticos para evitar água e sal. Não tem sentido beber mais. Mas aumentam o consumo pela crença e modismo de que todos temos que beber mais água porque melhora a saúde. Veja que barbaridade”, disse o cardiologista Juan José Rufilanchas. Sendo assim, a conclusão chegada foi a de ouvir o corpo. Ou seja, beber enquanto houver sede.
Fonte: ELNet