Uma idosa que sofreu de um raro e agressivo câncer intestinal foi curada de forma milagrosa e teve a cirurgia que faria como parte do tratamento, cancelada. Os médicos não puderam explicar a recuperação e tratam o caso como uma intervenção divina.
Merilee, 67 anos, procurou um médico após sentir uma intensa dor no abdômen e concluir que algo não estava indo bem. “Fui a um médico para saber dos relatórios da biópsia, ela disse: ‘Isso é tão raro e tão agressivo que praticamente não há dados sobre isso. Você não tem mais tempo’”, contou ela.
Naquele momento, ela se deu conta que seu problema era muito mais grave do que havia imaginado. O diagnóstico foi desanimador: o câncer era raro e a tentativa de tratamento exigia uma cirurgia radical para removê-lo. No processo, Merilee perderia parte dos intestinos.
“É uma mudança de vida, onde você acaba usando uma bolsa permanente. O câncer já estava se espalhando”, contextualizou. Porém, em silêncio, enquanto ouvia o médico informar os passos do tratamento, ela orou. “Tudo o que ouvi foi nosso Deus falar comigo: ‘Não abrace este câncer, ele não é seu. Não tome isso [para si]. Você vai lutar para sua vida’”, relatou a idosa.
Quando foi ouvir uma segunda opinião, o médico que a atendeu prescreveu um tratamento de quimioterapia com radiação e uma dieta rigorosa. A essa altura, Merilee concluiu que precisava de uma nova abordagem: “Eu mudei meu vocabulário. Aquele câncer não era meu. Nenhuma doença é para ser nossa”, afirmou, em entrevista concedida à emissora Christian Broadcasting Network (CBN).
Ao começar o tratamento, Merilee se apegou às promessas de Deus registradas na Bíblia Sagrada, e espalhou versículos por toda a casa. “Imprimi quatro páginas de curas e versos encorajadores. Eu sei que fui cercada por orações em massa e nunca me afastei da Palavra”, contou. “Você sabe, como diz em Mateus 19:26: ‘O que é impossível para o homem é possível para Deus’”.
Enquanto se submetia ao tratamento, familiares e amigos se juntavam a ela em oração, e mesmo com as adversidades, Merille se manteve firme: “Eu mal conseguia andar depois de um tempo, eu estava tão fraca que mal podia ficar deitada no sofá, porque eu não conseguia fazer muita coisa. Às vezes, quando a dor era tão forte, eu citava em voz alta as Escrituras. Tudo o que eu podia fazer era dizer que Deus estava me carregando nessa provação tão difícil”.
Quando completou o sétimo mês de tratamento, Merilee realizou um check-up, e os resultados surpreenderam o médico: “Eu quero lhe dizer uma coisa. Não há evidência de qualquer tumor, não há evidência de qualquer radiação. Isso é um milagre e está além de qualquer coisa”, contou o médico.
“Eu nunca vi isso na minha vida. Não há ninguém, ninguém que possa tomar crédito por isso, exceto Deus. Se alguém fosse examinar você sem ver seus relatórios, eles nunca saberiam que você fez esse tratamento ou que teve câncer”, acrescentou o especialista.
Para a idosa, aquelas palavras eram uma expressão de um resultado alcançado através da fé: “Fiquei tão emocionada ao ouvir essa notícia. Essas são palavras que você nunca acha que vai ouvir, mas Deus interveio. Ele é fiel. Sua palavra é fiel. Sua palavra está viva”, disse ela.
Agora, mais de cinco anos após o episódio, os exames continuam mostrando que ela está livre do câncer: “Eu não estaria aqui sem o poder da oração ou sem a palavra de Deus que está viva e ativa. Eu não estaria aqui. Nunca perca a esperança. Não desista nunca. Jesus é fiel. Ele está vivo e ele é real. Eu sei que Ele me viu, foi uma época horrível na minha vida, mas Deus me viu. Estou totalmente curada. Deus fez uma coisa linda”, concluiu.
Assista ao testemunho no vídeo abaixo (em inglês):