O cardeal dom Odilo Scherer trouxe informações sobre a arrecadação dos dízimos da Igreja Católica no Brasil. Durante a assembleia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), realizada em Aparecida, interior de São Paulo, Scherer revelou que a média de dízimo dos mais de 130 milhões de católicos no país é de apenas R$ 1 real por ano.
O religioso mostrou-se confiante de que o quadro mudará, acreditando que os membros da igreja tenderão a ser mais conscientes e mais generosos nas doações, garantindo assim a manutenção das paróquias e os trabalhos de evangelização.
Outros dados foram revelados, como a média de dízimos entre católicos praticantes, que são aproximadamente 6,5 milhões, neste caso a média sobe significativamente para R$20 reais anuais por cada fiel.
Mas, em comparação à outras denominações, percentualmente as igrejas evangélicas sobrepujam na média de dízimos, principalmente os pentecostais, que de acordo com os dados da pesquisa realizada em 2007 pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) representavam 44% de todos os dízimos entregues em todas as igrejas, tanto católicas quanto evangélicas.
Fonte: Gospel+