O presidente venezuelano, Hugo Chávez, afirmou nesta segunda-feira que o cardeal hondurenho Óscar Andrés Rodríguez Maradiaga é 'outro palhaço imperialista' que repete como 'papagaio' as pregações dos Estados Unidos contra o seu Governo “revolucionário'.
– São os papagaios de Washington. Chegou outro papagaio, e agora vestido de cardeal, outro palhaço imperialista – disse Chávez, respondendo às críticas do arcebispo de Tegucigalpa.
Rodríguez Madariaga declarou neste domingo em San Salvador que Chávez 'se acredita como um deus, com direito de atropelar todas as outras pessoas na sua soberba'. Além disso, pediu a abertura ao diálogo para governar a Venezuela.
O cardeal hondurenho previu que a Venezuela enfrentará 'um grande sofrimento, porque sempre que se elege um Governo totalitário quem perde é a liberdade das pessoas'.
Chávez destacou como uma 'coincidência' que o cardeal hondurenho tenha 'disparado' suas críticas 'apenas 24 horas depois' de o embaixador americano em Honduras atacar o presidente hondurenho, Manuel Zelaya, pelo simples fato de ter ido à Nicarágua para a festa dos 28 anos da Revolução Popular Sandinista.
O venezuelano ressaltou que seu Governo não assinou nenhum tratado com o de Honduras. Mas o império arremeteu contra o próprio presidente hondurenho, com ameaças diretas, ao dizer que cada um escolhe seus amigos, acrescentou.
– É o império desesperado, a decadência do império – avaliou o governante. Ainda segundo Chávez, as críticas do cardeal Rodríguez Madariaga fazem parte da investida da cúpula católica contra a sua revolução bolivariana e socialista.
– Há um bom debate: nós apoiamos o pensamento cristão autêntico e a teoria da libertação do ser humano – respondeu o presidente venezuelano à cúpula católica.
Fonte: Terra