A ansiedade é um dos males maiores do século XXI, e está relacionada a muitas doenças e distúrbios que têm se tornado comuns. Por isso o pastor, teólogo e escritor John Piper abordou o tema em um podcast e frisou a importância de confiar em Deus para alcançar o momento de descobrir a solução de cada problema.
A iniciativa para uma mensagem sobre o assunto partiu do próprio pastor, que pesquisou nas mensagens enviadas para o e-mail de seu podcast e descobriu que as palavras “ansioso” e “ansiedade” estavam presentes em mais de 600 correspondências.
No programa, Piper relatou uma história que viveu com sua esposa, quando eles estavam na faixa dos 30 anos de idade e decidiram cortar despesas. Eles possuíam dois cartões de crédito, e um deles estava com uma faixa de gastos acima do normal, então decidiram cancelá-lo, mantendo apenas o segundo.
Piper lembrou que numa viagem de férias à Califórnia, perdeu o cartão de crédito que haviam decidido manter. “Eu não tinha ideia de onde estava. Poderia ter sido no [parque aquático] SeaWorld, ou poderia ter sido em uma loja de frutas em Tijuana, onde cruzamos a fronteira para visitar o México”, contou.
“Poderia ter sido em um dos vários McDonald’s que passamos. Poderia ter sido na praia de Coronado, Califórnia – onde a areia é realmente ouro e os condomínios são vendidos por milhões”, acrescentou o pastor. Nessa época, as medidas de segurança dos cartões de crédito eram muito diferentes das atuais, e bastava estar em posse dele para conseguir usar.
No entanto, segundo Piper, em nenhum momento se preocupou com isso: “Em circunstâncias normais, eu teria concluído que alguém já havia usado o limite do nosso cartão, e que estávamos em apuros. Eu geralmente ficaria bravo comigo mesmo ou com a família. Eu descontaria em alguém a frustração. Eu, é claro, tentaria encontrar algum propósito divino para o qual Deus estaria trabalhando enquanto lutava para ser feliz”, admitiu.
“Desta vez foi diferente. Não senti nenhuma preocupação. Não fiquei com raiva de ninguém. Não senti nenhuma frustração. Fiquei feliz o tempo todo”, garantiu o pastor, por uma razão específica: ele não percebeu que seu cartão tinha desaparecido.
Quando chegou em casa, viu na caixinha de correio que havia um envelope com o cartão dentro dele. Um ex-professor que ele havia visitado encontrou-o e o devolveu em uma carta. “Assim que descobrimos que temos um problema, Deus já está trabalhando nisso, e a solução está a caminho”, explicou Piper no programa publicado no portal do ministério Desiring God.
“Nem sempre será com tanta facilidade e liberdade, mas Deus está sempre trabalhando com uma solução e já está a caminho”, ressaltou o pastor. “Eu vi isso acontecer várias vezes na minha vida. Uma carta chega com a solução de algum problema, mas se eu ficasse sabendo apenas um dia antes, eu iria ficar desencorajado e abatido, sem saber que a carta já estava no correio”.
Por fim, Piper afirmou que a ansiedade pode ser um desafio à nossa fé, mas é preciso confiar em Deus: “Se Ele é verdadeiramente soberano e trabalha para o bem daqueles que O amam e são chamados de acordo com o seu propósito, lembraremos que no momento em que sabemos que existe um problema, Deus trabalhou nisso. Ele já está trabalhando nisso antes que aconteça. Portanto, não se preocupe. Coloque todas as suas ansiedades sobre Ele”.